Seminário Internacional “O Treino do Guarda-Redes”

“A formação específica e qualificada é fundamental e começar nas mais tenras idades é essencial, porque a aprendizagem desta arte, é um processo evolutivo, constituído por diversas etapas, até se alcançar a idade adulta e o apogeu da maturidade” continua Nuno Monteiro.  “É isto que a nossa Escola de Guarda Redes proporciona aos seus discípulos, tanto semanalmente, na sua Sede, como nos Polos que possui ou nas equipas a quem dá suporte de treino de guarda-redes, ao que soma os diversos Estágios e Seminários que promovemos ao longo do ano, e nos quais são sempre convidados a participar, personalidades desportivas, como grandes guarda-redes nacionais, e especialistas associados à área, nas suas componentes médico-desportiva (prevenção de lesões, desenvolvimento físico, visão, nutricionismo, etc), ou psicológica, na componente do coaching-desportivo.

Estes estágios podem ter a duração de um, dois ou mais dias, e podem ocorrer em território nacional (distrito de Setúbal, Beja, Évora, Leiria…) ou mesmo no estrangeiro, como foi o caso de um evento em que esta Escola se inseriu, em Barcelona, sob a tutela da Zona Porters de Iñaki Caña, que brilhou como guarda-redes no principal clube catalão, e hoje treina num dos maiores clube da Dinamarca e ensina a arte da baliza a jovens de toda a Espanha. Interessante também é o facto dos eventos direcionados para os Treinadores, serem acreditados pelo IPDJ, já que têm sido desenvolvidos em parceria com a EDUGEP.

 

Condições de participação do evento
Condições de participação do evento

Este ano esta Escola de Guarda-redes resolveu ir ainda mais longe e está a promover um Seminário Internacional no One Troia José Mourinho Training Centre, em Troia, nos dias 10 e 11 de Junho de 2017. Nuno Monteiro, responsável máximo da Escola, e que foi guarda-redes nas divisões distritais, recorda os seus tempos de baliza, e repete-nos a importância da formação continuada e planeada, com metodologia própria, que deve começar pelos Treinadores e daí extrapolar para os atletas. Hoje em dia há já livros de apoio interessantes, que vão conferido ensinamentos básicos e fundamentais, como é o caso do “Ser Profissional no Amador”, onde Bruno Leite e os demais autores abordam muito bem esta problemática da necessidade da formação, ou do “Como Ganhar Usando a Cabeça” de Jorge Silvério, mas para que o nosso “Pensar para Jogar” faça cada vez mais sentido, a formação teórico-prática e, acima de tudo, treinar, treinar e treinar, são essenciais.

Avança Nuno Monteiro, que “o nosso Seminário em Troia é ambicioso e inédito, já que será dirigido por Andrew Sparkes, o notável responsável da Academia de Guarda-Redes do Swansea City AFC, clube da Premier League Inglesa, contando também com ilustres convidados, guarda-redes de vulto nacional e muito mais… mas reservamos as surpresas para o dia 10 de Junho (sorrisos… que revelam que valerá muito a pena participar). O primeiro dia do Seminário é reservado aos Treinadores, e o seguinte para os jovens Guarda-Redes, que divididos de acordo com as idades, executarão os exercícios adequados, assistidos pelos Formadores e Treinadores de Guarda-Redes, que observarão no terreno a materialização dos ensinamentos do dia anterior. Pensar e trabalhar as diversas etapas dos jovens guarda-redes, de acordo com os seus escalões etários, será o tema central do nosso seminário, porque só assim, teremos no futuro, guarda-redes fiáveis, completos e de sucesso.

No dia 10 e 11 de Junho, será a nossa vez de “calçar as luvas”, ensinando a importância de “Pensar para Jogar”, tentando inspirar todos os participantes, abordando os diversos momentos de jogo, e como o Guarda-Redes de hoje deve ser o jogador mais completo da equipa, já que é o último a defender e o primeiro a atacar. Depois… “tudo ficará nas mãos destes miúdos” que, certamente um dia, revelarão o seu valor ajudando, com o seu talento e conhecimentos, as suas equipas, ou Portugal, a conquistar novos títulos.

P.S.: foi hoje confirmado o processo de certificação do seminário, com a atribuição de 2,8 créditos. Podem-se inscrever aqui

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Vicens comenta goleada do Braga e lesão de Ricardo Horta: «Vamos ver o que diz o departamento médico»

O Braga goleou esta quinta-feira o Lincoln Red Imps por 4-0 na primeira mão do playoff da Europa League. Carlos Vicens reagiu.

Eis os árbitros para os jogos do Braga e Santa Clara na segunda mão do playoff

O Braga e o Santa Clara já conhecem os árbitros para a segunda mão do playoff. Jogos estão marcados para o dia 28 de agosto.

Mais um plot-twist: Renato Sanches vai para o Panathinaikos de Rui Vitória e chega à Grécia nas próximas horas

Nova mudança de planos quanto ao futuro de Renato Sanches. Médio português vai reforçar o Panathinaikos de Rui Vitória.

Fotis Ioannidis é o principal candidato a render Conrad Harder no Sporting

O Sporting vai ao mercado face a possível saída de Conrad Harder. Fotis Ioannidis é o principal candidato a rumar a Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Nemanja Matic já tem destino confirmado e vai regressar à Serie A

Nemanja Matic já tem novo clube confirmado. Internacional sérvio vai regressar à Serie A para reforçar o Sassuolo.

EuroBasket 2025: Já são conhecidos os 12 convocados finais de Portugal e quem fica de fora

Portugal vai participar no EuroBasket 2025. Selecionador Nacional Mário Gomes revela que Ricardo Monteiro está fora da fase final.

Manchester United de Ruben Amorim discute alvos para o meio-campo e um deles joga na Bundesliga

O Manchester United tem Angelo Stiller na lista de potenciais alvos. Nome do médio do Estugarda está em cima da mesa dos ingleses.