IFK Göteborg 0-1 Rio Ave: Nem parecia que se estavam a estrear

- Advertisement -

liga europa

O dia 31 de Julho de 2014 vai ficar na história do Rio Ave. O sonho de poder jogar nas provas europeias concretizava-se para a equipa de Vila do Conde. O adversário era o IFK Göteborg. À partida este era um adversário acessível mas que podia dificultar a vida aos portugueses. Os suecos já têm história na Liga Europa, ao vencê-la por duas vezes nos anos 80, quando ainda era conhecida por Taça UEFA, e estão a meio do seu campeonato. Este era um dado a seu favor, pois o Rio Ave fazia agora o seu primeiro jogo oficial, tem um novo treinador e ainda procura a melhor forma.

Mas mesmo perante estas adversidades, o Rio Ave nunca se intimidou. O nervosismo de uma estreia europeia ficou no balneário, e a equipa apresentou-se em campo já com uma ideia de jogo. Durante a primeira parte foi dona e senhora do jogo; o Göteborg, que já tinha mais experiência nestas andanças, nunca foi capaz de assustar realmente o conjunto treinado por Pedro Martins. Só há a destacar uma defesa de Cassio num lance de perigo por parte dos suecos, logo nos minutos iniciais. Durante o resto da partida, o Rio Ave foi mais forte, principalmente depois do golo, quando o Göteborg desapareceu do jogo. Golo esse que veio aos 22 minutos. Momento para entrar na história. Hassan aproveitou da melhor maneira um cruzamento e escreveu uma página dourada no historial do Rio Ave, sendo o autor do primeiro golo em provas europeias.

Hassan fez história e foi o melhor jogador em campo Fonte: Facebook do Rio Ave
Hassan fez história e foi o melhor jogador em campo
Fonte: Facebook do Rio Ave

Ao intervalo, ninguém diria que o Rio Ave era um estreante, tal era a calma com que jogava. Sem medo e sem acusar a pressão, o Rio Ave construía uma vantagem justa.

A segunda parte foi diferente. Algo já esperado. O Göteborg tinha mais jogos nas pernas, enquanto o Rio Ave fazia o primeiro jogo, onde o esforço era maior. O treinador sueco arriscou tudo, e o Rio Ave teve de fechar os caminhos à baliza. Mas estava lá Cássio, que esteve seguríssimo quando foi chamado. E mesmo tendo mais preocupações defensivas, o Rio Ave nunca desistiu de procurar o ataque e por várias vezes poderia ter chegado ao 2-0. No final, um resultado justo, que poderia ter sido maior, e que deixa abertas as portas do play-off.

Pedro Martins está a construir uma equipa e só pode estar agradado com o resultado de hoje. Pegando no núcleo duro da época passada, o treinador viu a sua equipa ter uma exibição personalizada. Parecia que já estavam habituados a estas andanças.  O técnico deve ter gostado de ver Filipe Augusto, que foi o motor desta equipa. Ocupou o campo todo e procurou sempre levar a equipa para o ataque. Do outro lado, Del Valle esteve abaixo daquilo a que já habituou nestas épocas em Portugal. O treinador também lançou o jovem Boateng. O ganês, de 18 anos, teve o seu primeiro jogo oficial pelo Rio Ave logo num confronto europeu e cumpriu com o que foi pedido. Veremos se bem trabalhado pode ser uma mais-valia para o Rio Ave.

André Conde
André Condehttp://www.bolanarede.pt
O André apoia o Benfica, mas, acima de tudo, gosta de comentar o futebol em geral. Adora assistir às primeiras pré-eliminatórias das provas europeias e é fã do Stoke City.                                                                                                                                                 O André não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim considerado um erro por vários nomes da hierarquia do Manchester United

Ruben Amorim foi despedido do Manchester United já em 2026. Hierarquia do clube considera a contratação do técnico um erro.

Tiago Tomás em lágrimas dedica golo ao pai: «Tem sido o pior momento para da minha vida, mas sei que ele está orgulhoso de...

Tiago Tomás marcou um dos golos da goleada do Estugarda frente ao Celtic. Avançado confessou momento difícil devido à morte do pai.

Liam Rosenior defende Vinícius Júnior e apela: «Se algum treinador, jogador ou dirigente for considerado culpado de racismo, não deveria estar no futebol»

Liam Rosenior reagiu ao alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni na direção de Vinícius Júnior. Técnico do Chelsea manifestou-se.

Nuno Espírito Santo reage ao episódio entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni: «Não há espaço para o racismo no futebol nem na sociedade»

Nuno Espírito Santo foi questionado sobre o alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni. Técnico deixou mensagem contra o racismo.

PUB

Mais Artigos Populares

Lanús vence Flamengo e ganha vantagem na final da Supertaça Sul-Americana

O Lanús está em vantagem na Supertaça Sul-Americana. Na primeira mão da final, vitória dos argentinos sobre o Flamengo por 1-0.

Orkun Kokçu ainda nem é jogador do Besiktas em definitivo e já recebe propostas de transferência de 30 milhões de euros

Orkun Kokçu é alvo do Zenit, mas o Besiktas mete entraves à saída. Clube turco já recusou proposta de 30 milhões de euros dos russos.

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.