Há liga para além dos ‘’grandes’’ – Parte I

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

• Um olhar sobre os ‘’não-grandes’’ que ficaram na metade superior da tabela classificativa na época transata.

A Liga Zon Sagres não se resume apenas aos três ‘’grandes’’. Porto, Sporting e Benfica são, sem dúvida (até ao momento), as equipas mais fortes do campeonato; certo é que todos os anos existem surpresas, pela negativa e pela positiva. Este meu primeiro texto vai dividir-se em duas partes; esta primeira que vos apresento agora focará os clubes que ficaram na metade superior da tabela na época 2012/2013, à exceção dos três ‘’grandes’’ já referidos. A segunda parte sairá na próxima semana e referenciará os clubes que ficaram na metade inferior da tabela e os que foram promovidos da ex Segunda Liga e agora Liga Cabovisão.

Paços de Ferreira: A melhor época de sempre dos castores parece ter deixado marcas na transição para a época 2013/2014. Com a importante saída do ‘’obreiro’’ Paulo Fonseca, aliada às saídas de pedras basilares da equipa como são os casos de Cássio, Vítor Silva, Josué, Luiz Carlos e Cícero, a equipa do Paços ainda não se conseguiu encontrar esta época.

Costinha, que já foi convidado a sair, parece não ter sido a melhor escolha para a cadeira pacense. Herança pesada? Talvez. Certo é que o Paços é último do campeonato, com apenas 4 pontos, e ainda não venceu nas competições europeias, que também parecem ter sido um tiro no pé para a equipa nortenha. O objetivo da equipa para esta época pode e deve passar pela manutenção, tentando angariar alguns euros na Liga Europa para estabilizar o clube financeiramente e poder, daqui a uns anos, quem sabe, fazer outro brilharete.

 

Costinha, treinador do Paços de Ferreira. Fonte: www.tvi.iol.pt
Costinha, treinador do Paços de Ferreira. Fonte: www.tvi.iol.pt

Sporting de Braga: De há uns anos para cá é considerado um ‘’grande’’, mas certo é que nunca o conseguiu provar objectivamente; apesar de conseguir ficar à frente dos ditos três grandes em algumas ocasiões, o Braga apenas conquistou uma Taça da Liga, e esta época mostra que o seu poderio tem vindo a decrescer.

A acrescentar a isto, a não presença na Liga dos Campeões implica um corte no orçamento, que se traduz em menos capacidade de pagar elevados salários e consequentemente perder jogadores importantes e não conseguir contratar outros que poderiam vir a ser importantes.

Ao perder com o Sporting e com o Nacional, o Braga perdeu posições na tabela classificativa e aparenta ter perdido também o apelido de ‘’grande’’ do futebol português.

Jesualdo Ferreira tem uma vida difícil e é muito pressionado por um presidente e adeptos exigentes. É outro caso de um treinador que pode ter uma herança pesada; ironia ou não, certo é que também a ajudou a construir.

Estoril Praia: Depois da impressionante subida à 1ª divisão e da excelente época conseguida que lhe valeu um lugar na Liga Europa, o Estoril apresenta-se para esta nova época com objetivos bem traçados eum lugar confortável na tabela, nunca desprezando a possibilidade de ascender a lugares que deem acesso a competições europeias.

Com Marco Silva no leme, o Estoril segue em 6º lugar, com 11 pontos, a oito do líder Porto, mas já jogou com quatro dos cinco primeiros classificados, Porto (empate), Braga (derrota), Benfica (derrota) e Nacional (vitória).

Marco Silva, treinador do Estoril Praia. Fonte: www.record.xl.pt
Marco Silva, treinador do Estoril Praia. Fonte: www.record.xl.pt

Rio Ave: Uma das principais surpresas da época passada, ficou a apenas três pontos de conquistar um lugar no play-off da Liga Europa e parte para a época 2013/2014 com o mesmo objetivo de sempre: a manutenção. Com orçamento reduzido, como a maioria dos clubes da 1ª divisão, o Rio Ave apresentou bons reforços. Salin, Roderick e Júlio Alves foram os nomes mais sonantes que chegaram a Vila do Conde.

Até ao momento, o Rio Ave apresenta bons resultados, com dez pontos em sete jogos. Nuno Espirito Santo é um treinador certamente satisfeito com o desempenho dos seus atletas.

Nacional da Madeira: A equipa madeirense é uma crónica candidata à presença nas competições europeias, nomeadamente a Liga Europa. O ano passado falhou redondamente esse objetivo.

Manuel Machado é o treinador da equipa madeirense e com 57 anos mostra que a ‘’velha guarda’’ dos treinadores portugueses sabe o que faz, a prova está à vista. Com sete jogos disputados no campeonato, o Nacional é 4º classificado, com 13 pontos, e a apenas seis do líder.

O objetivo da equipa mantém-se intacto de há algumas épocas para cá: conquistar um lugar na Liga Europa – e, com este bom começo, existe uma boa probabilidade de isso acontecer.

Manuel Machado, treinador do Nacional da Madeira. Fonte: irredutivelmaritimo1910.blogspot.com
Manuel Machado, treinador do Nacional da Madeira. Fonte: irredutivelmaritimo1910.blogspot.com

Para a semana serão tratados os seguintes e restantes clubes: Vitória de Guimarães, Marítimo, Académica, Vitória de Setúbal, Gil Vicente, Olhanense, Belenenses e Arouca.

Subscreve!

Artigos Populares

Treino de Portugal traz novidades no boletim clínico para Jorge Jesus após triunfo em Oslo

Bruno Fernandes realizou treino integrado na Suécia, enquanto Francisco Conceição foi entregue ao departamento clínico da Seleção Nacional.

Atenção, Sporting: Georgios Vagiannidis pode falhar o próximo jogo da Grécia por lesão

Segundo o portal grego Enikos, Georgios Vagiannidis está em dúvida para o Grécia x Países Baixos, depois de apresentar queixas durante a vitória sobre a Alemanha.

Portugal regressa ao Mundialito de Futebol de Praia: Eis a convocatória da Seleção Nacional

Três anos depois da última participação, Bruno Torres anunciou a convocatória de Portugal para o Mundialito de Futebol de Praia.

Ucrânia empata a zero com a Geórgia e Montenegro conquista vitória nos instantes finais: Eis os resultados da tarde na Liga das Nações

A Ucrânia de Anatoliy Trubin não foi além do empate a zero na Geórgia, enquanto Montenegro bateu a Arménia por 3-2, na 2.ª jornada da Liga das Nações.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlo Ancelotti responde às críticas: «Não afeta a ideia que tenho para o futuro desta seleção e destes jogadores»

O desempenho de Carlo Ancelotti tem sido alvo de críticas, depois do empate a um golo no jogo particular com a Austrália.

Zinedine Zidane rendido a estrela da seleção francesa: «Teria adorado jogar com um jogador como ele»

Após vencer a Turquia na estreia como selecionador de França, Zinedine Zidane deixou fortes elogios ao criativo do Manchester City, Rayan Cherki.

Jaime Faria qualifica-se para a fase final do torneio de Tóquio

Após vencer o japonês Shintaro Mochizuki, o tenista Jaime Faria qualificou-se para a fase final do torneio de Tóquio.