Euro 2025 feminino, 3ª jornada: sexta-feira,11 de Julho de 2025, 20h00.
A ANTEVISÃO: CONTAS DIFÍCEIS MAS NÃO IMPOSSÍVEIS
Portugal estava quase a despedir-se do Europeu 2025 quando um golo salvador aos 88 minutos da central Diana Gomes frente à Itália, deu o empate a um golo e resgatou as as esperanças lusas para uma emocionante última jornada onde vão decidir o apuramento para a próxima fase com a Bélgica. O jogo decorrerá no Stade de Tourbillon em Sion.
A tarefa é complicada para as comandadas de Francisco Neto que, apesar de algumas debilidades, conseguiram recuperar o essencial deste grupo que é a raça e o espírito de luta e solidariedade, algo que já não se via há alguns jogos com exibições menos conseguidas que resultaram num ciclo de seis jogos sem vencer.
Por isso, a introdução de Kika Nazareth, mesmo a recuperar de lesão, foi fundamental para esta melhoria de produção que fez com que este empate com as italianas tivesse recuperado as esperanças desta seleção em ter uma prestação digna neste Europeu.
Com a qualificação ainda em aberto, as Navegadoras vão enfrentar uma seleção belga uma “velha” conhecida e que não traz muito boas recordações da última Liga das Nações. Depois de uma importante vitória na Bélgica, Portugal caiu com estrondo com uma derrota por 0-3 no Funchal, com uma exibição dececionante que ditou a descida à Liga B.
Agora as circunstâncias são diferentes, as belgas já estão eliminadas fruto das derrotas frente a italianas e espanholas enquanto as lusas ainda veem uma luz ao fundo do túnel com uma vitória diante das belgas e uma possível derrota pesada que a Espanha possa infligir à Itália.
Francisco Neto deve manter a rotatividade e deverá conceder novamente a titularidade a Inês Pereira. Deve manter a defesa a quatro com as mesmas protagonistas à exceção de Ana Borges, expulsa contra as transalpinas, entrando para o seu lugar uma de duas opções, Catarina Amado ou Lúcia Alves. Fátima Pinto deve manter o seu lugar à frente da defesa.
No meio-campo, devem-se manter Andreia Norton e Tatiana Pinto atrás da principal figura da seleção, Kika Nazareth a jogar no meio, a 10 e a pautar a manobra da equipa.
No ataque, o selecionador tem muitas opções. Com a necessidade de ganhar pode arriscar mais um pouco e isso pode passar pelo regresso de Jéssica Silva à frente de ataque acompanhada talvez de Telma Encarnação que teve uma pequena lesão já na concentração mas que ja está apta e pode ser a surpresa no ataque das Navegadoras.
A seleção belga já sem nada a perder pode desfazer a defesa a cinco que não deu bons resultados frente à Espanha e pode arriscar, confisnte no último desfecho com as lusas onde a Bélgica aproveitou uma das suas melhores características que é jogar no erro do adversário o que resultou em cheio na Liga das Nações e que não se pode voltar a repetir.
As duas seleções já se defrontaram 11vezes na história, havendo uma ligeira vantagem para as belgas que contam com seis vitórias. Portugal tem quatro, registando-se um empate.
O jogo será arbitrado pela sueca Tess Olofsson e vai ser auxiliada pela compatriota Amira Spahic e pela norueguesa Monica Lokkeberg.
10 DADOS RÁPIDOS
- Portugal marcou mais do que um golo em apenas um dos seus nove jogos em 2025.
- O empate de Portugal frente à Itália foi o primeiro golo marcado em 460 minutos de futebol.
- Quatro das últimas seis vitórias da Bélgica foram sem sofrer golos.
- A Bélgica marcou três golos nas duas últimas participações no Campeonato da Europa. Neste tem dois marcados.
- A Bélgica venceu o último confronto entre ambas as equipas por 0-3.
- Até agora só houve duas expulsões neste Europeu. Uma delas foi de Ana Borges frente à Itália.
- É a primeira vez que Portugal vai jogar no Stade de Tourbillon em Sion neste Europeu.
- Portugal soma sete jogos seguidos sem vencer em jogos oficiais.
- Se Portugal se qualificar, irá jogar com Noruega nos quartos de final.
- A Bélgica em Europeus já disputou dez jogos tendo somado quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas.
JOGADORAS A TER EM CONTA

Kika Nazareth- A melhor jogadora desta geração. Joga no Barcelona e é a mais decisiva da equipa. Pauta o jogo como ninguém e a qualquer momento pode causar desequilíbrios no um para um. Pode ser um importante trunfo para as Navegadoras.

Tessa Wullaert- A ponta de lança do Inter de Milão parece andar alheada durante o jogo, mas é letal frente às balizas contrárias. Marcou por duas ocasiões para Liga das Nações no Funchal.
XI´s PROVÁVEIS
Portugal- Inês Pereira, Catarina Amado, Carole Costa, Andreia Gomes, Joana Marchão, Fátima Pinto, Andreia Norton, Tatiana Pinto, Kika Nazareth, Jéssica Silva e Ana Capeta.
Treinador- Francisco Neto
«Só será a melhor participação se passarmos. Podemos chegar aos quatro pontos e ficar pelo caminho, há equipas com três que passam, no masculino fomos campeões da Europa assim. Queremos os três pontos e procurar aumentar os golos o máximo que conseguirmos. Temos de ser competentes para vencer. Tem de ser golo a golo e não será fácil».
Bélgica- Lichtfus, Janssens, Tysiak, Kees, Cayman, Deloose. Toloba, Vanhaevermaet, Teulings, Eurlings e Wullaert.
Treinadora- Elisabet Gunnarsdottir
«Neste momento, queremos ganhar este jogo. É também importante para o nosso ranking e, claro, sair do torneio com boas sensações de melhorias e com mais confiança para o crescimento da equipa. É um jogo importante para Portugal que vai entrar com muita vontade e agressividade».
PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 1-0 Bélgica