📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Paços de Ferreira garante manutenção na Liga Zon Sagres

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

O último lugar a ser ocupado na Liga ZON Sagres para a próxima época discutiu-se este ano através de um play-off. Paços de Ferreira (15º da Primeira Liga) e Desportivo das Aves (3.º da Segunda Liga, excluindo equipas B) disputaram dois jogos para ver quem conseguiria ficar com o ambicionado lugar no principal escalão do futebol português.

Após uma primeira mão na Vila das Aves, em que aconteceu um empate por 0-0, a segunda mão do play-off tornou-se numa final. Essa final foi jogada na Capital do Móvel. Paços e Aves jogaram o tudo por tudo, e acabaram por ser os pacenses a levar a melhor e a conseguir a manutenção na Liga ZON Sagres. O resultado foi de 3-1. Os pacenses festejaram!

Bebé, a coqueluche dos castores, abriu caminho para a vitória aos 25 minutos e, ainda antes do intervalo, Seri fez o 2-0. As coisas estavam difíceis para o Aves, mas a equipa não baixou os braços e chegou ao golo quando faltavam 12 minutos para o final da partida. O Estádio da Mata Real, repleto de adeptos, estava na incerteza. Caso o Aves fizesse o 2-2, passaria por golos fora; caso o Paços marcasse o 3-1, mataria o jogo.

Aos 84 minutos, o Paços fechou o jogo. Minhoca marcou e levou o estádio ao êxtase. O Paços ficava na Primeira Liga.

O Paços garantiu um lugar na Primeira Liga do próximo ano Fonte: Diário de Notícias
O Paços garantiu um lugar na Primeira Liga do próximo ano
Fonte: Diário de Notícias

Esta é a história do jogo, mas as épocas foram diferentes para as equipas. O Aves fez um extraordinário campeonato na extremamente competitiva Liga Cabovisão. Quanto ao Paços, não desceu por um ponto. E para o ano, como será?

Quanto ao Aves, é fácil prever. Com mais um ou dois reforços, mantendo o experiente treinador, assumir-se-á como um forte candidato à subida na próxima temporada. Arrisco-me a dizê-lo. Mais difícil será a vida do Paços. O presidente, Carlos Barbosa, parece já ter resolvido um problema: o do treinador. Jorge Costa salvou a época e parece ser o escolhido para a próxima temporada.

Complicado será com o plantel. O guarda-redes Degra deve estar de saída; tem mercado no Chipre e na Grécia, contratos que podem ser mais apelativos para o guarda-redes pacense. A defesa vai precisar de reforços urgentes: o Paços foi a pior defesa do campeonato, com 59 golos sofridos (!), sensivelmente uma média de dois golos sofridos por jogo, sendo que apenas em quatro ocasiões não sofreu.

No meio-campo, o médio André Leão, aos 29 anos de idade, parece querer piscar o olho a outros projetos, nomeadamente na Roménia. Já esteve no Cluj e é um jogador bem cotado nos países de leste. Na mesma senda está Rui Miguel, que veio para o Paços depois de passar por Rússia, Roménia e Chipre. Quanto a Sérgio Oliveira, jovem emprestado pelo Futebol Clube do Porto, vai tentar a sua sorte ao iniciar a pré-época nos portistas. Depois logo se verá em que clube irá ficar colocado. Sendo um jogador do Porto, é sempre difícil adivinhar aonde poderá rumar. Manuel José e Filipe Anunciação estão na fase descendente da carreira. A idade já parece pesar. Contudo, ainda podem aparecer em boas condições físicas para fazerem mais uma época pelo Paços.

Na frente de ataque, a grande figura do Paços, Bebé, está de saída. Emprestado pelo Manchester United, o jovem avançado português marcou 39% dos golos da equipa. Esta ‘’bebédependência’’ vai ter de ser colmatada para a próxima época, isto se o Paços quiser marcar golos.

Carlos Carneiro, diretor desportivo do Paços Fonte: castores1950.blogspot.com
Carlos Carneiro, diretor desportivo do Paços
Fonte: castores1950.blogspot.com

Parecem muitas as interrogações deste Paços. Carlos Carneiro (diretor desportivo) já assumiu estar a preparar a nova época com o objetivo de garantir a manutenção, mas será preciso um grande trabalho neste defeso. Será necessário engenho e sorte para recrutar jogadores de qualidade que coloquem o Paços no patamar onde pertence. E, este ano, esse patamar ficou muito longe…

Resta-me desejar boa sorte a ambas as equipas para a próxima época (mas muito mais ao Paços, que irá precisar).

Marco Ferreira
Marco Ferreira
Praticou futebol durante 15 anos e é um apaixonado pelo desporto. Como todos os jornalistas tem um clube, mas considera-se isento.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Dani Benítez revela drama vivido após doping por cocaína: «Durante sete meses pensava em suicidar-me»

Dani Benítez, antiga promessa do Granada, admite ter pensado em suicídio durante meses, por conta das drogas.

Thomas Tuchel promete falar com todos os jogadores da pré-lista de Inglaterra para o Mundial 2026

Thomas Tuchel, selecionador inglês, garantiu que vai contactar todos os jogadores que estão na pré-lista, para o Mundial 2026.

Ronald Koeman confiante no futuro dos Países Baixos: «Não vejo muitas equipas que sejam superiores a nós»

Ronald Koeman, selecionador neerlandês, acredita no potencial dos Países Baixos e já aponta o caminho para subir de nível.

Roberto Martínez e a presença de Cristiano Ronaldo na Casa Branca ao lado de Donald Trump: «Acredito muito no que o Cristiano pode fazer como embaixador...

Roberto Martínez esteve num almoço do International Club of Portugal. Depois de levar Portugal ao Mundial 2026, técnico falou da seleção.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez presente no International Club of Portugal: «É uma oportunidade para aprender mais sobre o nosso povo português»

Roberto Martínez esteve num almoço do International Club of Portugal. Depois de levar Portugal ao Mundial 2026, técnico falou da seleção.

Cristiano Ronaldo | O “Adeus” do Eterno Capitão

Com Cristiano Ronaldo, Portugal deixou de ser uma seleção que poderia surpreender para se tornar numa seleção que tinha de vencer.

Até onde chegará Portugal no Mundial 2026?

A glamorosa vitória de Portugal por 9-1 frente à Arménia fez esquecer os erros cometidos diante da Hungria, em solo português