À meia dúzia é mais barato, mas a permeabilidade vai sair cara

- Advertisement -

Já ouviram falar de jogos de sentido único? Então não é preciso contar o que se passou na partida dos oitavos de final da Taça de Portugal Feminina de Futebol entre o detentor do troféu, Famalicão, e o tricampeão nacional e provável quarto-finalista da Liga dos Campeões, Benfica.

Foi um massacre – seis golos, quatro bolas nos ferros e outras oportunidades em que a decisão final das encarnadas foi deficitária -, com a permeabilidade da defensiva famalicense a ganhar contornos de evidência demasiado severos. Não se pode falar de passividade – isso implicaria falta de vontade ou compromisso das atletas, que não parece ser, de todo, o caso -, mas de permeabilidade defensiva pode e deve-se falar.

É verdade que do outro lado estava uma equipa do Benfica muito forte, sem Kika Nazareth, mas com Lúcia Alves em modo craque absoluta. É verdade que o golo aos dois minutos torna difícil a manutenção do plano de jogo. Não deixa de ser verdade, no entanto, que o golo aos dois minutos surgiu já de uma permeabilidade que não devia existir tão cedo na partida.

SL Benfica jogadoras Futebol Feminino
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Não deixa de ser verdade que, mesmo sofrendo golo cedo, uma equipa com a qualidade individual das famalicenses não se pode deixar quebrar como aconteceu e permitir que a partida mudasse aos três e acabasse aos seis, como aconteceu. É verdade que este não é o Famalicão da temporada passada, mas não deixa de ser verdade que há matéria-prima, há recursos humanos suficientes para, pelo menos, evitar uma “tareia” destas (relembro, foram seis golos e quatro bolas nos ferros).

O 3-4-3 losango do Benfica esteve muito bem montado e as jogadoras encarnadas cumpriram todas muito bem as funções que devem assumir nesse sistema. Todavia, nunca se viu da parte da turma minhota sequer um esboço de mudança, procurando um sistema ou modelo que encaixasse melhor no esquema elaborado por Filipa Patão.

O uso de três centrais poderia ter sido algo a experimentar, ainda que se compreenda que, ao entrar a perder num jogo a eliminar, olhar para a parte de trás da maquinaria fosse mais inusitado. Ainda assim, foi mesmo pela franca incapacidade defensiva que o Famalicão perdeu este encontro – ou que o Benfica o venceu.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiquinho Soares passa o testemunho a Terem Moffi: «Que a camisola 29 possa abençoá-lo»

Tiquinho Soares refletiu sobre a sua memorável estreia frente ao Sporting e desejou boa sorte ao novo camisola 29 do FC Porto, Terem Moffi.

Oficial: Rui Vitória tem novo clube

O Al Wasl oficializou este domingo a contratação de Rui Vitória. Técnico português vai orientar na Liga dos Emirados Árabes Unidos.

Lionel Messi estreia-se a marcar em 2026 em particular contra o Barcelona… do Equador

Lionel Messi marcou o primeiro golo do ano civil. Inter Miami empatou em particular contra o Barcelona SC do Equador.

PSG prepara proposta de 100 milhões de euros para juntar mais um avançado ao plantel

O PSG quer fechar a contratação de Yan Diomande. Avançado do RB Leipzig tem custo de 100 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Luke Shaw e o sucesso de Michael Carrick: «Sabe bem o que significa o Manchester United»

Luke Shaw deixou fortes elogios à gestão de Michael Carrick, numa altura em que seguem com quatro vitórias em quatro jogos sob o comando do inglês.

Lenda da Premier League ataca Ruben Amorim: «É muito embaraçoso para ele»

A gestão de Kobbie Mainoo por Ruben Amorim foi alvo de críticas. Ian Wright considerou que o técnico foi «embaraçoso» neste dossier.

Imprensa espanhola rendida a Marc Bernal: «Nasceu uma estrela»

Com apenas 18 anos, Marc Bernal estreou-se a marcar pelo Barcelona durante a vitória por 3-0 do passado sábado, diante do Maiorca.