Abril: O Mês do Tudo ou Nada

- Advertisement -

tinta azul em fundo brando pedro nuno silva

Altura de paragem no campeonato, altura de fazer uma reflexão sobre o que falta jogar desta época e quais as chances de o Porto ter sucesso nas três competições que ainda disputa.

Amanhã o Porto vai-se deslocar à Madeira para defrontar o Marítimo e tentar o primeiro resultado positivo na ilha esta época. Caso consiga passar à final vai acentuar-se o desgastante mês de Abril – defronta Bayern de Munique e Benfica duas vezes (a menos que o calendário seja reajustado). O facto de nunca ter ganho esta competição e as escolhas técnicas mostram um pouco o desprezo que o Porto tem tido por um troféu que foi criado só para gerar dinheiro. Se a final for um clássico então assume um prestígio mais elevado, e quem entrar em campo tem de dar tudo, esquecendo-se das restantes competições em que estamos inseridos. Serão “segundas esolhas”, provavelmente, pois só assim se consegue distribuir o calendário por um plantel que já leva muitos minutos nas pernas.

De Munique surgiram noticias satisfatórias – o Bayern perdeu na última jornada da Bundesliga e o seu jogador mais acutilante está lesionado. Não fica bem a um adepto de futebol desejar a lesão de um adversário (não desejo a lesão de Robben) mas a verdade é que o facto de o Bayern não contar com o extremo holandês (e também com Alaba, que se lesionou ao serviço da seleção austríaca) acaba por beneficiar o Porto, embora a panóplia de craques ao dispor de Pep Guardiola seja tão grande que este seja um problema que o treinador catalão poderá resolver facilmente. Será que há uma quebra física e/ou psicológica dos bávaros? O desgaste chega a todos, pelo que os comandados de Lopetegui têm de estar altamente concentrados a defrontar uma equipa superior, esperando o erro do adversário e lançando rapidamente o contra-ataque. Vantagem no primeiro jogo é crucial!

A equipa  Fonte: Twitter do FC Porto
O FC Porto não pode escorregar mais se ainda quer conquistar o campeonato
Fonte: Twitter do FC Porto

Do campeonato veio uma das grandes desilusões da época, a par da derrota com o Benfica em casa – penso que supera até a eliminação da Taça de Portugal (jogo mau dos Dragões). O Benfica está apenas concentrado no campeonato, não sendo de esperar muitos erros dos encarnados, mas a prenda do Rio Ave foi terrivelmente, esmagadoramente mal aproveitada. Confesso que custou a assimilar o empate, mesmo dois dias após o jogo. Já não é a primeira vez que este Porto falha em alturas em que não pode falhar, o que revela inexperiência e talvez uma falta de sentimento sobre o que é ser Porto e o que significa a vitória para os seus adeptos. Arrisco mesmo dizer que o Porto, apesar de ter reduzido a diferença pontual, está mais longe do título. O Benfica não deixará isto acontecer muito mais vezes, pelo que aproveitar as oportunidades para encurtar a distância é crucial – era crucial, mas não foi. Uma vitória por 3 golos na Luz é irrealista; temos, então, de esperar outra escorregadela dos benfiquistas e, claro, ganhar os nossos jogos. Por oposição a outras alturas desta época, têm faltado soluções individuais quando o colectivo não funciona tão bem. O que me deixou mais intranquilo foi ter visto a falta de frescura fisica do Porto contra o Nacional: jogadores que não recuperavam as suas posições defensivas e erros infantis por parte de todos os jogadores.

Tudo vai começar a ganhar forma depois desta paragem. Quem vier mais fresco fisica e mentalmente pode ter o 1% a mais necessário para levar a bom Porto o campeonato. É aqui que o trabalho de Lopetegui e restante equipa técnica tem de ser excelente. Um mês de tudo ou nada, sem distracções, sem abrandamento; a máquina tem de estar tecnicamente, tacticamente, fisicamente e mentalmente afinada para defrontarmos as adversidades que nos esperam. Como sempre do Porto só espero o melhor; dos jogadores só espero que joguem com a raça de Dragão.

Foto de Capa: Twitter do FC Porto

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Adana Demirspor afunda-se na Turquia e termina época com -54 pontos e 169 golos sofridos: eis o porquê

Clube turco acaba com um registo profundamente negativo que reflete uma época marcada por castigos e fragilidades competitivas.

Diogo Dalot após a vitória frente ao Liverpool: «Muito feliz pela qualificação para a Champions League»

Em declarações à sua assessoria de imprensa, Diogo Dalot refletiu sobre o triunfo do Manchester United diante do Liverpool.

Jaime Faria perde final do Challenger de Mauthausen após reviravolta

Jaime Faria saiu derrotado este domingo na final do Challenger de Mauthausen, na Áustria, depois de um duelo frente a Roman Safiullin.

Thun faz história e conquista o primeiro título na Suíça ao regressar à elite

O Thun sagrou-se campeão da Suíça pela primeira vez na sua história, num feito alcançado na época de regresso à primeira divisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Começo demolidor acaba em desilusão | Famalicão 2-2 Benfica

O fulgor inicial do Benfica foi diluído numa saída de cabeça baixa, com um resultado que não só sabe a pouco, como abre portas a uma luta acesa com o Sporting por um lugar na Champions League.

Gil Vicente empata a zeros contra o Rio Ave e não aproveita tropeço do Famalicão na luta pelo 5º lugar

Não houve golos no empate entre o Rio Ave e o Gil Vicente. Gilistas não conseguiram apanhar o Famalicão na tabela.

Consagração sem travão na Luz | Benfica 3-1 Sporting

O Benfica entrou em campo com o Hexacampeonato já garantido. Não haverá, no final da época, assim tantas exibições memoráveis em que uma equipa com o título no bolso decida não puxar o 'travão de mão'.