Agora é “esquecer” o campeonato | FC Famalicão x FC Porto

    Taça de Portugal, meias-finais. Quarta-feira, 20h30, 26 de Abril de 2023

    ANTEVISÃO: À PROCURA DA SEGUNDA CONQUISTA, CONSECUTIVA, DA TAÇA DE PORTUGAL

    E está, novamente, de volta a prova rainha, desta vez, com o embate entre o FC Porto e o FC Famalicão a contar para as meias-finais da segunda competição mais importante a nível nacional. Os dragões têm a ambição de voltar a vencer esta prova pelo segundo ano consecutivo e, do outro lado, os famalicenses pretendem, pela primeira vez, na sua história, chegar à final da prova.

    Dois conjuntos que vivem grandes fases, ao nível de resultados, disputam a primeira de duas mãos para acederem à tão sonhada final do Jamor. Em perspetiva será um jogo muito complicado para a equipa de Sérgio Conceição que se desloca a Famalicão para defrontar um conjunto treinado por João Pedro Sousa que pratica um futebol que colide com a forma como os dragões se perfilam, e o equilíbrio pode surgir daí.

    Ambas gostam de ter o controlo absoluto dos jogos e utilizar, bastante, os seus corredores para abrir espaços entrelinhas para a sua qualidade individual fazer a diferença no último terço. Claro que, o favoritismo do FC Porto é lógico, fase à qualidade do seu plantel e ao momento anímico que vivem, principalmente depois do clássico, mas há que ter atenção ao Famalicão que tem como principal característica a sua adaptabilidade em todos os momentos do jogo e, além disso, está à procura de fazer história e dentro de portas ainda só perdeu, na atual temporada, por cinco vezes, em 19 jogos.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O FC Porto não perde há nove jogos.
    2. O FC Famalicão vence há três jogos consecutivos.
    3. Esta é a terceira participação dos famalicenses numa meia-final da taça de Portugal.
    4. Este será o 25.º confronto entre ambas as equipas.
    5. No confronto direito, os dragões têm uma clara vantagem com 17 vitórias (71%).
    6. Por outro lado, o FC Famalicão tem apenas quatro vitórias (17%).
    7. No total, o FC Porto já marcou 57 golos à equipa de Famalicão e sofreu 17.
    8. Já o FC Famalicão sofreu 57 tentos e faturou apenas 17.
    9. A maior vitória, em casa, dos famalicenses frente aos azuis e brancos foi de 2-1, em 1946/47.
    10. Em contrapartida, a maior vitória do FC Porto, em casa, do FC Famalicão foi por 0-5, em 1993/94.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Sporting FC Famalicão
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Ivan Jaime: O criativo do FC Famalicão está a ter uma época excepcional, tanto ao nível exibicional como, consequentemente, estatístico, sendo mesmo cogitado em dois dos “grandes” clubes portugueses, são eles o Sporting e o FC Porto. Neste duelo com os dragões, a sua capacidade técnica será determinante para desembrulhar o nó, seja em condução, no passe, drible ou até mesmo no remate. De relembrar o golaço frente ao Paços de Ferreira. O “10” dos famalicenses será uma dor de cabeça para os defesas portistas.

    Pepe Fábio Cardoso Zaidu Sanusi
    Fonte: Carlos Silba/Bola na Rede

    Pepe: Em destaque, fase à renovação de contrato por mais um ano e meio, o capitão e experiente jogador do FC Porto, pode ser muito importante para o resultado nesta primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, tendo em conta que o FC Famalicão é uma equipa que ataca muito bem e Pepe, como é normal, poderá ter impacto, não só a nível tático mas também de liderança.

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Famalicão: Luiz Júnior, Alexandre Penetra, Enea Mihaj, Otávio Ataíde, Francisco Moura, Santi Colombatto, Alex Dobre, Zaydou Youssouf, Ivo Rodrigues, Jhonder Cádiz, Iván Jaime

    Treinador: João Pedro Sousa

    «A estratégia é colocar o FC Porto desconfortável no jogo, em vários momentos do jogo, e se possível na eliminatória. Esse é o nosso grande objetivo».

    FC Porto: Cláudio Ramos, Manafa, Pepe, Marcano, Wendell, Uribe, Otávio, Galeno, Pepê, Taremi e Toni Martinez

    Treinador: Sérgio Conceição

    «São os primeiros 90 minutos. Temos que estar muito atentos porque vai ser uma eliminatória muito difícil».

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Famalicão 1-1 FC Porto

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Miguel Costa
    Miguel Costa
    Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.