A Insustentável Leveza do 4-4-2 Losango

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

A época futebolística 2016/2017 do FC Porto tem sido marcada, entre outros aspetos, pela inconstância exibicional e de resultados. Como tal, se por um lado são memoráveis exibições como aquela que o FC Porto conseguiu em Roma contra o clube local, não podem também ser esquecidos jogos menos conseguidos como o (mais recente) empate sem golos em Tondela.

Apesar da irregularidade que tem vindo a ser apresentada, o jogo na Madeira contra o CD Nacional parece marcar um momento de upgrade futebolístico do clube associado a uma revolução tática operada por Nuno Espírito Santo. Para que este “passo em frente” tenha sido possível parece essencial destacar quatro “fatores” (chamemos-lhes assim) primordiais:

1) Otávio: com 21 anos de idade é evidente que tem ainda algumas arestas a limar, mas a sua qualidade futebolística não engana nem o analista menos atento. Otávio tem uma qualidade técnica acima da média e, acima de tudo, muita criatividade. Procura invadir frequentemente espaços interiores (algo que faltava, por exemplo, ao FC Porto de Lopetegui) e, nestes espaços habitualmente exíguos, consegue ser rápido tanto a decidir como a executar. São dele muitos dos passes de rutura que ocorrem ao longo do jogo, embora se perceba que ainda precisa de perceber melhor quando é que o último passe se trata, efetivamente, da melhor opção;

2) André Silva: com 20 anos de idade e já um hat-trick pela Seleção Nacional, facilmente se percebe que aqui reside o futuro (e atual) guardião da camisola 9 do futebol português. A sua capacidade física impressiona e, aliada a ela, destaca-se sobretudo a sua capacidade de movimentação sem bola. Este trabalho de André Silva é frequentemente invisível, mas é precisamente a sua variedade de movimentos (dos quais se destaca o ataque à profundidade) que leva a que este consiga fazer a diferença no atual cenário tático do FC Porto. Parece claro que André Silva necessita ainda de progredir sob o ponto de vista técnico, sobretudo no que concerne ao gesto técnico da finalização, no sentido de melhorar a sua eficácia. Ainda assim, para que tal seja possível é necessário que este vá somando tantos minutos quanto possível para ir aperfeiçoando, pela repetição, o seu futebol com bola;

Otávio tem sido uma das revelações do FC Porto Fonte: FC Porto
Otávio tem sido uma das revelações do FC Porto
Fonte: FC Porto

3) Óliver Torres: com 21 anos de idade Óliver Torres tem tudo para ser um centrocampista de topo no futebol espanhol e mundial. Tal como outros grandes médios do futebol mundial, Óliver destaca-se porque vê sempre mais do que os seus colegas e, à forma inteligente como consegue ler o jogo, alia uma capacidade técnica que lhe permite executar de forma (quase) perfeita tudo aquilo que imagina. Em pequenos espaços o espanhol consegue, por vezes com apenas um toque, criar uma nova situação de jogo e, como tal, desequilibrar a defesa adversária. Com todos estes predicados, Óliver pode legitimamente aspirar a ser o melhor futebolista da época 2016/2017 da Liga NOS.

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Selecionador da Colômbia elogia Richard Ríos: «Atitude fantástica»

Richard Rios elogiado pelo selecionador da Colômbia. O jogador do Benfica poderá ser titular no próximo jogo.

Gana de Carlos Queiroz frustra planos de Inglaterra e garante empate por 0-0 no Mundial 2026

Mais um grande resultado para o Gana de Carlos Queiroz. Seleção africana segurou o 0-0 diante de Inglaterra no Mundial 2026.

Bruno Fernandes reage à goleada de Portugal: «É um passo importante para nós»

Bruno Fernandes reagiu ao Portugal x Uzbequistão para a segunda jornada do Mundial 2026. Seleção Nacional ganhou por 5-0.

Rúben Neves após goleada de Portugal: «Agora é crescer para ir o mais longe possível»

Rúben Neves reagiu ao Portugal x Uzbequistão para a segunda jornada do Mundial 2026. Seleção Nacional ganhou por 5-0.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez sobre Cristiano Ronaldo nos 90 minutos: «É um jogador que joga tudo no seu clube, só teve uma lesão em março. Está...

Roberto Martínez falou em conferência de imprensa após a vitória de Portugal. Seleção Nacional goleou o Uzbequistão por 5-0.

Roberto Martínez sobre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi: «São jogadores que mudaram o futebol. Precisaram da sua rivalidade para crescer»

Roberto Martínez falou em conferência de imprensa após a vitória de Portugal. Seleção Nacional goleou o Uzbequistão por 5-0.

Estoril Open: elenco de peso (e muitas caras conhecidas) na edição de 2026

Decorreu durante esta terça-feira a apresentação da próxima edição do Estoril Open, que decorre entre os dias 18 e 26 de julho.