A sapiência de Paulo Fonseca

As conferências de imprensa de Paulo Fonseca são algo que me deixam sempre colado ao televisor. Não é por cometer gaffes na língua portuguesa, nem por ter uma forma engraçada de falar. O meu fascínio deve-se exclusivamente ao conteúdo das palavras que saem da boca do treinador do Porto.

Já por várias vezes afirmei que, na maioria das vezes, Paulo Fonseca fala demasiado e acaba por proferir palavras muito infelizes. Recentemente, quando confrontado com a ausência de Otamendi na lista de inscritos para a Liga Europa, Paulo Fonseca dirigiu a questão para a alçada da direcção, afirmando que é um assunto que será resolvido pela mesma. Perfeito. Se tivesse ficado por aqui, não havia nada a apontar. Porém, Paulo Fonseca alongou-se sobre o assunto e “deixou fugir” que o argentino não fazia parte dos planos. Erro. Podemos até dizer que os boatos da saída de Otamendi eram bastante fortes, mas não cabe ao treinador dar a entender que o jogador está de saída. Um exemplo em muitos com que o treinador brinda a comunicação social.

Ontem, após o jogo com o Gil Vicente – onde o Porto fez um jogo sem espinhas num relvado com a qualidade do quintal da minha vizinha – num momento de pura lucidez, Paulo Fonseca, na sua voz excessiva que a mim me soa a arrogante, disse que são os jogadores que precisam de cativar os adeptos. Paulo Fonseca finalmente descobriu a pólvora! Obviamente que são os jogadores que fazem mover os adeptos. São as boas exibições que promovem o carinho e a preocupação dos adeptos. É a classe do jogo azul e branco que faz adeptos do Porto viajarem até Barcelos, como ontem, para verem a sua equipa jogar num campo de batatas com condições bastante incomodativas.

Já o disse em artigos passados e mantenho a minha posição: os adeptos são a peça mais importante da estrutura de um clube. Boas exibições, vitórias e praticar bom futebol. Estas são as bases de uma massa de apoiantes. Numa situação como a do Porto – segundo lugar, com um atraso de 4 pontos perante o seu principal rival Benfica – é imperativo que os adeptos estejam do nosso lado.

Falta ainda muito jogo…

A segunda volta ainda agora começou e a última jornada é jogada no estádio do Dragão. Mas para manter a luta acesa e fazer planos para receber as faixas de campeão é necessário, para além de mostrar bom futebol, ter adeptos nas bancadas. Desde o Superbowl (o equivalente à final da Champions League de futebol americano) que o conceito dos Seattle Seahawks do 12º jogador está ao rubro. Pois, em momentos complicados, vamos precisar desse 12º homem em campo.

 

O 12º jogador azul e branco Fonte: Fotosdacurva.com
O 12º jogador azul e branco
Fonte: Fotosdacurva.com

 

Não estou contra Paulo Fonseca. Pinto da Costa confiou-lhe o comando técnico do Porto com a certeza de que ele faria um bom trabalho. Porém, não sou cego perante o jogo e tudo o que o rodeia. Como tal, posso dizer que não sou o maior fã de Paulo Fonseca, mas se ele conseguir fazer o seu trabalho e elevar o Porto ao seu estatuto de vencedor e de melhor equipa de Portugal, serei o primeiro a dar-lhe mérito e a congratulá-lo. No Porto, o mais importante são os resultados. Todos os elementos que fazem parte do clube são avaliados conforme os resultados. Se Paulo Fonseca mostrar trabalho, vai continuar a fazer parte da estrutura. Com sorte até ganha mais um fã… Mas ainda falta muito.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

José Rafael Lopes
José Rafael Lopes
O José rejeita a expressão “portista desde pequenino”, uma vez que até nem nasceu do Porto. Mas rapidamente entendeu que é no norte que se pratica bom futebol. E, como defensor dessa prática, afirma convictamente que o Porto é mesmo a melhor equipa em Portugal.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

As primeiras palavras de Gabri Veiga como jogador do FC Porto: «Já falávamos há quase um ano»

Gabri Veiga foi oficializado como novo jogador do FC Porto. Médio espanhol teceu primeiras declarações de azul e branco.

As 5 principais ideias do discurso de Noronha Lopes na candidatura à presidência do Benfica

João Noronha Lopes é oficialmente candidato à presidência do Benfica. Eis as ideias principais do discurso do gestor.

João Noronha Lopes lança candidatura: «Que banho de benfiquismo, que vontade de entrar em campo»

João Noronha Lopes apresentou esta quinta-feira a sua candidatura à presidência do Benfica. As eleições estão marcadas para outubro.

Gabri Veiga confirmado no FC Porto por 15 milhões de euros

Gabri Veiga foi confirmado durante esta quinta-feira como o mais recente reforço do FC Porto, assinando até 2030.

PUB

Mais Artigos Populares

Vítor Paneira volta a apoiar Noronha Lopes: «Acho que nós ganhámos as outras eleições»

Vítor Paneira esteve presente na apresentação da candidatura de João Noronha Lopes à presidência do Benfica, que se realizou esta quinta-feira.

Vasco Botelho da Costa confirmado como treinador do Moreirense

O Moreirense confirmou a contratação de Vasco Botelho da Costa como treinador principal. O técnico levou o Alverca à subida de divisão.

Angola de Pedro Soares Gonçalves estreia-se na Taça COSAFA com empate

A seleção de Angola de Pedro Soares Gonçalves começou a participação na Taça COSAFA. Empate com a Namíbia por 1-1.