O futebol feminino português está em “altas”

- Advertisement -

O crescimento do futebol feminino português é visível a cada dia. A jogadora nacional é cada vez mais valorizada fora de portas e a prova disso foram as transferências de Matilde Fidalgo e Jéssica Silva para Manchester City e Lyon, respetivamente. Transferências completamente inesperadas, mas que colocam o futebol feminino português cada vez mais perto das grandes potências mundiais.

A lateral campeã pelo SC Braga vai representar o Manchester City, e junta-se ao médio Bernardo Silva, estrela da equipa masculina. Esta vai ser a primeira experiência de Matilde Fidalgo no estrangeiro, depois de se ter sagrado campeã no SL Benfica, Sporting CP e SC Braga. Um passo importante para a carreira da internacional portuguesa que em Inglaterra vai lutar por um lugar no onze das vice-campeãs da Liga Inglesa Feminina. Aos 25 anos este vai ser o maior desafio da carreira da defesa, após conquistar tudo na liga portuguesa.

Matilde assinou por duas temporadas com a equipa feminina do Manchester City
Fonte: Manchester City FC

Se a transferência de Matilde Fidalgo já era um feito importante para o futebol português, a transferência de Jéssica Silva para o Lyon deixou toda a gente de “queixo caído”.  Ora não estivéssemos a falar do melhor clube do mundo, vencedor das últimas quatro Liga dos Campeões Femininas, e das últimas treze ligas francesas. Uma supremacia ímpar na Europa, numa equipa onde estão as melhores jogadoras do mundo. Um passo muito importante para a avançada de 24 anos, mas onde terá uma responsabilidade acima da média.

Depois de duas épocas ao serviço do Levante, de Espanha, Jéssica vai ter pela frente uma realidade competitiva completamente diferente. Irreverente e com talento acima da média, a extremo é uma das melhores jogadoras portuguesas da sua geração. E não tenho dúvidas que irá conseguir conquistar o seu espaço na equipa francesa.

Um dado importante é que com estas oficializações, Portugal consegue estar representado nas cinco melhores ligas do futebol feminino: Inglaterra, Espanha, França, Itália e Alemanha. Facto que comprova a evolução do futebol feminino português, e que demonstra que o futuro só pode ser risonho. A jogadora portuguesa começa a ganhar cada vez mais estatuto, já que é ao conviver com “as melhores” que se aprende e evolui.

Foto de Capa: Olympique Lyonnais

Cristiana Ribeiro Pina
Cristiana Ribeiro Pinahttp://www.bolanarede.pt
A Cristiana é licenciada em Comunicação Social e vem de Pinhel. É apaixonada por futebol e adora escrever. Fazer do jornalismo desportivo a sua vida é o seu maior sonho. Acredita que a crítica e o jornalismo devem andar de mãos dadas.                                                                                                                                                 A Cristiana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marrocos goleia Madágascar e Geórgia empata na receção à Roménia

Nos jogos amigáveis do final da tarde desta terça-feira, a Geórgia empatou a uma bola com a Roménia e Marrocos venceu Madagascar por 4-0.

Andreia Jacinto adia anúncio de novo clube para focar-se na Seleção Nacional: «Ainda não é o momento de dizer, mas a única coisa que...

Andreia Jacinto garante ter um clube definido, mas adia o anúncio oficial. A média foca a sua atenção total na Seleção Nacional.

Real Madrid alcança princípio de acordo por lateral direito pedido por José Mourinho

O Real Madrid garantiu um princípio de acordo com Denzel Dumfries. José Mourinho assumiu um papel decisivo nas negociações pelo lateral.

Olhos postos no Championship: Jovem marroquino do Watford na mira do Benfica

Segundo o L'Équipe, Othmane Maamma atrai o interesse do Benfica, Crystal Palace e Everton. Extremo marroquino de 20 anos representa o Watford.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva sem prémio de assinatura e a receber menos que José Mourinho: eis os novos detalhes

Marco Silva está perto de regressar a Portugal para treinar o Benfica. O técnico vai auferir um salário inferior ao de José Mourinho.

De volta a Portugal: Ricardo Esgaio fecha acordo com clube da Primeira Liga

Ricardo Esgaio está muito perto de tornar-se reforço do Gil Vicente. Defesa-lateral deixou o Sporting no verão passado rumo ao Karagumruk.

Al Hilal complica transferência em definitivo de João Cancelo para o Barcelona: eis os detalhes

João Cancelo quer jogar no Barcelona. Hansi Flick exige a permanência do português, mas o Al Hilal complica o negócio.