📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 5 piores jogos do FC Porto esta época

- Advertisement -

Não foi desta que Sérgio Conceição conseguiu conquistar o primeiro bicampeonato pelo Futebol Clube do Porto, enquanto treinador. O técnico azul e branco admitiu algum demérito da equipa, em alguns jogos, especialmente na primeira volta do Campeonato.

Na Liga dos Campeões, o percurso começou torto, porém endireitou-se a tempo. Mesmo assim, fica a sensação que o Porto poderia ter eliminado o Inter e ter alcançado, pelo menos, os quartos de final, se houvesse maior risco ofensivo da formação portista. 

As taças acabaram por ser o refúgio de títulos do clube. No entanto, a época não pode ser completamente positiva pela falta do principal troféu nacional. Não foi desta que o treinador do Porto conseguiu um bicampeonato pelo clube, algo que escapa desde 2012/2013.

O Bola na Rede faz uma lista dos cinco jogos mais negativos da época portista.

1.

João Mário Aziz FC Porto Rio Ave FC
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Rio Ave 3-1 FC Porto – Na quarta jornada, houve o primeiro deslize e logo frente a uma equipa vinda da Segunda Liga. Os azuis e brancos já tinham mostrado alguns sinais preocupantes no movimento ofensivo na primeira deslocação da época em Vizela. No entanto, frente ao Rio Ave, o Porto mostrou problemas nos corredores defensivos, especialmente do lado direito, algo já comum nos últimos anos.

Ao intervalo, a formação azul e branca perdia por 3-0 e apesar de ter havido uma mudança de atitude e três alterações no onze ao intervalo, os azuis e brancos não evitaram a derrota e ficavam em desvantagem pontual para o Benfica, até ao final.

2.

Pepê Mignolet Club Brugge KV FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

FC Porto 0-4 Club Brugge KV – Um dos jogos que fica na lista negra europeia do Porto e onde figuram encontros como a derrota frente ao Artmedia, igualmente no Estádio do Dragão, ou o desaire contra o APOEL, no Chipre.

O golo de Jutglà acabou por destruir a inspiração inicial portista e os erros foram-se acumulando.

Mesmo com algumas mudanças ao intervalo, a derrocada no resultado veio a seguir. O Porto mostrou mais uma vez sinais preocupantes, com David Carmo a aumentar a desconfiança dos sócios e adeptos azuis e brancos, na contratação mais cara de sempre do clube… Já parecia incontestável que faltava um elemento como Vitinha que tinha saído para a Paris Saint Germain, no verão, e a forma de jogar da equipa alterou-se com um prejuízo para a qualidade da equipa.

3.

Francisco Geraldes Stephen Eustáquio FC Porto Estoril
Fonte: Zito Delgado/Bola na Rede

GD Estoril Praia 1-1 FC Porto – Depois da derrota frente ao campeão belga, esperava-se a reação habitual pós-ressaca europeia no Campeonato. A verdade é que os portistas não se adaptaram as movimentações do meio-campo e dos extremos estorilistas. Mesmo assim, o Porto até conseguiu introduzir duas bolas na baliza, cujos lances acabaram por ser anulados.

Tiago Gouveia, emprestado pelo Benfica à formação da linha de Sintra, deu a vantagem à equipa da casa ainda na primeira parte. Os comandados de Sérgio Conceição voltaram com vontade, mas sem grande inspiração. Taremi, de penalti, já nos descontos, acabou por fazer o empate e reduzir a perda de pontos face ao rival Benfica.

4.

Mehdi Taremi FC Porto Gil Vicente
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

FC Porto 1-2 Gil Vicente FC – O Estádio do Dragão é a fortaleza do Futebol Clube do Porto e dificilmente quando se coloca a ganhar, não deixa escapar essa vantagem. Contudo, este encontro foi a exceção à regra.

Taremi colocou os azuis e brancos a vencerem logo no início e houve oportunidades para o Porto alargar a distância no marcador. Só que a formação treinada por Daniel Sousa começou a estar mais à vontade para atacar e obviamente explorar as laterais da defesa portista. Fran Navarro empatou ainda antes da meia hora de jogo e deixou os dragões intranquilos.

A expulsão de João Mário e o golo de penálti dos gilistas já nos descontos antes do intervalo tornaram a missão muito difícil para resgatar os três pontos. A verdade mesmo é que os portistas ainda ficaram reduzidos a nove e ficaram muito limitados na resposta ofensiva, acabando pelo resultado não se alterar. Provavelmente, este foi o resultado que acabou por ser decisivo em definitivo para o título encarnado. A reação de revolta foi do treinador ao presidente, mas especialmente contra a equipa de arbitragem….

5.

SC Braga 0-0 FC Porto O Porto vinha de um empate nos oitavos de final da Champions a zeros frente ao Inter, mas sabia que em Braga estava obrigado a ganhar para não se afastar mais na luta pelo título. No entanto, os jogadores portistas mostraram-se letárgicos a nível ofensivo e só perto do final do jogo é que tiveram uma oportunidade clara de golo.

Uma equipa campeã que quer revalidar o título não pode falhar nesses jogos. A formação treinada por Sérgio Conceição pareceu mais preocupada em não sofrer com as suas fragilidades defensivas e a armada atacante bracarense. Faltou coragem, discernimento e assertividade. Estas duas estiveram presentes na série vitoriosa, nas nove jornadas finais da Liga Portuguesa.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.

PUB

Mais Artigos Populares

Já passou pelo Braga e deixa aviso ao Barcelona: «Um clássico é muito mais do que três pontos»

Roberto Fernández é um dos destaques do Espanyol. O próximo encontro dos catalães será frente ao Barcelona, o maior rival.

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.

Adaptação do ano? Barcelona transformou lateral em central e jogador virou indiscutível

Gerard Martín assumiu a posição de defesa central no Barcelona e não deve voltar ao papel de lateral esquerdo tão cedo.