📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

À meia dúzia é mais barato, mas a permeabilidade vai sair cara

- Advertisement -

Já ouviram falar de jogos de sentido único? Então não é preciso contar o que se passou na partida dos oitavos de final da Taça de Portugal Feminina de Futebol entre o detentor do troféu, Famalicão, e o tricampeão nacional e provável quarto-finalista da Liga dos Campeões, Benfica.

Foi um massacre – seis golos, quatro bolas nos ferros e outras oportunidades em que a decisão final das encarnadas foi deficitária -, com a permeabilidade da defensiva famalicense a ganhar contornos de evidência demasiado severos. Não se pode falar de passividade – isso implicaria falta de vontade ou compromisso das atletas, que não parece ser, de todo, o caso -, mas de permeabilidade defensiva pode e deve-se falar.

É verdade que do outro lado estava uma equipa do Benfica muito forte, sem Kika Nazareth, mas com Lúcia Alves em modo craque absoluta. É verdade que o golo aos dois minutos torna difícil a manutenção do plano de jogo. Não deixa de ser verdade, no entanto, que o golo aos dois minutos surgiu já de uma permeabilidade que não devia existir tão cedo na partida.

SL Benfica jogadoras Futebol Feminino
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Não deixa de ser verdade que, mesmo sofrendo golo cedo, uma equipa com a qualidade individual das famalicenses não se pode deixar quebrar como aconteceu e permitir que a partida mudasse aos três e acabasse aos seis, como aconteceu. É verdade que este não é o Famalicão da temporada passada, mas não deixa de ser verdade que há matéria-prima, há recursos humanos suficientes para, pelo menos, evitar uma “tareia” destas (relembro, foram seis golos e quatro bolas nos ferros).

O 3-4-3 losango do Benfica esteve muito bem montado e as jogadoras encarnadas cumpriram todas muito bem as funções que devem assumir nesse sistema. Todavia, nunca se viu da parte da turma minhota sequer um esboço de mudança, procurando um sistema ou modelo que encaixasse melhor no esquema elaborado por Filipa Patão.

O uso de três centrais poderia ter sido algo a experimentar, ainda que se compreenda que, ao entrar a perder num jogo a eliminar, olhar para a parte de trás da maquinaria fosse mais inusitado. Ainda assim, foi mesmo pela franca incapacidade defensiva que o Famalicão perdeu este encontro – ou que o Benfica o venceu.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Lenda do Manchester United pede “substituição” de Bruno Fernandes como capitão e aponta sucessor: «Não gosto da sua linguagem corporal»

A lenda do Manchester United, Peter Schmeichel, revelou que não gosta de Bruno Fernandes como capitão. O antigo guardião pediu Harry Maguire no posto.

Rui Almeida analisa o Mundial Sub-20 de Marrocos em exclusivo: «O futuro de Marrocos está aí e é muito promissor»

Rui Almeida analisou o Mundial Sub-20 de Marrocos ao Bola na Rede. Treinador está em solo marroquino ao comando do DHJ El Jadida.

Luís Filipe Vieira fala após o Newcastle x Benfica e atira: «Não se preocupem com os processos, pois um dia vão perceber melhor o...

Luís Filipe Vieira voltou a discursar para os adeptos do Benfica. O candidato às eleições das águias falou após a derrota das águias frente ao Newcastle.

Jamie Carragher cilindra West Ham da direção ao plantel e chama Nuno Espírito Santo à conversa: «Tem um trabalho hercúleo pela frente»

Jamie Carragher falou do momento do West Ham. Hammers perderam com o Brentford e continuam numa altura muito delicada.

PUB

Mais Artigos Populares

Outubro: da campanha à urna, a hora da verdade no Benfica

É o momento em que o Sport Lisboa e Benfica volta a olhar-se ao espelho. E a pergunta é inevitável: o que é hoje o Benfica, e quem o quer liderar?

Eis os onzes prováveis do Sporting x Marselha da Champions League

O Sporting defronta o Marselha na terceira jornada da Champions League. Fica com os onzes prováveis do duelo grande em Alvalade.

Triunfos dos Golden State Warriors e dos Oklahoma City Thunder na abertura da nova época da NBA

Os Golden State Warriors bateram os Los Angeles Lakers no jogo de abertura da NBA. Também os Oklahoma City Thunder venceram na madrugada que deu o início à nova temporada.