A paragem do campeonato e as suas repercussões no FC Porto

- Advertisement -

Ao contrário de muitos campeonatos pela Europa fora, a Primeira Liga vai parar durante sensivelmente um mês. Concorde-se ou não com esta decisão tomada pela Liga, só em finais de outubro é que o FC Porto vai reentrar em ação no campeonato, e logo frente ao surpreendente líder: o FC Famalicão.

Toda esta paragem levanta inúmeras questões em torno da equipa azul e branca, mas convido o leitor a refletir comigo sobre as possíveis repercussões desta paragem nos comandados por Sérgio Conceição.

O último jogo dos dragões não foi para o campeonato nacional, mas sim para a Liga Europa, que contou com uma derrota frente ao Feyenoord Rotterdam por 2-0. Não é, pois, a melhor forma de terminar um ciclo de jogos consecutivos, pois o que os adeptos portistas esperavam era logo um jogo o mais rapidamente possível, para a equipa se poder reconciliar com a sua massa associativa.

Contudo, parece que o próximo jogo da competição mais importante em que os dragões estão inseridos só se vai realizar daqui a bastante tempo, se bem que os adeptos vão poder matar saudades no jogo da Taça de Portugal frente ao SC Coimbrões e na receção ao Rangers FC, para a segunda competição mais importante da UEFA.

A meu ver, as possíveis repercussões desta longa paragem no campeonato para a equipa são, por um lado, positivas, e, por outro, negativas. Começando por falar no lado positivo desta interrupção, é mais que evidente que o melhor que pode acontecer a uma equipa é ter o seu tempo para poder assentar as ideias incutidas pelo mister, isto é, sem a pressão dos jogos do campeonato, os treinos da equipa azul e branca podem deixar de se focar principalmente no estudo do adversário, mas sim no aperfeiçoamento do futebol em termos técnicos e táticos.

Pelo que se tem visto desta equipa, é percetível que há muito a melhorar, nomeadamente nas situações de transição defesa-ataque em que a equipa continua a errar muitos passes e a focar-se no individualismo dos seus jogadores, e nas segundas bolas, muitas vezes sem sucesso. A juntar a tudo isto, reforço a ideia de que o que falta à equipa do FC Porto é um futebol mais rápido e entrosado, evitando assim o futebol demasiado direto que, por vezes, irrita os adeptos.

Aboubakar é um dos jogadores que pode aproveitar esta paragem para as seleções.
Fonte: FC Porto

Se esta equipa conseguir fazer de tudo isto um pouco em campo, penso que o sucesso é a palavra que melhor se encaixará nas ambições das tropas de Sérgio Conceição.

Independentemente de tudo isto, os jogadores vão ter direito a um maior tempo de descanso que é sempre importante para um profissional, seja de que área for.

Em poucas palavras, podemos definir esta paragem como uma forma de aperfeiçoar o laboratório do olival, recuperar jogadores, e dar oportunidades a pérolas que estejam tapadas pelos internacionais ausentes pelas suas seleções.

Como não há um lado positivo sem negativo, torna-se importante referir que nem tudo é um mar de rosas.

Assim sendo, as possíveis repercussões negativas desta paragem no campeonato para a equipa do FC Porto são essencialmente duas: o vírus FIFA e a quebra de ritmo da equipa pela falta de jogos, pese embora os confrontos para a Taça de Portugal e para a Liga Europa.

Estou certo de que já ouviram falar no vírus FIFA, que afeta todos os grandes clubes que têm a primazia de ter nas suas fileiras jogadores internacionais pelas suas seleções. Os dragões não são exceção, e mais uma vez contam com a ausência de inúmeros jogadores que representam o seu país.

Tudo isto é um orgulho para qualquer portista, mas tem os seus grandes problemas. De facto, qualquer internacional está propício a uma lesão e os jogadores internacionais do FC Porto não são exceção. Resta saber se algum desses possíveis lesionados recuperará a tempo do embate frente ao líder FC Famalicão, para não falar nos dois confrontos anteriores que os dragões têm.

Outro exemplo de uma consequência negativa desta paragem no campeonato é a possível quebra de ritmo dos jogadores pela falta de jogos, mas este não parece ser um problema que tire o sono à equipa técnica de Sérgio Conceição, isto porque é sempre possível marcar jogos particulares contra outras equipas, o que também serve para dar minutos nas pernas de jogadores menos utilizados que finalmente procuram afirmar-se de dragão ao peito.

São estas as repercussões que eu considero possíveis para este FC Porto na paragem do campeonato nacional. Contudo, enganem-se aqueles que pensam que estas consequências afetam apenas o FC Porto, pois estas são um padrão para todas as grandes equipas.

Foto de capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting de portas fechadas, saída nos leões e dúvidas em torno a Lorenzo Lucca: o que o mercado nos deu esta...

O mercado de transferências de inverno está aberto e vários nomes têm sido protagonistas de rumores de possíveis mudanças.

Bruno Fernandes com futuro esclarecido no Manchester United

Bruno Fernandes não vai deixar o Manchester United neste mercado de transferências de inverno, mantendo-se no clube.

Vizela aplica goleada ao Paços de Ferreira

O Vizela venceu o Paços de Ferreira na noite desta quinta-feira por três bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Barcelona elimina Racing Santander (que contou com 2 golos anulados) da Taça do Rei

O Barcelona foi à Cantábria bater o Racing Santander por duas bolas a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Jurgen Klopp colocaria Vinícius Júnior fora do clube e contrataria internacional espanhol

Jurgen Klopp está a ser apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico do plantel do Real Madrid.

Flamengo confirma contratação de Andrew Ventura ao Gil Vicente

Andrew Ventura foi oficializado como guarda-redes do Flamengo. O guardião brasileiro de 24 anos deixou o Gil Vicente a título definitivo.

Rafael Leão assiste e AC Milan derrota Como 1907

O AC Milan foi ao terreno do Como 1907 na noite desta quinta-feira vencer por três bolas a uma, num encontro da Serie A.