A estrela azul e branca | RB Salzburg 0-1 FC Porto

- Advertisement -

Campo difícil e adversário competente culminam no primeiro grande teste do FC Porto que, na primeira jornada da Liga Europa, deslocou-se à Áustria e venceu, já nos minutos finais, o RB Salzburgo.

Perante uma das equipas mais complicadas que irá defrontar nesta primeira fase da Liga Europa, Francesco Farioli lançou o seu onze base, apesar da inclusão de Pablo Rosário no lado direito em detrimento de Martim Fernandes. O objetivo era claro: dar continuidade a rotinas trabalhadas até ao momento – mas não teve sucesso.

Numa altura em que o FC Porto é das equipas mais interessantes de ver jogar na atualidade, o Salzsburgo demonstrou, principalmente na primeira parte, que estudou muito bem os dragões que, em nenhum momento, fizeram uma boa pressão como é habitual. Veiga, Froholdt e Alan Varela subiam no terreno e o espaço entre o meio-campo e defesa aumentava, com Yeo a destacar-se como a principal figura. Os austríacos saíam facilmente em construção, quebrando linhas, e, sem bola, perturbavam as ações dos atletas portistas – Zaidu à cabeça.

No entanto, as oportunidades criadas pelo conjunto de Farioli, além do golo anulado, foram dando confiança à equipa mesmo que não estivesse a fazer uma boa exibição. Foram 45 minutos de uma melhoria constante, ainda que com alguns sustos. Mas quando se tem um guarda-redes que dá pontos, a missão torna-se mais fácil.

Na volta dos balneários, seria expectável alterações logo a abrir, mas não foi isso que sucedeu. Apenas aos 53 minutos é que Farioli mexeu, e fê-lo em dose tripla, com as entradas de William Gomes, Francisco Moura e Martim Fernandes.

Com as substituições, os dragões aumentaram o ritmo e melhoraram a forma como estavam a encarar a partida. O treinador italiano soube acrescentar alternativas à equipa, apesar das dificuldades causadas pelo Salzsburg que fez uma exibição fantástica – compactos, fortes nos duelos e com uma energia que advém da juvenilidade do plantel. Sentiu-se um FC Porto desconfortável a nível defensivo, algo pouco habitual nesta época.

Mas, tal como aconteceu na primeira parte, o cansaço dos austríacos galvanizou os portugueses para aquele que seria o grande momento do jogo, já nos últimos minutos: o “golaço” de William Gomes, que se está a tornar no “melhor titular a vindo do banco”. De facto, o brasileiro está a provar que o contexto pode mudar o mindset do jogador. Talento sempre teve, mas teria de ser bem trabalhado.

Vitória importante, suada, que coloca os azuis e brancos noutra dimensão anímica. Se, no jogo jogado, já são uma equipa difícil de bater, com a “estrelinha” do seu lado, os adversários terão que correr o dobro para vencer o conjunto de Francesco Farioli.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Suíça é terreno complicado para o Benfica e derrota contra o St. Gallen acentua histórico negativo

O Benfica perdeu com o St. Gallen no primeiro jogo da época 2026/27. Derrota acentua mau registo encarnado em solo suíço.

Marco Silva aponta erros do Benfica na derrota na estreia: «Temos de cuidar mais da bola e tratar melhor da bola»

O Benfica e o St. Gallen enfrentaram-se num encontro da segunda eliminatória de acesso à Europa League. Marco Silva já reagiu à derrota.

Benfica arranca época com o pé esquerdo e perde frente ao St. Gallen

O St. Gallen e o Benfica enfrentaram-se durante esta quinta-feira, num encontro da segunda eliminatória de acesso à Europa League.

Tom Gaal coloca St. Gallen a vencer o Benfica e preocupa Marco Silva

St. Gallen e Benfica defrontam-se na qualificação para a Europa League. Tom Gaal colocou o marcador em duas bolas a uma.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: ponta de lança espreita vaga na equipa principal

Gabriel Silva deixou uma boa imagem no estágio do Sporting e pode ser promovido à equipa principal nos próximos meses.

Barcelona liga os alarmes: médio está lesionado e não há data prevista para o regresso

O Barcelona confirmou em comunicado que Frenkie de Jong está lesionado, mas não vai ser operado, pelo menos para já.

Rafa Silva marca 1º golo do Benfica em 2026/27: eis o momento do empate contra o St. Gallen

Rafa Silva empatou o duelo em solo suíço e estreou-se a marcar. St. Gallen e Benfica defrontam-se na qualificação para a Europa League.