📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

EFF Setúbal 0 x 3 Atlético Ouriense: e pelo ar nos entendemos

- Advertisement -

cab futebol feminino

No meu último texto para o Bola na Rede defendi vincadamente que um dos principais problemas que o futebol feminino atravessa em Portugal é a sua paupérrima cobertura mediática. Dado que não pretendo ser acusado de hipocrisia e como não acho que “seja assim tão difícil” para o futebol feminino português “dar o salto” (http://www.bolanarede.pt/?p=4481 ), comecei este novo ano a fazer a minha parte, por assim dizer: aproveitei a oportunidade e fui assistir ao jogo que opôs a EFF Setúbal ao Atlético Ouriense, disputado no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, a contar para a 14ª jornada do campeonato nacional feminino.

Em termos de antevisão do jogo, pouco havia a dizer. Uma derrota ou um empate, neste momento, seriam completos desastres para a formação de Ourém – estão a nove pontos do líder A-dos-Francos; a dois do Clube Futebol Benfica, que já vai em segundo; e com dois pontos apenas de vantagem do quarto classificado, o Albergaria. É certo que o Ouriense ainda tem um jogo em atraso com o Boavista, mas a apenas quatro jornadas do fim da fase regular perder pontos é proibido para qualquer das quatro primeiras equipas. Isto porque Vilaverdense e Boavista, ambos com 22 pontos (Vilaverdense perdeu por 2 a 1 perante o A-dos-Francos e o Boavista venceu o 1º de Dezembro pelo mesmo resultado), ainda sonham com o acesso à fase de apuramento de campeão. Já para a equipa de Setúbal, penúltima classificada com apenas seis pontos, o objectivo passava simplesmente por evitar a derrota contra o actual campeão em título.

Classificação futebol feminino
Tabela do Campeonato Nacional Feminino, à passagem da 14ª jornada da fase regular
Fonte: http://futebolfemininoportugal.com

Após o obrigatório minuto de silêncio em homenagem a uma incontornável figura do futebol e desporto nacional (um enorme obrigado por tudo, Eusébio!), a partida começou de forma bastante aguerrida. Obrigado a ganhar, o Ouriense entrou com intenção de controlar a partida e resolver logo nos primeiros minutos. No entanto, o campo de relva natural do Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal estava em condições que dificultaram e muito o estilo de jogo das atletas de Ourém. A forte chuva do dia anterior deixou o relvado algo “empapado”, como se costuma dizer na gíria do futebol, o que impediu, em parte, as duas equipas de praticar futebol de qualidade. Habituado a trocar a bola com frequência e critério, o Ouriense teve bastantes dificuldades em se habituar ao terreno de jogo. Já a EFF Setúbal apresentou-se em campo com uma defesa compacta, que procurava sair a jogar com velocidade no contra-ataque.

O primeiro tempo terminou sem nenhuma oportunidade de golo digna de destaque. O Ouriense teve grande parte da posse de bola, mas falhou constantemente quer no último passe quer em encontrar formas de chegar com perigo à baliza adversária. O Setúbal aproveitou as condições do campo e a aparente desinspiração do oponente para defender bem e disputar o jogo logo no centro do campo. A dez minutos do intervalo um canto cobrado pela equipa da casa ainda assustou as forasteiras; mas fora isso, a partida foi para o descanso com futebol “durinho” e pouco atractivo.

EEF Setúbal
Escola de Futebol Feminino de Setúbal; penúltimos classificados, fizeram uma boa primeira parte em termos defensivos contra o campeão em título, Atlético Ouriense
Fonte:Fonte: facebook da EFF Setúbal

A segunda parte não trouxe grandes alterações a esta conjuntura. O Ouriense continuava sem ideias e a insistir na posse de bola inofensiva. Até foi a EFF Setúbal que criou a primeira grande oportunidade de perigo, numa saída rápida em contra ataque que viu a guarda-redes Petra negar o golo à já isolada avançada setubalense. Num jogo que cada vez mais começava a complicar-se, o Ouriense elevou o ritmo de jogo em busca do golo que tardava em aparecer. Se a consistência defensiva do Setúbal e o terreno em fracas condições tornaram complicado jogar a bola pelo chão, a solução acabou mesmo por vir pelo ar. Pouco depois da oportunidade flagrante da EFF Setúbal, o Ouriense aproveitou a marcação de um canto para inaugurar o marcador. Ou pelo menos assim parecia. A árbitra do jogo invalidou o golo por alegada falta sobre a guarda-redes setubalense, Ana Filipa Marques. As jogadoras do Ourém contestaram a decisão, mas há coisas no futebol que estão destinadas a acontecer. Poucos minutos volvidos, novo canto para o Ouriense, bola bombeada para o coração da área, defesa incapaz de aliviar a bola, e, finalmente, o golo de cabeça por Bárbara Pragana. 1 a 0 para o Ouriense.

Cristiano Ronaldo bem diz que os golos são como o ketchup. Não sei se concordo com o melhor jogador português da actualidade, mas dar-lhe-ia razão se nos baseássemos apenas no que aconteceu este domingo em Setúbal. Desfeito o nulo, o Ouriense continuou a controlar o jogo e o segundo tento não tardou em aparecer, novamente pelo ar. Recuperação de bola por Ana Coelho, cruzamento de Manaus e o infeliz desvio da defesa da EFF Setúbal, que faz um autêntico chapéu à guardiã da casa, muito à semelhança do auto-golo marcado por Vicent Kompany no Machester City há bem pouco tempo.

O resultado parecia fechado, mas ainda havia tempo para ver em prática uma velha máxima do futebol. Empenhada em dar a volta à diferença de dois golos, a EFF Setúbal ainda tentou um par de investidas ofensivas. A mais perigosa veio a escassos minutos dos 90, com um desentendimento entre Filipa Rodrigues e Ana Valinho que quase resultava em golo. Mas como “quem não marca sofre”, foi mesmo o Ouriense que ampliou a vantagem, numa jogada conduzida por jogadoras que haviam entrado na segunda parte. Nova recuperação de bola, desta vez por Manaus, e passe curto para Inês Cruz, que mostrou instinto finalizador e aplicou um remate colocado sem qualquer hipótese.

Atlético Ouriense
Atlético Ouriense ainda tremeu, mas conseguiu levar a melhor sobre a EFF Setúbal
Fonte: www.zerozero.pt

Contas feitas, 3 a 0 para o Ouriense, num jogo em que foi preciso subir aos ares para “desengatar” o marcador. O terreno impediu a prática de bom futebol, mas o Ouriense bem que se pode queixar de falta de criatividade ofensiva na primeira parte. A táctica montada pela EFF Setúbal conseguiu tardar o golo do Ouriense, mas este melhorou – e muito – o rendimento na segunda parte, conseguindo assim atingir o objectivo dos três pontos.

Rui Miguel Pereira
Rui Miguel Pereirahttp://www.bolanarede.pt
O Rui jogou a trinco nas camadas jovens do União de Tomar, e reza a lenda que se fartava de fazer faltas. Muito mais moderado nos comentários, diz que quando teve a oportunidade de escrever sobre futebol e raparigas, não pensou duas vezes.                                                                                                                                                 O Rui não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Olá, Erling Haaland: Onde ver o Manchester City x Borussia Dortmund?

O Manchester City joga esta quarta-feira contra o Borussia Dortmund na Champions League. Haverá reencontro com Erling Haaland.

Benfica já treinou esta terça-feira e há grande novidade

O Benfica treinou na véspera de receber o Bayer Leverkusen para a Champions League. Amar Dedic está recuperado de lesão.

O tributo do Real Madrid a Diogo Jota e a mensagem de Trent Alexander-Arnold: «Fazes tanta falta…»

O Real Madrid prestou tributo a Diogo Jota e André Silva em Anfield. Trent Alexander-Arnold esteve presente e deixou mensagem.

Paulo Fonseca liga a jogador do Real Madrid para transferência em janeiro

Paulo Fonseca falou com Endrick por telefone. Avançado brasileiro pode ser emprestado pelo Real Madrid ao Lyon em janeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola diz que Haaland está no nível de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi: «Basta olhar para os números dele»

Pep Guardiola deixa fortes elogios a Erling Haaland. Técnico recorda Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, em termos de capacidade goleadora.

Stefano Pioli despedido da Fiorentina após 0 vitórias em 10 jogos

Stefano Pioli foi despedido pela Fiorentina. Técnico italiano deixa cargo com efeitos imediatos, derivado dos resultados.

Sporting indignado com tentativa de pressão do FC Porto a Fábio Veríssimo: «Situações destas são um claro retrocesso no futebol português»

O Sporting mostra-se indignado pelas notícias que dão conta de uma tentativa de pressão do FC Porto e Fábio Veríssimo.