O jogo que vai decidir quem fica na Liga Zon Sagres

futebol nacional cabeçalho

Com o fim da fase regular das ligas profissionais do futebol português, ficamos a saber que o Olhanense baixa à Liga Cabovisão e que o Moreirense e o Penafiel ascendem ao escalão máximo do futebol do nosso país. De referir também que o Boavista irá figurar na Liga ZON Sagres como os dois últimos clubes referidos, devido a decisão da Federação Portuguesa de Futebol.

Também sabemos que a Liga Zon Sagres irá ter no próximo ano 18 clubes. O que não sabemos é qual será o clube de entre dois que irá ocupar a última vaga disponível no escalão maior.

Temos de um lado o Paços de Ferreira e do outro o Desportivo das Aves. Um playoff irá decidir qual deles se manterá no mais alto nível do futebol português. Esse play-off será a duas mãos: a primeira dia 16, na Vila das Aves, e a segunda no dia 21, na capital do móvel.

Com estes jogos como tema, analisemos as prestações dos clubes ao longo da época.

 

Bebé, a grande figura do Paços Fonte: fcpf.pt
Bebé, a grande figura do Paços
Fonte: fcpf.pt

O Paços de Ferreira começou a época da pior forma: a juntar às quatro derrotas consecutivas para o campeonato, foi eliminado do play-off da Liga dos Campeões com duas goleadas frente ao poderoso Zenit. No resto do campeonato o Paços nunca se encontrou e apenas em uma ocasião conseguiu vencer por duas vezes consecutivas. De resto teve longos jejuns sem vencer, sendo o mais longo de seis jogos, o que aconteceu por duas vezes. As seis vitórias em 30 jogos foram insuficientes para a salvação.

Na Taça de Portugal, os pacenses também não foram felizes, passaram com dificuldades até à quinta eliminatória e foi aí que caíram. E adivinhem contra quem? É verdade, contra o Aves, num jogo em que estiveram a vencer por 1-0 e acabaram por perder por 1-2 frente aos seus adeptos. Apenas um aparte: o destaque da partida foi para Jaime Poulson, que fez os dois golos do Aves. O jovem português é dos quadros do Paços de Ferreira, mas foi cedido e vingou-se do seu clube-mãe.

Quanto à Taça da Liga, os homens da capital do móvel também se mostraram impotentes para passar no grupo que foi liderado pelo Rio Ave, equipa sensação de Portugal este ano. A passagem pela fase de grupos da Liga Europa também foi muito inglória; apenas três pontos em seis jogos, com um golo marcado ao longo de toda a sua temporada europeia.

Pelo Paços passaram três treinadores, nenhum deles com o sucesso pretendido. Um destes três é Jorge Costa, que vai tentar salvar a época em dois jogos.

O Aves vai tentar o regresso à Primeira Liga Fonte: viva-agenda.com
O Aves vai tentar o regresso à Primeira Liga
Fonte: viva-agenda.com

 

Passando à equipa do Desportivo das Aves. A sorte da equipa da Vila das Aves foi outra: nos 42 jogos do longo campeonato perderam por 11 vezes, mas apenas três delas foram na segunda volta. Este poderio da segunda metade do campeonato valeu-lhes um lugar merecido no play-off.

A equipa do norte do país passou muito boas fases ao longo da época: esteve sem perder durante oito jogos e depois novamente sem perder durante sete jogos e ainda conseguiu por uma vez vencer por quatro vezes consecutivas.

Com Quim na baliza conseguiram ser a terceira melhor defesa do campeonato, um fator salutar e também um fator de aviso para o Paços.

Na Taça da Liga, o Aves ficou-se pela primeira fase de grupos, mas também não era este um dos objetivos da equipa; contudo, ficou um pouco aquém do esperado.

Na Taça de Portugal a história foi diferente. O Desportivo eliminou o Aljustrelense, o Fafe e o Paços, todos pela margem mínima. Ao chegarem aos quartos-de-final o desafio era maior. Pela frente, um Sporting de Braga que apesar da má época é sempre uma equipa de grande qualidade. O Aves acabou por empatar no tempo regulamentar, mas no prolongamento não conseguiu suster o poderio físico dos bracarenses e acabou por perder por 3-1. Mesmo assim fica um sinal mais da campanha positiva do Aves.

A época destes dois clubes resume-se pois a este play-off, ou liguilha, como preferirem. Dois jogos de emoções fortes, dois jogos da vida. Quem perder fica na segunda, quem ganhar integra a primeira. A diferença é de apenas um número, mas esse número significa muito para as aspirações destes dois clubes. Paços ou Aves: aguardemos atentamente para ver quem se superiorizará e consequentemente se integrará na Liga ZON Sagres.

Marco Ferreira
Marco Ferreira
Praticou futebol durante 15 anos e é um apaixonado pelo desporto. Como todos os jornalistas tem um clube, mas considera-se isento.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Noronha Lopes critica preços dos bilhetes da Champions: «Sócios do Benfica não podem continuar a pagar os erros de gestão de Rui Costa»

João Noronha Lopes deixou críticas para a gestão da direção de Rui Costa. Em causa, o aumento do preços dos bilhetes do Benfica nos jogos da Champions League.

Esteve na mira do FC Porto e deixou “dica” para o Barcelona: «Não creio que tivesse assinado se fosse para jogar na equipa B»

Roony Bardghji garantiu que não tem qualquer interesse em jogar pela equipa B do Barcelona. O avançado sueco esteve na mira do FC Porto no último mercado.

Alemanha sofreu nova derrota e Julian Nagelsmann e atirou: «Talvez da próxima vez tenhamos de convocar jogadores com menos qualidade»

Julian Nagelsmann foi muito duro com os jogadores após a derrota da Alemanha frente à Eslováquia, no apuramento para o Mundial de 2026.

Portugal goleia Andorra por 11-2 e está nas meias-finais do Europeu de Hóquei em Patins

Portugal goleou a seleção de Andorra por 11-2, nos quartos de final do Europeu de Hóquei em Patins. A equipa das quinas vai agora enfrentar a Espanha.

PUB

Mais Artigos Populares

Internacional inglês sai em defesa de Alexander Isak: «Os bons rapazes não ganham»

Rio Ferdinand saiu em defesa de Alexander Isak. O avançado sueco forçou a saída do Newcastle para o Liverpool e o antigo internacional inglês entendeu a posição do jogador.

Mateus Fernandes confirma estatuto de capitão nos sub-21: «Tenho uma nova responsabilidade que aceitei com muito agrado»

Mateus Fernandes realizou esta quinta-feira a antevisão da partida entre Portugal e Azerbaijão. Jogo de qualificação para o Euro Sub-21 joga-se em Barcelos.

Ruben Amorim chegou a jantar com avançado, mas Manchester United falhou a contratação

O Manchester United tentou contratar Antoine Semenyo no mercado de verão. Exigências do Bournemouth travaram objetivo de Ruben Amorim.