A duas matrioskas do Europeu

- Advertisement -
UM PLAY-OFF AO NÍVEL DE UM DESAFIO DE MATRIOSKAS

A equipa russa, que foi comandada durante a qualificação por Elena Fomina, venceu oito de dez partidas na fase de qualificação num grupo em que tinha as atuais campeãs europeias, os Países Baixos. Só frente às holandesas é que acabaria por ter duas derrotas, mas por margens muito pequenas (0-1 em casa e 2-0 nos Países Baixos). Nos restantes jogos, as russas tiveram mais dificuldade em defrontar a Eslovênia, que só venceram pela margem mínima, e a Turquia, onde ficaram com os três pontos nas duas vezes, mas com resultados de 4-2 e de 1-2.

O sistema tático mais utilizado por parte das russas foi o 4-2-3-1, sendo que também houve jogos em que utilizaram algo mais defensivo (4-5-1 e 4-1-4-1), principalmente frente aos Países Baixos. Nos jogos frente às holandesas foi predominante o facto de jogarem em bloco muito baixo, devido sobretudo à qualidade apresentada pelas atuais campeãs europeias. Com equipas semelhantes ao seu nível, acabou por preferiu ter a bola mais na sua posse.

Contudo, Elena Fomina não trocou muitas vezes o seu onze inicial e seguiu, quase sempre, uma equipa padrão. A baliza esteve sempre (exceto um jogo) a cargo de Tatyana Shcherbak, guarda-redes do FK Krasnodar, e à sua frente dois pilares fundamentais, a dupla Anna Belomyttseva e Anna Kozhnikova. Uma dupla de centrais que já vem fortalecida da formação russa do FK Lokomotiv. De destacar também a presença de Marina Fedorova, que marcou cinco golos no grupo de qualificação, e também da goleadora russa Nelii Korovkina, que foi a melhor marcadora da seleção com seis golos.

A equipa do FK Lokomotiv é das formações que mais jogadoras fornece ao conjunto russo

Apesar de conseguirmos estabelecer um padrão de equipa durante a qualificação, quem comanda agora a seleção russa é Iuri Krasnojan. Os últimos dois jogos particulares, frente à Índia e à Sérvia, o treinador russo não mudou muito daquilo que é a base da seleção. Contudo, pode haver aqui algumas alterações significativas que podem ter impacto na preparação para o play-off. O selecionador russo acredita que Portugal tem uma equipa forte e destacou o facto de as portuguesas só terem perdido um jogo durante a qualificação. Além disso, Iuri Krasnojan avisou que não será fácil este play-off para nenhuma das seleções.

Os dois clubes que são um autêntico abono de família para a seleção russa são o PFC CSKA Moscovo e FK Lokomotiv. Todas as jogadoras utilizadas na qualificação estão em clubes russos e Francisco Neto sublinhou este facto como uma possível vantagem para as russas no que diz respeito a uma mais simples preparação.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Jack Grealish em risco de falhar o resto da temporada

Jack Grealish pode estar em risco de falhar o resto da época do Everton. O internacional inglês foi diagnosticado com uma fratura de stress num pé.

Daytona 24h – Porsche começa o ano a vencer

A IMSA começou o seu campeonato com as 24h de Daytona e foi a Porsche, com o carro #7, que venceu a corrida, pela terceira vez. Atrás dele, e a menos de dois segundos, terminou o Cadillac #31 e no fim do pódio dos GTP e geral, o BMW #24.

Rony Lopes atrai interesse de três clubes franceses e pode deixar o Tondela

Rony Lopes tem sido pouco utilizado desde a sua chegada ao Tondela e tem o Nancy, o Bastia e o Pau FC atentos à sua situação.

Sporting trabalha na renovação de contrato de Nuno Santos

O Sporting está interessado em renovar o contrato de Nuno Santos. O ala de 30 anos está próximo do regresso aos relvados, após mais de um ano de ausência.

PUB

Mais Artigos Populares

Lazio anuncia que Alessio Romagnoli permanecerá no clube apesar dos rumores que o ligavam ao Al Sadd

Contrariamente aos rumores que apontavam Alessio Romagnoli ao Al Sadd, a Lazio emitiu um comunicado que garante que o italiano ficará em Roma.

Harry Maguire também elogia Michael Carrick: «Trouxe uma energia nova e o grupo está galvanizado»

Harry Maguire foi um dos jogadores do Manchester United que elogiou Michael Carrick após a vitória no terreno do Arsenal.

Lendas do Manchester United em desacordo sobre Michael Carrick: Gary Neville elogia e Roy Keane não admite continuidade do técnico

A chegada de Michael Carrick ao Manchester United está a suscitar opiniões distintas. Gary Neville está satisfeito, já Roy Keane não admite que o técnico fique para lá do final da época.