📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A Arbitragem não desculpa tudo

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

O FC Porto atrasou-se na luta pelo título com o empate cedido na Mata Real. Os Dragões viram os encarnados reforçarem a liderança do campeonato para seis pontos e, apesar de nada estar perdido por esta altura, as contas ficam mais complicadas.

É verdade que a equipa comandada por Nuno Espírito Santo tem razões para estar descontente com algumas arbitragens na presente época. Mas, na minha opinião, o que é ainda mais verdade é que os Dragões são uma equipa muito inconsistente e o campeão decide-se com base na consistência e qualidade de jogo apresentada durante uma competição. Para além desta inconsistência, é mais do que legítimo afirmar que o planeamento desportivo no início da temporada roçou o nível de desastre e esta a ganhar figura nos resultados que a equipa de futebol apresenta.

Em primeiro lugar, destaco a falta de alternativas a André Silva. O jovem avançado português tem estado muito bem nesta primeira época como titular indiscutível de dragão ao peito. Infelizmente, talvez fruto da tenra idade, o ponta de lança apresenta alguma inconsistência no que toca a marcar golos fáceis de concretizar e a decidir jogos. A verdade é que não se pode pedir muito mais a André Silva. Muito menos se pode pedir alguma coisa a Rui Pedro que é ainda mais jovem e não está preparado para pegar de estaca na equipa principal dos Dragões. Depoitre foi claramente um erro de casting que se está a pagar caro. Afinal de contas, a equipa líder do campeonato conta com três avançados como: Jonas, Mitroglou e Jimenez (um avançado que custou 20 milhões e que é a alternativa aos primeiros dois).

Feita esta análise, torna-se óbvio de perceber que o planeamento desportivo e a proposta ofensiva feita para atacar o título, parece-me má tendo em conta as soluções dos rivais e a idade de André Silva. Pedia-se um avançado experiente e que não fosse um erro de casting como Depoitre. O avançado belga ainda custou cerca de 6 milhões aos cofres azuis e brancos e não está a render nem metade desse preço.

Diogo Jota também não tem o faro goleador que a equipa necessita Fonte: FC Porto
Diogo Jota também não tem o faro goleador que a equipa necessita
Fonte: FC Porto

Continuando a abordar as soluções no sector ofensivo, os erros não acabam por aqui. É incompreensível perceber que nesta altura, uma das escolhas que a equipa fez para mudar o rumo de jogo na Mata Real recaíram em Silvestre Varela. Claramente, o FC Porto ainda sofre com algumas  das escolhas de Lopetegui (nomeadamente a dispensa de Ricardo Quaresma) e com os erros que a direção tem cometido. Os Dragões vão ficar sem Brahimi durante cerca de um mês e Corona não se tem mostrado com a regularidade necessária e que se pedia nesta altura da época. Varela está longe de ser o jogador influente de outrora e Otávio está a regressar de lesão. A única esperança e dúvida prende-se em Kelvin. Será que o jogador brasileiro vem do Brasileirão mais maduro e com outra capacidade para ser influente? É esperar para ver.

Custa-me estar a entregar de bandeja o campeonato ao SL Benfica mas parece-me irrealista o sonho de ver os Aliados de azul e branco este ano. A arbitragem que afastou o FC Porto da Taça de Portugal, o péssimo planeamento para a Taça da Liga (a arbitragem também não desculpa a eliminação precoce desta competição) e os seis pontos de vantagem para os maiores rivais reduzem-me as esperanças para o que resta desta época. Já para não falar da Liga dos Campeões. Percebo que no futebol são onze contra onze, mas se percebermos a qualidade que a equipa de Turim (que é penta campeã italiana) apresenta, é difícil prever um desfecho feliz desta eliminatória.

Foto de capa: FC Porto

Rafael Velho
Rafael Velhohttp://www.bolanarede.pt
O Rafael é estudante de Jornalismo e Comunicação e é observador assíduo da Premier League e da liga mais espectacular do mundo que é a NBA. Chora e vibra pelo Porto e o seu maior talento é ser treinador de bancada. Dentro dos pavilhões assume-se como um adepto dos LA Lakers desde que se apaixonou pela beleza do Basquetebol.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Boston Celtics perdem em final dramático com Neemias Queta envolvido

Os Boston Celtics perderam em casa com os Utah Jazz por 105-103 na NBA. Neemias Queta não ficou tão bem na fotografia.

Já são conhecidos os árbitros dos jogos do FC Porto e do Braga na Europa League

John Beaton será o árbitro do Utrecht x FC Porto. Já Balázs Berke estará no Braga x Genk, ambos jogos da Europa League.

Rui Costa deixa bicada: «Prefiro conviver com benfiquistas do que ir todos os dias para as televisões»

Rui Costa esteve em campanha em Portalegre. Presidente do Benfica e candidato a segundo mandato fez discurso.

FPF lança camisola em homenagem a Eusébio

A Federação Portuguesa de Futebol lançou equipamento dedicado a Eusébio. Portugal vestirá contra a Arménia.

PUB

Mais Artigos Populares

A união fez a força | Belenenses 0-2 União de Santarém

A União de Santatém deslocou-se ao Restelo para arrancar uma vitória tremenda e surpreendente por 2-0, com bis de Tomás Castro

Braga bate Rio Ave e segue em 3.º lugar da Primeira Liga Feminina

O Braga venceu o Rio Ave por 2-0 na quinta jornada da Primeira Liga Feminina. Arsenalistas seguem no 3.º lugar.

Goleada sem história | Benfica 5-0 Marítimo

As jogadoras do Benfica assumiram a liderança de forma isolada da Primeira Liga Feminina, com três pontos de avanço sobre o Sporting