Dragões querem evitar trocadilhos com “Faro” nos cabeçalhos de amanhã | Farense x FC Porto

Primeira Liga, 19.ª jornada: domingo, 28 de janeiro de 2024, 18h00.

A ANTEVISÃO: ACABOU A TAÇA, VOLTOU A LIGA. VOLTARÁ O DRAGÃO?

Finda a Taça da Liga, é hora de voltar a apontar o foco de atenção à Primeira Liga (algo que agradará muito aos dirigentes da Liga Portugal). E é precisamente foco que será necessário para que Farense e FC Porto deem sequência aos últimos resultados. Ou, no caso dos algarvios, ao último resultado, o triunfo por 3-1 em casa (emprestada) do Casa Pia.

Já a boa fase que os dragões atravessam é mais prolongada e, nas últimas partidas, até têm conseguido aliar as boas prestações ofensivas a uma consistência defensiva que não deve agradar nada a José Mota, mas que deve fazer as delícias de Sérgio Conceição. O historial é favorável aos azuis-e-brancos, mas, como avisou o técnico dos leões de Faro, “o FC Porto sabe que jogar no São Luís nunca foi fácil”. E não o é, muito menos num São Luís lotado, como será o caso.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. A vantagem histórica dos dragões é gritante: 41 triunfos (77%) em 53 confrontos diretos. Os algarvios venceram seis jogos e empataram outros tantos.
  2. O Farense procura nesta partida apenas o seu 30.º golo ante o FC Porto, que já apontou 127 tentos nos jogos com os leões de Faro.
  3. O FC Porto venceu 19 dos últimos 20 jogos contra o Farense, tendo-se registado um empate na outra partida (3-3, em Faro, a 29 de abril de 2000).
  4. O Farense não derrota o FC Porto há 30 anos (1-0, em Faro, a 9 de janeiro de 1994).
  5. Os azuis-e-brancos venceram oito das últimas nove deslocações a Faro, não sofrendo golos em 5 desses nove jogos.
  6. O FC Porto vem de seis jogos sem perder (cinco triunfos e um empate no Bessa) e não sofreu golos em quatro dessas partidas (incluindo as últimas três).
  7. O Farense vem de um 4-4-2: quatro vitórias, quatro derrotas e dois empates nas últimas dez partidas.
  8. O Farense é a equipa com mais expected goals against do campeonato (1,76). O FC Porto é a quarta equipa com mais expected goals como visitante (1,32).
  9. As duas equipas têm a percentagem mais baixa de jogos em que ambas marcam (44%, a par de Benfica e Moreirense).
  10. A turma algarvia tem a segunda percentagem mais alta de jogos em que não marcou (39%, apenas menos que o GD Chaves).

JOGADORES A TER EM CONTA

Mattheus Oliveira Marcus Edwards SC Farense Sporting CP
Fonte: Edmilson Monteiro/Bola na Rede

Mattheus OliveiraPelos pés e pela cabeça de Mattheus Oliveira vai passar quase todo o jogo ofensivo dos algarvios e pelo posicionamento do brasileiro vai passar quase toda a organização defensiva da equipa de José Mota. Um bom jogo do Farense implicará um bom jogo do seu camisola “27”.

Pepê no jogo da Supertaça entre o FC Porto e o SL Benfica.
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Pepê Jogando por dentro, o brasileiro tem-se mostrado muito útil na ligação ao avançado, fazendo uso da sua apurada técnica e capacidade para jogar rápido e bem em espaços curtos. Tem sido dos jogadores mais preponderantes desta boa fase dos dragões e vinha já sendo um dos poucos com sinal mais na fase mais abatida da turma portista.

XI´s PROVÁVEIS

Farense: Ricardo Velho; Pastor, Gonçalo Silva, Muscat, Talocha; Cláudio Falcão, Mattheus Oliveira, Cáseres, Belloumi, Marco Matias; Bruno Duarte.

Treinador: José Mota

«Pretendemos dividir o jogo com o FC Porto, ser ambiciosos e, em nossa casa, fazer aquilo que temos feito ao longo do campeonato: ser uma equipa muito organizada, que luta sempre pelos três pontos. Este é um jogo em que queremos ter uma boa prestação e contrariarmos a força e o poderio do FC Porto».

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, Pepe, Wendell; Nico, Alan Varela, Francisco Conceição, Pepê, Galeno; Evanilson.

Treinador: Sérgio Conceição

«Esperamos uma deslocação difícil, dentro do histórico que é jogar no São Luís. Penso que o Farense tem uma equipa muito interessante e é difícil de defrontar. O José Mota tem feito um excelente trabalho à frente desta equipa, com uma evolução interessante. Somos nós que temos de descobrir o que fazer para trazer os três pontos».

PREVISÃO DE RESULTADO: Farense 0-3 FC Porto

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal disposto a pagar 90 milhões de euros por reforço… e não é Viktor Gyokeres

O Arsenal visa reforçar o plantel este mercado. Rodrygo (Real Madrid) é alvo dos gunners para esta janela de transferências.

Joana Martins renova com o Sporting até 2028

O Sporting confirmou a renovação do contrato com Joana Martins. A médio do clube verde e branco assinou até 2028.

Aventura de Abderazzak Hamdallah pelo Al Hilal durou 15 minutos mais descontos

Abderazzak Hamdallah fez 15 minutos e descontos pelo Al Hilal. O avançado marroquino foi contratado apenas para o Mundial de Clubes 2025.

Extremo senegalês assina pelo Alverca

Junior Mendes, extremo senegalês de 23 anos, é uma...

PUB

Mais Artigos Populares

Brighton paga 20 milhões de euros e vence corrida por lateral esquerdo

Maxim De Cuyper vai reforçar o Brighton. O lateral esquerdo está de saída do Club Brugge e a caminho de Inglaterra.

5 reforços ideais do FC Porto

Após uma época desastrosa do FC Porto, é altura de pensarmos quem seriam os cinco reforços ideais para fazer parte do plantel

Jefferson Encada regressa a Portugal e é reforço do Estrela da Amadora

Jefferson Encada foi apresentado como novo jogador do Estrela da Amadora. O lateral de 27 anos chega do Egito.