À meia dúzia é mais barato, mas a permeabilidade vai sair cara

- Advertisement -

Já ouviram falar de jogos de sentido único? Então não é preciso contar o que se passou na partida dos oitavos de final da Taça de Portugal Feminina de Futebol entre o detentor do troféu, Famalicão, e o tricampeão nacional e provável quarto-finalista da Liga dos Campeões, Benfica.

Foi um massacre – seis golos, quatro bolas nos ferros e outras oportunidades em que a decisão final das encarnadas foi deficitária -, com a permeabilidade da defensiva famalicense a ganhar contornos de evidência demasiado severos. Não se pode falar de passividade – isso implicaria falta de vontade ou compromisso das atletas, que não parece ser, de todo, o caso -, mas de permeabilidade defensiva pode e deve-se falar.

É verdade que do outro lado estava uma equipa do Benfica muito forte, sem Kika Nazareth, mas com Lúcia Alves em modo craque absoluta. É verdade que o golo aos dois minutos torna difícil a manutenção do plano de jogo. Não deixa de ser verdade, no entanto, que o golo aos dois minutos surgiu já de uma permeabilidade que não devia existir tão cedo na partida.

SL Benfica jogadoras Futebol Feminino
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Não deixa de ser verdade que, mesmo sofrendo golo cedo, uma equipa com a qualidade individual das famalicenses não se pode deixar quebrar como aconteceu e permitir que a partida mudasse aos três e acabasse aos seis, como aconteceu. É verdade que este não é o Famalicão da temporada passada, mas não deixa de ser verdade que há matéria-prima, há recursos humanos suficientes para, pelo menos, evitar uma “tareia” destas (relembro, foram seis golos e quatro bolas nos ferros).

O 3-4-3 losango do Benfica esteve muito bem montado e as jogadoras encarnadas cumpriram todas muito bem as funções que devem assumir nesse sistema. Todavia, nunca se viu da parte da turma minhota sequer um esboço de mudança, procurando um sistema ou modelo que encaixasse melhor no esquema elaborado por Filipa Patão.

O uso de três centrais poderia ter sido algo a experimentar, ainda que se compreenda que, ao entrar a perder num jogo a eliminar, olhar para a parte de trás da maquinaria fosse mais inusitado. Ainda assim, foi mesmo pela franca incapacidade defensiva que o Famalicão perdeu este encontro – ou que o Benfica o venceu.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois da vitória do Braga e do empate do FC Porto na Europa League

Quinta-feira europeia com bons resultados para Portugal. A vitória do Braga e o empate do FC Porto dão pontos no Ranking UEFA.

Benfica muito perto de chegar a acordo com alvo no mercado depois de vídeo-chamada com José Mourinho

Stije Resink está muito perto de ter um acordo com o Benfica. Médio gostou da conversa com José Mourinho e está agradado com a possibilidade de rumar às águias.

Barcelona derrota FC Porto no Dragão Arena

O Barcelona derrotou o FC Porto por 5-3 em jogo a contar para a quinta jornada da Liga dos Campeões de Hóquei em Patins.

Duelo entre técnicos portugueses no Catar termina com vitória na Supertaça para o Al Sharjah de José Morais

Al-Sharjah, orientado por José Morais, venceu por 1-2 em casa do Al-Garafa, treinado por Pedro Martins, num encontro marcado pelo duelo entre técnicos portugueses.

PUB

Mais Artigos Populares

Tottenham garante contratação de Souza junto do Santos

O jogador Souza, de 19 anos, deixa o Santos e assina pelo Tottenham, estreando-se agora na Premier League. O clube inglês pagou cerca de 15 milhões de euros pelo lateral-esquerdo.

Carlos Vicens e as diferenças de exibições entre a Europa League e as provas internas: «Não elegemos competições. Jogámos hoje o jogo oficial 38...

Carlos Vicens analisou o desfecho do Braga x Nottingham Forest. Encontro marcou a sétima jornada da Europa League.

Ricardo Horta enaltece feito do Braga: «Fizemos um grande jogo contra uma equipa que há dias empatou com o Arsenal»

Ricardo Horta analisou o desfecho do Braga x Nottingham Forest. Encontro marcou a sétima jornada da Europa League.