📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A raça que alimenta os sonhos!

- Advertisement -

Com os holofotes ligados, e a Europa de olho, o FC Porto agigantou-se diante da AS Roma e carimbou, com toda a justiça, a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões. O mesmo é dizer que os portugueses estão entre as oito melhores equipas da Europa. E daqui em diante, sonhar é permitido.

As expectativas para esta partida eram altas, os receios do passado também, mas a raça e a ambição falaram mais alto. O que é certo é que as duas equipas vinham de uma derrota no campeonato e, consequentemente, procuravam uma vitória para afogar as mágoas, mas, e sem tirar mérito aos italianos, o FC Porto foi a única equipa a querer vencer e a justificar o resultado.

Que vitória. Que jogo. Que reviravolta. Se é certo que há partidas que são memoráveis, esta é uma delas. Soares, Marega e Alex Telles, os homens que vestiram a camisola de heróis e consumaram a vitória, num dia em que o estádio esteve em uníssono com os jogadores. É futebol, é a liga milionária, é a paixão a mover multidões e a puxar uma equipa para a frente.

Alex Telles na marcação da grande penalidade que permitiu a passagem do FC Porto aos quartos de final da Liga dos Campeões
Fonte: FC Porto

Agora… vamos a contas. Com esta vitória, o FC Porto alcançou os quartos de final pela oitava vez na história do clube, sexta no atual formato. A última vez que os portistas chegaram a esta fase foi na época de 2014/2015, na altura acabaram eliminados pelo FC Bayern de Munique.

Para já o adversário ainda é uma incógnita, com o sorteio a realizar-se apenas a 15 de março, mas há já possíveis adversários: Manchester United, Ajax, Tottenham. Outros quatro tubarões também podem atravessar-se no caminho dos portugueses, mas ainda têm de jogar.

Dos possíveis adversários conhecidos, talvez a equipa holandesa do Ajax seja a equipa tecnicamente mais acessível, mas há que ter em conta que foram os culpados pela eliminação do tricampeão europeu, o Real Madrid CF. Nesta fase da competição qualquer adversário será uma dor de cabeça, mas se realmente somos do tamanho dos nossos sonhos, esperemos que este FC Porto se agigante novamente.

Para além do fator económico, esta vitória pode ser uma injeção de confiança na equipa de Sérgio Conceição para o campeonato, depois de perder a liderança para o Benfica, em casa. Mas são pelo menos mais dois jogos que a equipa terá pela frente, numa altura em que os jogadores acusam cansaço nem tudo é positivo. Mas de vitória em vitória se faz história… E daqui para a frente, pelo menos na Europa, tudo será uma conquista.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves 

Filipa Mesquita
Filipa Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
A Filipa é uma apaixonada pelo futebol e, através da escrita, encontrou a melhor forma de viver esse amor. As palavras traduzem as emoções que se sente quando o seu clube entra em campo. Apesar do jornalismo estar cada vez mais subjugado a críticas, é esse mesmo jornalismo que a faz sonhar.                                                                                                                                                 A Filipa escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.

PUB

Mais Artigos Populares

Já passou pelo Braga e deixa aviso ao Barcelona: «Um clássico é muito mais do que três pontos»

Roberto Fernández é um dos destaques do Espanyol. O próximo encontro dos catalães será frente ao Barcelona, o maior rival.

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.

Adaptação do ano? Barcelona transformou lateral em central e jogador virou indiscutível

Gerard Martín assumiu a posição de defesa central no Barcelona e não deve voltar ao papel de lateral esquerdo tão cedo.