📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O jogo que vai decidir quem fica na Liga Zon Sagres

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

Com o fim da fase regular das ligas profissionais do futebol português, ficamos a saber que o Olhanense baixa à Liga Cabovisão e que o Moreirense e o Penafiel ascendem ao escalão máximo do futebol do nosso país. De referir também que o Boavista irá figurar na Liga ZON Sagres como os dois últimos clubes referidos, devido a decisão da Federação Portuguesa de Futebol.

Também sabemos que a Liga Zon Sagres irá ter no próximo ano 18 clubes. O que não sabemos é qual será o clube de entre dois que irá ocupar a última vaga disponível no escalão maior.

Temos de um lado o Paços de Ferreira e do outro o Desportivo das Aves. Um playoff irá decidir qual deles se manterá no mais alto nível do futebol português. Esse play-off será a duas mãos: a primeira dia 16, na Vila das Aves, e a segunda no dia 21, na capital do móvel.

Com estes jogos como tema, analisemos as prestações dos clubes ao longo da época.

 

Bebé, a grande figura do Paços Fonte: fcpf.pt
Bebé, a grande figura do Paços
Fonte: fcpf.pt

O Paços de Ferreira começou a época da pior forma: a juntar às quatro derrotas consecutivas para o campeonato, foi eliminado do play-off da Liga dos Campeões com duas goleadas frente ao poderoso Zenit. No resto do campeonato o Paços nunca se encontrou e apenas em uma ocasião conseguiu vencer por duas vezes consecutivas. De resto teve longos jejuns sem vencer, sendo o mais longo de seis jogos, o que aconteceu por duas vezes. As seis vitórias em 30 jogos foram insuficientes para a salvação.

Na Taça de Portugal, os pacenses também não foram felizes, passaram com dificuldades até à quinta eliminatória e foi aí que caíram. E adivinhem contra quem? É verdade, contra o Aves, num jogo em que estiveram a vencer por 1-0 e acabaram por perder por 1-2 frente aos seus adeptos. Apenas um aparte: o destaque da partida foi para Jaime Poulson, que fez os dois golos do Aves. O jovem português é dos quadros do Paços de Ferreira, mas foi cedido e vingou-se do seu clube-mãe.

Quanto à Taça da Liga, os homens da capital do móvel também se mostraram impotentes para passar no grupo que foi liderado pelo Rio Ave, equipa sensação de Portugal este ano. A passagem pela fase de grupos da Liga Europa também foi muito inglória; apenas três pontos em seis jogos, com um golo marcado ao longo de toda a sua temporada europeia.

Pelo Paços passaram três treinadores, nenhum deles com o sucesso pretendido. Um destes três é Jorge Costa, que vai tentar salvar a época em dois jogos.

O Aves vai tentar o regresso à Primeira Liga Fonte: viva-agenda.com
O Aves vai tentar o regresso à Primeira Liga
Fonte: viva-agenda.com

 

Passando à equipa do Desportivo das Aves. A sorte da equipa da Vila das Aves foi outra: nos 42 jogos do longo campeonato perderam por 11 vezes, mas apenas três delas foram na segunda volta. Este poderio da segunda metade do campeonato valeu-lhes um lugar merecido no play-off.

A equipa do norte do país passou muito boas fases ao longo da época: esteve sem perder durante oito jogos e depois novamente sem perder durante sete jogos e ainda conseguiu por uma vez vencer por quatro vezes consecutivas.

Com Quim na baliza conseguiram ser a terceira melhor defesa do campeonato, um fator salutar e também um fator de aviso para o Paços.

Na Taça da Liga, o Aves ficou-se pela primeira fase de grupos, mas também não era este um dos objetivos da equipa; contudo, ficou um pouco aquém do esperado.

Na Taça de Portugal a história foi diferente. O Desportivo eliminou o Aljustrelense, o Fafe e o Paços, todos pela margem mínima. Ao chegarem aos quartos-de-final o desafio era maior. Pela frente, um Sporting de Braga que apesar da má época é sempre uma equipa de grande qualidade. O Aves acabou por empatar no tempo regulamentar, mas no prolongamento não conseguiu suster o poderio físico dos bracarenses e acabou por perder por 3-1. Mesmo assim fica um sinal mais da campanha positiva do Aves.

A época destes dois clubes resume-se pois a este play-off, ou liguilha, como preferirem. Dois jogos de emoções fortes, dois jogos da vida. Quem perder fica na segunda, quem ganhar integra a primeira. A diferença é de apenas um número, mas esse número significa muito para as aspirações destes dois clubes. Paços ou Aves: aguardemos atentamente para ver quem se superiorizará e consequentemente se integrará na Liga ZON Sagres.

Marco Ferreira
Marco Ferreira
Praticou futebol durante 15 anos e é um apaixonado pelo desporto. Como todos os jornalistas tem um clube, mas considera-se isento.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid tem nova baixa no plantel

Ferland Mendy é o mais recente lesionado do Real Madrid. Lateral esquerdo tem paragem estimada de cerca de três semanas.

Defesa do Texans garante triunfo frente aos Colts e Cowboys vencem em casa diante dos Chiefs: eis os resultados da semana 13 da NFL

Na 13.ª semana da NFL, os Texans contiveram o ataque dos Colts, vencendo por 20-16, e os Cowboys foram a casa dos Chiefs vencer por 31-28.

Cruzeiro de Leonardo Jardim anuncia contratação de Neyser Villareal

Neyser Villareal foi oficializado como reforço do Cruzeiro. O avançado colombiano de 20 anos estava ao serviço do Millonarios.

Nuno Espírito Santo e a expulsão de Lucas Paquetá: «Não está bem. Está a sofrer»

Nuno Espírito Santo revela que Lucas Paquetá pediu desculpa após expulsão frente ao Liverpool. Técnico português aborda sucedido.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax x Groningen já terminou após explosão de pirotecnia: eis como ficou

O Ajax venceu em casa o Groningen por 2-0 na Eredivisie. Jogo tinha sido cancelado devido à grande presença de pirotecnia.

Hansi Flick sobre o regresso de Marc-André ter Stegen ao Barcelona: «Ainda não está pronto para jogar»

Hansi Flick revelou que Marc-André ter Stegen ainda está a recuperar da lesão na lombar que o afasta dos relvados desde maio deste ano.

Thomas Frank explica a decisão de uma das estrelas do Tottenham no banco: «Não é a primeira vez que um jogador chega à Premier...

Thomas Frank revelou que Xavi Simons não tem sido titular porque ainda precisa de se adaptar ao ritmo da Premier League.