A “sorte” de Conceição!

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

O Futebol Clube do Porto segue em primeiro lugar no campeonato nacional, líder isolado, com mais dois pontos que o segundo classificado. Apesar de ter dividido os pontos, no passado domingo, com a equipa leonina, ficou claramente demonstrada a superioridade dos dragões, tanto nos processos ofensivos como nos processos defensivos.

Dias antes deste clássico, o FCP defrontou o campeão em título da liga francesa, num jogo fora que se adivinhava o mais complicado do grupo, e onde o Porto era obrigado a somar pontos, dado que tropeçou (com um estrondo) frente aos turcos do Besiktas no Dragão e uma possível derrota iria ser um duro golpe nas aspirações europeias. E a equipa de Sérgio Conceição não vacilou, demonstrou ser uma equipa pragmática que neutralizou os monegascos de Leonardo Jardim, o Porto venceu por três bolas a zero e ficou à vista de todos, tanto dos adversários nacionais como dos europeus, o poder que este plantel tem. Mas qual foi a formula mágica? Quais são as componentes por de trás deste início fulminante de campeonato e das grandes exibições da equipa?

Sérgio Conceição chegou a Invicta com o objetivo de ser campeão, com a agravante de que não iria poder contar com os milhões que os seus antecessores tinham tido. A ex glória azul e branca pegou no que o seu antecessor (Nuno Espirito Santo) tinha feito e melhorou. A equipa agora dispõe de um caudal ofensivo enorme, à partida com nomes menos sonantes que nas épocas passadas na frente de ataque, mas com números para apresentar. Na época passada, o Porto na décima jornada contava com 17 pontos em 30 possíveis, 18 golos marcados e oito golos sofridos, em contrapartida, esta época, na oitava jornada tem 22 pontos de 24 possíveis, 19 golos marcados e três sofridos.

Estes dados mostram que não só a frente de ataque está mais finalizadora como a defesa melhorou exponencialmente. A defesa foi sempre o setor que NES privilegiou e, no final da época passada, não era debatível a questão de quem tinha a melhor defesa do campeonato, claramente o Porto mostrava-se muito mais forte que os seus oponentes. Com uma nova época e com um novo treinador que claramente privilegia mais os processos ofensivos, esperava-se um Porto que sofresse mais golos, mas aconteceu exatamente o contrário, o plantel não só continuou bom a defender, como melhorou, tanto em termos de quantidade como de qualidade, nomes como Ricardo Pereira e Diego Reyes ajudaram a dar uma nova profundidade ao setor defensivo.

Sérgio Conceição foi a grande aquisição do FC Porto Fonte: FC Porto
Sérgio Conceição foi a grande aquisição do FC Porto
Fonte: FC Porto

Mas não foi só o setor defensivo que ganhou profundidade, o meio campo também recebeu homens, com o nome de maior destaque a ser, sem dúvida, Sérgio Oliveira, que foi aposta para o meio campo, e André André que embora não tivesse saído do clube, renasceu das cinzas e tem feito jogos com muita qualidade.

Nas alas, encontramos Hernâni que tem sido aposta frequente do treinador no banco, vemos um maior rendimento de Brahimi e Corona, e na frente de ataque nomes improváveis há uns anos atrás (como Marega e Tiquinho Soares) mas que, atualmente, vão valendo o primeiro lugar aos azuis e brancos, não só o primeiro lugar como o melhor ataque e a melhor defesa.

Ainda é prematuro fazer considerações da classificação do campeonato a médio-longo prazo, mas uma coisa é certa, Sérgio Conceição teve “sorte” no seu grupo de trabalho. Esta sorte de que eu falo é a mesma sorte que Vítor Pereira falou na conferência que antecedia o Porto vs Benfica na penúltima jornada do campeonato. Citando o ex treinador portista: “a sorte dá trabalho”. E esta sorte de Conceição é fruto de muito empenho e de um plano que foi bem feito e bem executado, se a equipa continuar a desenvolver este trabalho, com a mesma garra, com a mesma ambição e, acima de tudo, com o mesmo pragmatismo, não tenho dúvidas de que, em Maio, os Aliados voltarão a pintar-se de azul e branco e que os cânticos de “campeões” voltarão a ser entoados no Dragão.

No sucesso ou no fracasso, seguimos juntos.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Gabriel Fábrega
Gabriel Fábregahttp://www.bolanarede.pt
Seja qual for o campo, Lisboa tem mais encanto pintada de azul e branco. Poeta nas horas vagas. Ele é pragmático e tem piada (às vezes). Politicamente (in)correto.                                                                                                                                                 O Gabriel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica cai no Estádio do Dragão e soma registo negativo inédito na temporada

O Benfica perdeu frente ao FC Porto e somou a sexta derrota na temporada. As águias somaram dois desaires consecutivos pela primeira vez na época.

Benfica lança comunicado após jogo com FC Porto e garante que vai apresentar queixa à FPF: «Tratamento vergonhoso»

O Benfica emitiu um comunicado após o jogo frente ao FC Porto. Os encarnados denunciaram dificuldades dos adeptos para a entrada no estádio e garantiram que vão emitir uma queixa à FPF.

José Mourinho: «Acho que merecíamos outro resultado. Não tivemos problemas no jogo»

José Mourinho analisou a derrota do Benfica diante do FC Porto. Águias foram eliminadas da Taça de Portugal.

FC Porto deixa farpa a José Mourinho após vitória frente ao Benfica na Taça de Portugal

O FC Porto derrotou o Benfica nos quartos de final da Taça de Portugal. No final, os dragões usaram as redes sociais para deixar uma farpa contra José Mourinho.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli fala em partes distintas e garante: «Feliz pelo resultado, mas pôr as emoções no gelo e acalmar»

Francesco Farioli analisou o desfecho dos quartos de final da Taça de Portugal. O FC Porto recebeu o Benfica no Estádio do Dragão.

Diogo Costa analisa chegada de Thiago Silva ao FC Porto e garante: «O trabalho é sempre mais importante que a qualidade»

Diogo Costa analisou o desfecho dos quartos de final da Taça de Portugal. O FC Porto recebeu o Benfica no Estádio do Dragão.

António Silva lamenta derrota e eliminação: «Fomos a equipa mais forte dentro de campo»

António Silva analisou o desfecho dos quartos de final da Taça de Portugal. O FC Porto recebeu o Benfica no Estádio do Dragão.