Há uns dias, o presidente do FC Porto André Villas-Boas admitiu que o mercado de transferências ainda não está fechado para o clube do Dragão.
A surpreendente contratação a custo zero do internacional brasileiro Thiago Silva (já com 41 anos, mas na plenitude das suas capacidades físicas, técnicas e mentais), vem dotar a já fiável e sólida defesa portista de mais maturidade competitiva e experiência, além de todo o indispensável ADN vencedor que o veterano defesa-central brasileiro traz ao plantel comandado pelo técnico italiano Francesco Farioli.
Depois de ter investido oito milhões de euros na contratação do extremo polaco Oskar Pietuszweski de apenas 17 anos (considerado uma das grandes promessas do futebol europeu), o clube portista considera que ainda existem posições que deverão ser cobertas para garantir uma maior competitividade no plantel, e para suprir eventuais lacunas ou saídas.
A lesão prolongada do ponta-de-lança internacional holandês Luuk de Jong deverá ser suprida, para que Deniz Gul não seja a única alternativa ao goleador Samu Omorodion. E além disso, fala-se insistentemente no interesse dos turcos do Galatasaray em assegurar os serviços do médio-defensivo argentino Alan Varela, o que a acontecer, deixaria o plantel portista com apenas um médio com cultura e rotinas numa posição nevrálgica do terreno: o dominicano Pablo Rosario.
Estes são aqueles que considero os três reforços ideais neste mercado de Inverno para o FC Porto.
3.


Luís Esteves – Um dos grandes destaques da equipa-sensação Gil Vicente (que ocupa neste momento o quarto lugar do campeonato), o médio-ofensivo português tem sido o motor da equipa gilista. Jogador de fino recorte técnico, grande visão de jogo e sentido de baliza, poderá ser uma alternativa interessante a Gabri Veiga. Rodrigo Mora é mais um segundo avançado e não tem tanta disponibilidade física como Luís Esteves. Aos seus 27 anos, poderia ser este o passo ideal na carreira do jogador português, estando avaliado em dois milhões de euros.
2.


Diogo Sousa – O jovem médio-defensivo de apenas 19 anos formado nas escolas do Vitória SC, tem evoluído imenso sob o comando do técnico Luís Pinto, sendo já uma peça fundamental no esquema da equipa vimaranense. Um trinco de grande qualidade técnica, com elevado sentido posicional e com assinalável entendimento do jogo, acaba de conquistar a Taça da Liga com o seu clube do coração, onde se exibiu a grande nível na final contra o arquirrival Braga. Com um valor de mercado de 300 mil euros (o que pode ser considerado uma pechincha), poderá ser um dos reforços ideais para colmatar a provável saída de Alan Varela do clube azul e branco.
1.


Clayton Silva – Este seria certamente o investimento mais avultado de entre aqueles que considero os reforços ideais para a equipa portista. Contudo, estamos na presença de um jogador que tem tido uma grande consistência ao nível dos números e uma grande regularidade exibicional. Numa equipa da dimensão do Rio Ave, Clayton Silva já leva 10 golos (!) e cinco assistências esta época. Avançado letal e com instinto matador apuradíssimo, a sua mobilidade e versatilidade tornam-no um ponta-de-lança muito completo, e um dos jogadores mais interessantes do nosso campeonato. O seu passe está avaliado em 8 milhões de euros, o que poderá ser um impeditivo para a sua contratação, mas por onde passou, Clayton foi sempre garantia de golos. Com 27 anos recém-cumpridos, está no ponto de maturidade ideal para dar um salto definitivo na sua carreira.

