É disto que são feitos os campeões

- Advertisement -

cab futebol feminino

A fase regular do campeonato de futebol feminino chegou ao fim e já estão encontradas as quatro equipas que disputarão o título de campeão nacional: Atlético Ouriense, Clube Futebol Benfica, Valadares Gaia e Fundação Laura Santos foram as formações portuguesas que demonstraram ter capacidade para alcançar a derradeira fase.

Últimos ajustes (de contas)

Com as equipas que iriam passar à fase de apuramento do campeão praticamente definidas (à excepção do 4.º lugar, que podia sofrer alterações consoante os resultados do fim-de-semana), pode dizer-se que na última jornada se fizeram os últimos ajustes na tabela classificativa.

O Cesarense, com apenas 1 ponto alcançado ao longo do campeonato, recebeu o A-dos-Francos, numa partida em que estavam em jogo objectivos completamente diferentes. Enquanto a equipa da casa tentou mostrar argumentos que explicassem o porquê de estar na 1.ª Divisão, a formação das Caldas da Rainha tentou manter vivo o sonho de alcançar o 4.º lugar e, consequentemente, o acesso à fase final do campeonato.

Mas como nem sempre a vida corre como queremos (e tão bom que era!), apesar da vitória do A-dos-Francos por uns esclarecedores 0-6, os seis tentos apontados não chegaram para subir uma posição na tabela, uma vez que a Fundação Laura Santos e o Valadares Gaia (já apurado para a próxima fase) fixaram o resultado final do seu jogo em 1-1, permitindo este desfecho a manutenção do 4.º lugar por parte da Fundação. O A-dos-Francos e a Fundação terminaram assim o campeonato com os mesmos pontos (28), sendo o confronto directo a ditar o afastamento do A-dos-Francos da luta pelo título de campeão.

Quanto aos embates entre Leixões e Clube de Albergaria (0-6) e Boavista e Vilaverdense (2-3), serviram para as quatro equipas tentarem amealhar alguns pontos que podem vir a ser cruciais na fase da despromoção ao escalão inferior, tendo em conta que as formações iniciarão essa etapa com metade dos pontos obtidos na fase regular (o mesmo acontece na fase de apuramento do campeão).

Por fim mas não menos importante (muito pelo contrário), o Ouriense recebeu aquela que se tem revelado como a equipa que irá tentar fazer a vida negra às actuais campeãs nacionais. Com apenas 1 ponto a separá-las, a formação de Ourém e o Clube Futebol Benfica deixaram tudo em campo com o objectivo de definir quem conseguiria terminar a fase regular em primeiro lugar mas, acima de tudo, com o objectivo de honrar a camisola que vestiam. O golo acabou por surgir para a equipa da casa, empurrando o Clube Futebol Benfica para o 2º lugar da classificação.

O Atlético Ouriense terminou a primeira fase do campeonato com 42 pontos, 48 golos marcados e apenas 13 sofridos. Fonte: Futebol Feminino Portugal
O Atlético Ouriense terminou a primeira fase da liga com 42 pontos, 48 golos marcados e apenas 13 sofridos
Fonte: Futebol Feminino Portugal

Segunda ronda, o mesmo duelo

Não é segredo que estas são, sem dúvida, as duas equipas favoritas à vitória do campeonato. Para além de um desempenho regular, apresentam plantéis completos a nível de qualidade defensiva e ofensiva, nos quais podemos encontrar algumas jogadoras que já têm feito a diferença na Selecção Nacional.

Relativamente à Selecção A, para os jogos de preparação da Algarve Cup com a Suíça agendados para este mês, o seleccionador português convocou, do lado do Ouriense, a defesa central Filipa Rodrigues e, do lado do Fófó, a defesa Matilde Fidalgo e a centro campista Patrícia Gouveia. As duas defesas têm respectivamente 21 e 20 anos, e têm tido a oportunidade de actuar ao lado de jogadoras mais experientes como é o caso de Edite Fernandes. Tiveram um percurso semelhante, começando por fazer parte das camadas mais jovens da selecção, e conseguiram progredir até alcançar o lugar que todas as jogadoras desejam ter. Uma nota especial para Matilde Fidalgo, que, para mim, é o exemplo de que a força de vontade e o árduo trabalho são pontos-chave em qualquer jogador(a) que ambicione chegar às grandes competições internacionais. Relativamente a Patrícia Gouveia, trocou há duas épocas o 1.º de Dezembro pelo Clube Futebol Benfica e tem sido uma aposta forte de Pedro Bouças. Boa qualidade técnica e boa visão de jogo são algumas das virtudes que a caracterizam como jogadora.

Foto de Capa: OVilaverdense.com

Rita Latas
Rita Latashttp://www.bolanarede.pt
Atualmente a trabalhar na Sport TV, Rita Latas está no mundo do jornalismo desportivo há sete anos. O futebol foi a modalidade que a levou a ingressar na área, depois de 13 anos como jogadora federada

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting de portas fechadas, saída nos leões e dúvidas em torno a Lorenzo Lucca: o que o mercado nos deu esta...

O mercado de transferências de inverno está aberto e vários nomes têm sido protagonistas de rumores de possíveis mudanças.

Bruno Fernandes com futuro esclarecido no Manchester United

Bruno Fernandes não vai deixar o Manchester United neste mercado de transferências de inverno, mantendo-se no clube.

Vizela aplica goleada ao Paços de Ferreira

O Vizela venceu o Paços de Ferreira na noite desta quinta-feira por três bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Barcelona elimina Racing Santander (que contou com 2 golos anulados) da Taça do Rei

O Barcelona foi à Cantábria bater o Racing Santander por duas bolas a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Jurgen Klopp colocaria Vinícius Júnior fora do clube e contrataria internacional espanhol

Jurgen Klopp está a ser apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico do plantel do Real Madrid.

Flamengo confirma contratação de Andrew Ventura ao Gil Vicente

Andrew Ventura foi oficializado como guarda-redes do Flamengo. O guardião brasileiro de 24 anos deixou o Gil Vicente a título definitivo.

Rafael Leão assiste e AC Milan derrota Como 1907

O AC Milan foi ao terreno do Como 1907 na noite desta quinta-feira vencer por três bolas a uma, num encontro da Serie A.