📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A sapiência de Paulo Fonseca

- Advertisement -

As conferências de imprensa de Paulo Fonseca são algo que me deixam sempre colado ao televisor. Não é por cometer gaffes na língua portuguesa, nem por ter uma forma engraçada de falar. O meu fascínio deve-se exclusivamente ao conteúdo das palavras que saem da boca do treinador do Porto.

Já por várias vezes afirmei que, na maioria das vezes, Paulo Fonseca fala demasiado e acaba por proferir palavras muito infelizes. Recentemente, quando confrontado com a ausência de Otamendi na lista de inscritos para a Liga Europa, Paulo Fonseca dirigiu a questão para a alçada da direcção, afirmando que é um assunto que será resolvido pela mesma. Perfeito. Se tivesse ficado por aqui, não havia nada a apontar. Porém, Paulo Fonseca alongou-se sobre o assunto e “deixou fugir” que o argentino não fazia parte dos planos. Erro. Podemos até dizer que os boatos da saída de Otamendi eram bastante fortes, mas não cabe ao treinador dar a entender que o jogador está de saída. Um exemplo em muitos com que o treinador brinda a comunicação social.

Ontem, após o jogo com o Gil Vicente – onde o Porto fez um jogo sem espinhas num relvado com a qualidade do quintal da minha vizinha – num momento de pura lucidez, Paulo Fonseca, na sua voz excessiva que a mim me soa a arrogante, disse que são os jogadores que precisam de cativar os adeptos. Paulo Fonseca finalmente descobriu a pólvora! Obviamente que são os jogadores que fazem mover os adeptos. São as boas exibições que promovem o carinho e a preocupação dos adeptos. É a classe do jogo azul e branco que faz adeptos do Porto viajarem até Barcelos, como ontem, para verem a sua equipa jogar num campo de batatas com condições bastante incomodativas.

Já o disse em artigos passados e mantenho a minha posição: os adeptos são a peça mais importante da estrutura de um clube. Boas exibições, vitórias e praticar bom futebol. Estas são as bases de uma massa de apoiantes. Numa situação como a do Porto – segundo lugar, com um atraso de 4 pontos perante o seu principal rival Benfica – é imperativo que os adeptos estejam do nosso lado.

Falta ainda muito jogo…

A segunda volta ainda agora começou e a última jornada é jogada no estádio do Dragão. Mas para manter a luta acesa e fazer planos para receber as faixas de campeão é necessário, para além de mostrar bom futebol, ter adeptos nas bancadas. Desde o Superbowl (o equivalente à final da Champions League de futebol americano) que o conceito dos Seattle Seahawks do 12º jogador está ao rubro. Pois, em momentos complicados, vamos precisar desse 12º homem em campo.

 

O 12º jogador azul e branco Fonte: Fotosdacurva.com
O 12º jogador azul e branco
Fonte: Fotosdacurva.com

 

Não estou contra Paulo Fonseca. Pinto da Costa confiou-lhe o comando técnico do Porto com a certeza de que ele faria um bom trabalho. Porém, não sou cego perante o jogo e tudo o que o rodeia. Como tal, posso dizer que não sou o maior fã de Paulo Fonseca, mas se ele conseguir fazer o seu trabalho e elevar o Porto ao seu estatuto de vencedor e de melhor equipa de Portugal, serei o primeiro a dar-lhe mérito e a congratulá-lo. No Porto, o mais importante são os resultados. Todos os elementos que fazem parte do clube são avaliados conforme os resultados. Se Paulo Fonseca mostrar trabalho, vai continuar a fazer parte da estrutura. Com sorte até ganha mais um fã… Mas ainda falta muito.

José Rafael Lopes
José Rafael Lopes
O José rejeita a expressão “portista desde pequenino”, uma vez que até nem nasceu do Porto. Mas rapidamente entendeu que é no norte que se pratica bom futebol. E, como defensor dessa prática, afirma convictamente que o Porto é mesmo a melhor equipa em Portugal.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal cai frente aos Países Baixos em jogo de preparação

Portugal perdeu num teste exigente diante dos Países Baixos por 2-1, em jogo de preparação. Andreia Faria marcou o único golo português.

Como 1907 ganha e fica agora a 3 pontos da liderança da Serie A

O Como 1907 venceu o Sassuolo por 2-0 na jornada 13 da Serie A. Turma de Cesc Fàbregas aproxima-se dos lugares cimeiros.

Rui Costa após ser questionado por Rafa Silva: «Presente de Natal? Quem tem de dar são os jogadores que cá estão»

Rui Costa, presidente do Benfica, não se quis alongar sobre o tema Rafa Silva. Avançado tem sido associado ao clube da Luz.

Vitória SC x Sporting a 23 de dezembro e Braga x Benfica na jornada seguinte: eis os horários de todos os jogos da Liga...

A Liga Portugal anunciou esta sexta-feira os horários de todos os jogos da da Primeira Liga até ao final da primeira volta.

PUB

Mais Artigos Populares

Manuel Pellegrini prolonga ligação ao Real Betis até 2027

O Real Bétis garantiu a continuidade de Manuel Pellegrini por mais uma temporada. O treinador chileno, fica agora ligado ao clube até junho de 2027.

Jogadores do Benfica e José Mourinho perspectivam campeão do mundo de F1

A época de Fórmula 1 está quase a acabar e o GP do Catar, pode decidir tudo. No Benfica Campus, antes do treino desta sexta-feira, o tema atravessou o relvado e José Mourinho e o plantel arriscaram palpites sobre quem vai levantar o troféu.

Miralem Pjanic diz adeus aos relvados e já prepara nova vida fora das 4 linhas

Miralem Pjanic decidiu terminar a carreira aos 35 anos. O bósnio opta agora por seguir outro caminho, ainda dentro do futebol.