Dragões querem evitar trocadilhos com “Faro” nos cabeçalhos de amanhã | Farense x FC Porto

    Primeira Liga, 19.ª jornada: domingo, 28 de janeiro de 2024, 18h00.

    A ANTEVISÃO: ACABOU A TAÇA, VOLTOU A LIGA. VOLTARÁ O DRAGÃO?

    Finda a Taça da Liga, é hora de voltar a apontar o foco de atenção à Primeira Liga (algo que agradará muito aos dirigentes da Liga Portugal). E é precisamente foco que será necessário para que Farense e FC Porto deem sequência aos últimos resultados. Ou, no caso dos algarvios, ao último resultado, o triunfo por 3-1 em casa (emprestada) do Casa Pia.

    Já a boa fase que os dragões atravessam é mais prolongada e, nas últimas partidas, até têm conseguido aliar as boas prestações ofensivas a uma consistência defensiva que não deve agradar nada a José Mota, mas que deve fazer as delícias de Sérgio Conceição. O historial é favorável aos azuis-e-brancos, mas, como avisou o técnico dos leões de Faro, “o FC Porto sabe que jogar no São Luís nunca foi fácil”. E não o é, muito menos num São Luís lotado, como será o caso.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. A vantagem histórica dos dragões é gritante: 41 triunfos (77%) em 53 confrontos diretos. Os algarvios venceram seis jogos e empataram outros tantos.
    2. O Farense procura nesta partida apenas o seu 30.º golo ante o FC Porto, que já apontou 127 tentos nos jogos com os leões de Faro.
    3. O FC Porto venceu 19 dos últimos 20 jogos contra o Farense, tendo-se registado um empate na outra partida (3-3, em Faro, a 29 de abril de 2000).
    4. O Farense não derrota o FC Porto há 30 anos (1-0, em Faro, a 9 de janeiro de 1994).
    5. Os azuis-e-brancos venceram oito das últimas nove deslocações a Faro, não sofrendo golos em 5 desses nove jogos.
    6. O FC Porto vem de seis jogos sem perder (cinco triunfos e um empate no Bessa) e não sofreu golos em quatro dessas partidas (incluindo as últimas três).
    7. O Farense vem de um 4-4-2: quatro vitórias, quatro derrotas e dois empates nas últimas dez partidas.
    8. O Farense é a equipa com mais expected goals against do campeonato (1,76). O FC Porto é a quarta equipa com mais expected goals como visitante (1,32).
    9. As duas equipas têm a percentagem mais baixa de jogos em que ambas marcam (44%, a par de Benfica e Moreirense).
    10. A turma algarvia tem a segunda percentagem mais alta de jogos em que não marcou (39%, apenas menos que o GD Chaves).

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Mattheus Oliveira Marcus Edwards SC Farense Sporting CP
    Fonte: Edmilson Monteiro/Bola na Rede

    Mattheus OliveiraPelos pés e pela cabeça de Mattheus Oliveira vai passar quase todo o jogo ofensivo dos algarvios e pelo posicionamento do brasileiro vai passar quase toda a organização defensiva da equipa de José Mota. Um bom jogo do Farense implicará um bom jogo do seu camisola “27”.

    Pepê no jogo da Supertaça entre o FC Porto e o SL Benfica.
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Pepê Jogando por dentro, o brasileiro tem-se mostrado muito útil na ligação ao avançado, fazendo uso da sua apurada técnica e capacidade para jogar rápido e bem em espaços curtos. Tem sido dos jogadores mais preponderantes desta boa fase dos dragões e vinha já sendo um dos poucos com sinal mais na fase mais abatida da turma portista.

    XI´s PROVÁVEIS

    Farense: Ricardo Velho; Pastor, Gonçalo Silva, Muscat, Talocha; Cláudio Falcão, Mattheus Oliveira, Cáseres, Belloumi, Marco Matias; Bruno Duarte.

    Treinador: José Mota

    «Pretendemos dividir o jogo com o FC Porto, ser ambiciosos e, em nossa casa, fazer aquilo que temos feito ao longo do campeonato: ser uma equipa muito organizada, que luta sempre pelos três pontos. Este é um jogo em que queremos ter uma boa prestação e contrariarmos a força e o poderio do FC Porto».

    FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, Pepe, Wendell; Nico, Alan Varela, Francisco Conceição, Pepê, Galeno; Evanilson.

    Treinador: Sérgio Conceição

    «Esperamos uma deslocação difícil, dentro do histórico que é jogar no São Luís. Penso que o Farense tem uma equipa muito interessante e é difícil de defrontar. O José Mota tem feito um excelente trabalho à frente desta equipa, com uma evolução interessante. Somos nós que temos de descobrir o que fazer para trazer os três pontos».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Farense 0-3 FC Porto

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.