📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

À meia dúzia é mais barato, mas a permeabilidade vai sair cara

- Advertisement -

Já ouviram falar de jogos de sentido único? Então não é preciso contar o que se passou na partida dos oitavos de final da Taça de Portugal Feminina de Futebol entre o detentor do troféu, Famalicão, e o tricampeão nacional e provável quarto-finalista da Liga dos Campeões, Benfica.

Foi um massacre – seis golos, quatro bolas nos ferros e outras oportunidades em que a decisão final das encarnadas foi deficitária -, com a permeabilidade da defensiva famalicense a ganhar contornos de evidência demasiado severos. Não se pode falar de passividade – isso implicaria falta de vontade ou compromisso das atletas, que não parece ser, de todo, o caso -, mas de permeabilidade defensiva pode e deve-se falar.

É verdade que do outro lado estava uma equipa do Benfica muito forte, sem Kika Nazareth, mas com Lúcia Alves em modo craque absoluta. É verdade que o golo aos dois minutos torna difícil a manutenção do plano de jogo. Não deixa de ser verdade, no entanto, que o golo aos dois minutos surgiu já de uma permeabilidade que não devia existir tão cedo na partida.

SL Benfica jogadoras Futebol Feminino
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Não deixa de ser verdade que, mesmo sofrendo golo cedo, uma equipa com a qualidade individual das famalicenses não se pode deixar quebrar como aconteceu e permitir que a partida mudasse aos três e acabasse aos seis, como aconteceu. É verdade que este não é o Famalicão da temporada passada, mas não deixa de ser verdade que há matéria-prima, há recursos humanos suficientes para, pelo menos, evitar uma “tareia” destas (relembro, foram seis golos e quatro bolas nos ferros).

O 3-4-3 losango do Benfica esteve muito bem montado e as jogadoras encarnadas cumpriram todas muito bem as funções que devem assumir nesse sistema. Todavia, nunca se viu da parte da turma minhota sequer um esboço de mudança, procurando um sistema ou modelo que encaixasse melhor no esquema elaborado por Filipa Patão.

O uso de três centrais poderia ter sido algo a experimentar, ainda que se compreenda que, ao entrar a perder num jogo a eliminar, olhar para a parte de trás da maquinaria fosse mais inusitado. Ainda assim, foi mesmo pela franca incapacidade defensiva que o Famalicão perdeu este encontro – ou que o Benfica o venceu.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Caos no Nice antes do jogo contra o Braga: 2 jogadores acusam adeptos de agressões e não querem voltar a jogar pelo clube

Terem Moffi e Jérémie Boga querem deixar o Nice e vão levar adeptos à justiça. Em causa agressões na chegada ao centro de treinos.

Getafe escapa a afastamento chocante e precisa de prolongamento para afastar clube da 4ª Divisão: eis os resultados do dia na Taça do Rei

Foi um dia imune a grandes surpresas na Taça do Rei, apesar dos sustos. O Getafe sofreu para bater o Navalcarnero da 4.ª Divisão.

Tiago Fernandes elogia internacional português: «Só Cristiano Ronaldo tinha aquele talento naquela idade»

Rafael Leão tem estado em destaque nesta temporada no AC Milan. Tiago Fernandes deixou muitos elogios ao internacional português.

Estrela da Amadora rejeita 3 milhões de euros por reforço de verão

O arranque da temporada de Sidny Cabral não passou despercebido. Estrela da Amadora rejeitou propostas de três milhões de euros pelo lateral.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayer Leverkusen elimina Borussia Dortmund e RB Leipzig garante reviravolta: eis os resultados do dia na Taça da Alemanha

Começaram os oitavos de final na Taça da Alemanha. Maior destaque à vitória do Bayer Leverkusen diante do Borussia Dortmund e ao apuramento do RB Leipzig.

Mais uma reviravolta: Barcelona bate Atlético Madrid e pressiona Real Madrid

O Barcelona venceu o Atlético Madrid por 3-1 na jornada 19 da La Liga. Raphinha, Dani Olmo e Ferrán Torres marcaram.

Juventus vence Udinese e é a primeira equipa a confirmar os quartos de final da Taça de Itália

A Juventus está nos quartos de final da Taça de Itália. Vitória contra a Udinese apura Vecchia Signora para a próxima fase da competição.