Agora é “esquecer” o campeonato | FC Famalicão x FC Porto

- Advertisement -
Taça de Portugal, meias-finais. Quarta-feira, 20h30, 26 de Abril de 2023

ANTEVISÃO: À PROCURA DA SEGUNDA CONQUISTA, CONSECUTIVA, DA TAÇA DE PORTUGAL

E está, novamente, de volta a prova rainha, desta vez, com o embate entre o FC Porto e o FC Famalicão a contar para as meias-finais da segunda competição mais importante a nível nacional. Os dragões têm a ambição de voltar a vencer esta prova pelo segundo ano consecutivo e, do outro lado, os famalicenses pretendem, pela primeira vez, na sua história, chegar à final da prova.

Dois conjuntos que vivem grandes fases, ao nível de resultados, disputam a primeira de duas mãos para acederem à tão sonhada final do Jamor. Em perspetiva será um jogo muito complicado para a equipa de Sérgio Conceição que se desloca a Famalicão para defrontar um conjunto treinado por João Pedro Sousa que pratica um futebol que colide com a forma como os dragões se perfilam, e o equilíbrio pode surgir daí.

Ambas gostam de ter o controlo absoluto dos jogos e utilizar, bastante, os seus corredores para abrir espaços entrelinhas para a sua qualidade individual fazer a diferença no último terço. Claro que, o favoritismo do FC Porto é lógico, fase à qualidade do seu plantel e ao momento anímico que vivem, principalmente depois do clássico, mas há que ter atenção ao Famalicão que tem como principal característica a sua adaptabilidade em todos os momentos do jogo e, além disso, está à procura de fazer história e dentro de portas ainda só perdeu, na atual temporada, por cinco vezes, em 19 jogos.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O FC Porto não perde há nove jogos.
  2. O FC Famalicão vence há três jogos consecutivos.
  3. Esta é a terceira participação dos famalicenses numa meia-final da taça de Portugal.
  4. Este será o 25.º confronto entre ambas as equipas.
  5. No confronto direito, os dragões têm uma clara vantagem com 17 vitórias (71%).
  6. Por outro lado, o FC Famalicão tem apenas quatro vitórias (17%).
  7. No total, o FC Porto já marcou 57 golos à equipa de Famalicão e sofreu 17.
  8. Já o FC Famalicão sofreu 57 tentos e faturou apenas 17.
  9. A maior vitória, em casa, dos famalicenses frente aos azuis e brancos foi de 2-1, em 1946/47.
  10. Em contrapartida, a maior vitória do FC Porto, em casa, do FC Famalicão foi por 0-5, em 1993/94.

JOGADORES A TER EM CONTA

Sporting FC Famalicão
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Ivan Jaime: O criativo do FC Famalicão está a ter uma época excepcional, tanto ao nível exibicional como, consequentemente, estatístico, sendo mesmo cogitado em dois dos “grandes” clubes portugueses, são eles o Sporting e o FC Porto. Neste duelo com os dragões, a sua capacidade técnica será determinante para desembrulhar o nó, seja em condução, no passe, drible ou até mesmo no remate. De relembrar o golaço frente ao Paços de Ferreira. O “10” dos famalicenses será uma dor de cabeça para os defesas portistas.

Pepe Fábio Cardoso Zaidu Sanusi
Fonte: Carlos Silba/Bola na Rede

Pepe: Em destaque, fase à renovação de contrato por mais um ano e meio, o capitão e experiente jogador do FC Porto, pode ser muito importante para o resultado nesta primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, tendo em conta que o FC Famalicão é uma equipa que ataca muito bem e Pepe, como é normal, poderá ter impacto, não só a nível tático mas também de liderança.

XI´s PROVÁVEIS

FC Famalicão: Luiz Júnior, Alexandre Penetra, Enea Mihaj, Otávio Ataíde, Francisco Moura, Santi Colombatto, Alex Dobre, Zaydou Youssouf, Ivo Rodrigues, Jhonder Cádiz, Iván Jaime

Treinador: João Pedro Sousa

«A estratégia é colocar o FC Porto desconfortável no jogo, em vários momentos do jogo, e se possível na eliminatória. Esse é o nosso grande objetivo».

FC Porto: Cláudio Ramos, Manafa, Pepe, Marcano, Wendell, Uribe, Otávio, Galeno, Pepê, Taremi e Toni Martinez

Treinador: Sérgio Conceição

«São os primeiros 90 minutos. Temos que estar muito atentos porque vai ser uma eliminatória muito difícil».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Famalicão 1-1 FC Porto

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marko Rog deixa o Cagliari e é reforço do NK Lokomotiva

Marko Rog deixou o Cagliari, onde disputou apenas um jogo nesta temporada, e rumou ao NK Lokomotiva, em busca de mais minutos e protagonismo.

UEFA mantém (por agora) a realização da Finalíssima no Catar: «Não estão a ser considerados locais alternativos»

A UEFA vai manter, para já, a realização da Finalíssima no Catar, contrariando a especulação sobre uma mudança imediata devido aos conflitos no Médio Oriente. A decisão definitiva será comunicada até ao final da próxima semana.

Onde ver o Braga x Sporting que pode ser decisivo na luta pelo título da Primeira Liga?

O Braga recebe o Sporting na 25.ª jornada da Primeira Liga. Jogo fundamental na luta pelo título e pela Europa.

Catarina Amado projeta embate de Portugal com a Eslováquia e atira: «Queremos assumir o jogo e repetir o desempenho do primeiro duelo»

Catarina Amado garantiu que a Seleção Nacional Feminina tem os olhos postos na vitória frente à Eslováquia. A internacional portuguesa deixou um forte apelo aos adeptos para encherem as bancadas em Barcelos.

PUB

Mais Artigos Populares

Onde ver grátis o Portugal x Eslováquia na caminhada para o Mundial Feminino 2027?

Portugal recebe a Eslováquia este sábado na 2.ª jornada de apuramento para o Mundial Feminino 2027. Jogo tem transmissão no Canal 11.

Filipe Silva assina contrato profissional com o FC Porto

O FC Porto oficializou a assinatura do primeiro contrato profissional do defesa Filipe Silva. O central de 17 anos está no clube desde 2017, quando chegou proveniente do Taboeira.

Miralem Pjanic elogia Cristiano Ronaldo e recomenda outro português: «É o campeão de que a Juventus precisa»

Miralem Pjanic recordou os tempos vividos com Cristiano Ronaldo na Juventus. O antigo médio bósnio abriu o livro sobre a sua carreira numa altura em que inicia uma nova fase de vida no Dubai.