12 pontos nos clássicos como só Mourinho havia feito no FC Porto

O campeão regressou. Regressou dois anos depois. Num final feliz de uma época tão atípica.
Uns falam em sorte, outros falam em culpa dos adversários, mas há um dado que tem de ser realçado: os 12 pontos conquistados diante dos principais rivais. Um registo que não se via desde a era do Mourinho. Diante do SL Benfica e do Sporting CP, o FC Porto saiu sempre vencedor, tanto a jogar em casa como a jogar fora. E talvez tenha sido isso o principal motivo desta conquista.

Em Alvalade já não vencia desde a década passada e diante do SL Benfica, no Dragão, conseguiu a vitória que foi o início desta recuperação histórica. O jogo em que os portistas podiam ter ficado a dez pontos, mas que encurtaram distância para quatro. O jogo que provavelmente decidiu o título. Ainda questionam o quão meritório é este feito, mas até se torna irreal a forma como desvalorizam a recuperação portista e os triunfos nos duelos de fogo.

Ontem, no jogo que podia decidir o título, o FC Porto apenas precisava de um ponto diante do Sporting CP, mas foi mais além e somou três, fruto da vitória por 2-0 conseguida na segunda parte. Aliás, até tem sido essa uma das curiosidades da equipa de Sérgio Conceição. Depois da quarentena, quase todos os golos dos portistas foram apenas marcados na segunda parte. Isso até pode ter sido motivado pela força anímica que advém do balneário e da união que muitos falam.

12 pontos nos clássicos como só Mourinho havia feito no FC Porto. os 12 pontos conquistados diante dos principais rivais. do Mourinho
Conceição alcançou recorde de Mourinho
Fonte: FC Porto

Ontem, os leões até entraram melhor e chegaram mesmo a assustar os portistas, mas a nova estrela dos dragões até fez esquecer ausências. O miúdo Fábio Vieira tem magia nos pés. Jogou e deu a jogar e ainda deu o primeiro sinal de campeão: um remate à trave. Os golos surgiram depois, com o capitão Danilo a abrir caminho e o contestado Marega a consolidar o triunfo.

O FC Porto venceu o Sporting CP e venceu bem. Sem margem para dúvidas. Tal como já tinha vencido anteriormente em Alvalade e tal como venceu os benfiquistas nos dois jogos. A temporada foi atípica, não há como negar, mas os portistas diante dos principais rivais foram sempre mais fortes. E no final de contas, também levou a melhor e somou o 29°. campeonato.

A festa está a ser feita, com mais ou menos contenção. Mas os jogadores, esses que foram duramente criticados durante a época, hoje são heróis. O treinador que até o lugar pôs à disposição este ano na derrota da Taça da Liga, mais uma vez, fez do FC Porto campeão, tal como os adeptos pedem consecutivamente.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Filipa Mesquita
Filipa Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
A Filipa é uma apaixonada pelo futebol e, através da escrita, encontrou a melhor forma de viver esse amor. As palavras traduzem as emoções que se sente quando o seu clube entra em campo. Apesar do jornalismo estar cada vez mais subjugado a críticas, é esse mesmo jornalismo que a faz sonhar.                                                                                                                                                 A Filipa escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ian Cathro critica Liga pela indefinição dos horários e estádios e recusa jogar na paragem das seleções: «Prometi levar a minha filha à Disneyland»

Ian Cathro não poupou nas palavras e criticou a ausência de horários e a indefinição dos estádios. Em causa duelos com Santa Clara e Tondela. Antes destes jogos, o Estoril Praia entra em ação em Guimarães diante do Vitória SC.

Rodrigo Zalazar abre o ativo para o Braga frente ao Cluj

O Braga está a defrontar o Cluj, em jogo da segunda mão da 3.ª pré-eliminatória da Europa League. Rodrigo Zalazar abriu o marcador ao minuto 19'.

Deportivo da Corunha rejeita proposta do Sporting por Yeremay Hernández e pede 50 milhões de euros

O Deportivo da Corunha não aceitou a proposta do Sporting por Yeremay Hernández. Valor do extremo é de 50 milhões de euros.

Nemanja Matic deixa o Lyon de Paulo Fonseca após rescisão

O Lyon e Nemanja Matic chegaram a acordo para a rescisão de contrato. Médio deixa o emblema francês orientado por Paulo Fonseca após realizar 39 jogos na última temporada com um golo e uma assistência no registo pelo Lyon

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os onzes oficiais do Santa Clara x Larne de acesso à Conference League

O Santa Clara recebe o Larne na segunda mão da 3.ª pré-eliminatória da Conference League. Açorianos querem confirmar o playoff depois da vitória por 3-0 na Irlanda do Norte.

Benfica reage à mudança de postura do Fenerbahçe de José Mourinho quanto a Kerem Akturkoglu: 25 milhões de euros ou nada

O Fenerbahçe de José Mourinho quer reduzir o preço de Kerem Akturkoglu. Benfica é inflexível quanto às exigências financeiras pelo turco e exige que os turcos mantenham a proposta de 22,5+2,5 milhões de euros.

Eis os onzes oficiais do Braga x Cluj decisivo para o futuro arsenalista na Europa League

O Braga recebe o Cluj na segunda mão da 3.ª pré-eliminatória da Europa League. Arsenalistas querem confirmar o playoff depois da vitória por 2-1 na Roménia