📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A “sorte” de Conceição!

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

O Futebol Clube do Porto segue em primeiro lugar no campeonato nacional, líder isolado, com mais dois pontos que o segundo classificado. Apesar de ter dividido os pontos, no passado domingo, com a equipa leonina, ficou claramente demonstrada a superioridade dos dragões, tanto nos processos ofensivos como nos processos defensivos.

Dias antes deste clássico, o FCP defrontou o campeão em título da liga francesa, num jogo fora que se adivinhava o mais complicado do grupo, e onde o Porto era obrigado a somar pontos, dado que tropeçou (com um estrondo) frente aos turcos do Besiktas no Dragão e uma possível derrota iria ser um duro golpe nas aspirações europeias. E a equipa de Sérgio Conceição não vacilou, demonstrou ser uma equipa pragmática que neutralizou os monegascos de Leonardo Jardim, o Porto venceu por três bolas a zero e ficou à vista de todos, tanto dos adversários nacionais como dos europeus, o poder que este plantel tem. Mas qual foi a formula mágica? Quais são as componentes por de trás deste início fulminante de campeonato e das grandes exibições da equipa?

Sérgio Conceição chegou a Invicta com o objetivo de ser campeão, com a agravante de que não iria poder contar com os milhões que os seus antecessores tinham tido. A ex glória azul e branca pegou no que o seu antecessor (Nuno Espirito Santo) tinha feito e melhorou. A equipa agora dispõe de um caudal ofensivo enorme, à partida com nomes menos sonantes que nas épocas passadas na frente de ataque, mas com números para apresentar. Na época passada, o Porto na décima jornada contava com 17 pontos em 30 possíveis, 18 golos marcados e oito golos sofridos, em contrapartida, esta época, na oitava jornada tem 22 pontos de 24 possíveis, 19 golos marcados e três sofridos.

Estes dados mostram que não só a frente de ataque está mais finalizadora como a defesa melhorou exponencialmente. A defesa foi sempre o setor que NES privilegiou e, no final da época passada, não era debatível a questão de quem tinha a melhor defesa do campeonato, claramente o Porto mostrava-se muito mais forte que os seus oponentes. Com uma nova época e com um novo treinador que claramente privilegia mais os processos ofensivos, esperava-se um Porto que sofresse mais golos, mas aconteceu exatamente o contrário, o plantel não só continuou bom a defender, como melhorou, tanto em termos de quantidade como de qualidade, nomes como Ricardo Pereira e Diego Reyes ajudaram a dar uma nova profundidade ao setor defensivo.

Sérgio Conceição foi a grande aquisição do FC Porto Fonte: FC Porto
Sérgio Conceição foi a grande aquisição do FC Porto
Fonte: FC Porto

Mas não foi só o setor defensivo que ganhou profundidade, o meio campo também recebeu homens, com o nome de maior destaque a ser, sem dúvida, Sérgio Oliveira, que foi aposta para o meio campo, e André André que embora não tivesse saído do clube, renasceu das cinzas e tem feito jogos com muita qualidade.

Nas alas, encontramos Hernâni que tem sido aposta frequente do treinador no banco, vemos um maior rendimento de Brahimi e Corona, e na frente de ataque nomes improváveis há uns anos atrás (como Marega e Tiquinho Soares) mas que, atualmente, vão valendo o primeiro lugar aos azuis e brancos, não só o primeiro lugar como o melhor ataque e a melhor defesa.

Ainda é prematuro fazer considerações da classificação do campeonato a médio-longo prazo, mas uma coisa é certa, Sérgio Conceição teve “sorte” no seu grupo de trabalho. Esta sorte de que eu falo é a mesma sorte que Vítor Pereira falou na conferência que antecedia o Porto vs Benfica na penúltima jornada do campeonato. Citando o ex treinador portista: “a sorte dá trabalho”. E esta sorte de Conceição é fruto de muito empenho e de um plano que foi bem feito e bem executado, se a equipa continuar a desenvolver este trabalho, com a mesma garra, com a mesma ambição e, acima de tudo, com o mesmo pragmatismo, não tenho dúvidas de que, em Maio, os Aliados voltarão a pintar-se de azul e branco e que os cânticos de “campeões” voltarão a ser entoados no Dragão.

No sucesso ou no fracasso, seguimos juntos.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Gabriel Fábrega
Gabriel Fábregahttp://www.bolanarede.pt
Seja qual for o campo, Lisboa tem mais encanto pintada de azul e branco. Poeta nas horas vagas. Ele é pragmático e tem piada (às vezes). Politicamente (in)correto.                                                                                                                                                 O Gabriel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira vence Juventude e segura liderança do Brasileirão

O Palmeiras foi ao terreno do Juventude vencer por 2-0, na jornada 31 do Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira continua na liderança.

Defesa do Tondela na mira do Sporting e do Braga

O Sporting e o Braga estão de olho em Brayan Medina. O defesa-central colombiano tem estado em destaque no Tondela.

Real Betis bate Mallorca com bis de Antony: eis os resultados do dia da La Liga

O Real Betis venceu o Mallorca por 3-0 para a jornada 11 da La Liga. Antony bisou com golos na primeira parte.

Aaron Ramsey dispensado do Pumas por se ausentar para procurar pelo seu cão desaparecido

Aaron Ramsey jogou apenas seis jogos pelo Pumas e foi dispensado após se ausentar para procurar pelo seu cão desaparecido.

PUB

Mais Artigos Populares

Changchun Yatai de Ricardo Soares despromovido na Liga Chinesa

O técnico português, Ricardo Soares, chegou a meio da temporada ao Changchun Yatai e não conseguiu evitar a despromoção.

Venceu o Mundial 2014, reformou-se aos 29 anos e dedica-se ao desportos radicais: «Quero beneficiar destes momentos difíceis»

André Schurrle, campeão mundial pela Alemanha em 2014, retirou-se aos 29 anos, e agora decidiu dedicar-se aos desportos radicais.

Christian Chivu reflete sobre a vitória do Inter Milão e elogia liderança de Lautaro Martínez: «Um exemplo para todos»

O técnico do Inter Milão, Cristian Chivu, falou sobre a vitória deste domingo frente ao Hellas Verona e elogiou Lautaro Martinez.