Arouca 0-5 FC Porto: Vitória “sem pressão”

a minha eternidade

O Futebol Clube do Porto ganhou muito justamente o jogo frente ao Arouca por 5-0. As constantes trocas posicionais entre Quintero e Brahimi foram uma nuance táctica muito bem conseguida por parte de Lopetegui neste jogo. Os dois jogadores apresentam características técnicas que pedem uma zona de acção preferencialmente interior, e as inúmeras alterações zonais entre estes dois “génios na definição” (último passe/remate) possibilitaram aos portistas uma verticalidade em zonas adiantadas forte e um jogo interior imensamente ameaçador para a equipa contrária, algo raro nesta época.

Pedro Emanuel, treinador da equipa visitada, estudou correctamente a formação portista e montou acertadamente a estratégia de jogo. O Arouca pressionou alto a primeira zona de construção dos portistas, que, quando ameaçada, tem perdido bolas em zonas comprometedoras e sem retorno de recuperação. Os arouquenses entraram num 4x3x3 em cima dos defesas portistas e criaram alguns calafrios na defesa contrária. Até podiam ter alcançado o primeiro golo da partida, numa perda de bola do central do Porto Marcano, que originou um remate perigosíssimo, tendo Fabiano efectuado a melhor defesa de todo o encontro nesse lance. A primeira zona de pressão dos da casa foi incómoda mas não muito eficaz. Quando os primeiros quatro homens eram batidos, o duplo pivot  David Simão/Bruno Amaro não conseguia segurar o miolo do Porto, ocupado com Herrera, Quintero, Brahimi e Jackson, que recuou muitas vezes para vir jogar em apoios e permitir diagonais nas suas costas. Esta superioridade de dois jogadores do Arouca para quatro do Porto permitiu um domínio total azul e branco nessa zona nevrálgica do campo.

O Futebol Clube do Porto efectuou três alterações. Quaresma entrou para o lugar de um não muito inspirado Tello, apesar da excelente assistência para o quarto golo. O espanhol foi o mais apagado do tridente ofensivo, sendo justificada a inserção de Quaresma no jogo, que fez uma assistência para Aboubakar (que substituiu Jackson) finalizar com frieza. Adrián López (para o lugar de Quintero) entrou já na recta final da partida e com o jogo resolvido, nada acrescentou. Não contestando abertamente as substituições, gostava de ter visto Aboubakar coabitar com Jackson na frente de ataque. Apesar das boas diagonais de Brahimi por troca com o colombiano, Aboubakar é o único jogador que em trocas posicionais com Jackson ocuparia exactamente os mesmos espaços de finalização. Esta é uma dinâmica que convém explorar.

Apesar da vitória numericamente esmagadora dos visitantes, importa reiterar que Fabiano foi decisivo nessa primeira grande defesa e em outras duas na segunda parte que evitaram pelo menos um golo do Arouca, que até seria justo, não fosse a ineficácia. Esta vitória “sem pressão” acontece porque o quarteto construtivo foi pressionado mas não muito incomodado. A excessiva circulação de bola em zonas recuadas é para manter, Lopetegui já o afirmou. Este Arouca não conseguiu aproveitar essa concepção estilística errada. O problema está em equipas de maior dimensão. No ano passado, Paulo Fonseca “morreu” agarrado ao seu modelo de dois médios defensivos. O treinador espanhol mantém a mesma postura obstinada que o seu antecessor. Apesar desta excelente vitória, a manutenção deste modelo de saída de bola não traz indícios positivos para uma cimentação autoritária e consistente, necessária a uma equipa deste calibre, dominadora e devedora de títulos.

Jackson bisou nesta partida e é o novo melhor marcador do campeonato com 7 golos Fonte: Zerozero
Jackson bisou nesta partida e é o novo melhor marcador do campeonato com 7 golos
Fonte: Zerozero

A Figura

Considero Jackson Martinez a figura do jogo, principalmente pelos golos que marcou. Excelente a jogar em apoios; as recepções “dóceis” habituais, movimentações inteligentes a abrir espaços nas suas costas, numa exibição de encher o olho onde até roubou bolas a meio-campo. Também tenho de falar em Quintero, que, não sendo a personalidade da partida, terá sido o jogador mais influente; não a “figura”, mas o melhor em campo. Recuou para camuflar as limitações na primeira zona de construção, fazendo todo o meio-campo até finalizar em remates de fora da área, embora tenha tido alguma sorte no golo. Organizou o jogo em posse, pautando-o; simplificou jogando rápido ao primeiro toque e definiu jogadas, a sua função preferencial. Exibição completíssima.

O Fora-de-Jogo

Considero Marcano, principalmente pelo péssimo passe que permitiu a primeira situação de golo da partida, que só Fabiano evitou. Também fez uma recepção falhada que colocou a bola no adversário, e perdeu alguns duelos individuais. Felizmente para si e para o grupo, os seus erros não originaram golos. Poderia ter libertado uma fantasmagoria colectiva com frémitos assustadores repetindo: erros defensivos, erros defensivos!

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

David Guimarães
David Guimarães
O David tem uma paixão exacerbada pelo Futebol Clube do Porto. Esse sentimento de pertença apertado com a comunidade de afectos portuense não lhe tolhe a razão, activa-a, aprimorando-a em forma de artigo.                                                                                                                                                 O David não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hóquei: Sporting bate FC Porto e Óquei de Barcelos ganha ao Benfica nas meias finais

O Sporting venceu o FC Porto por 7-4 nas meias finais do playoff da Liga de Hóquei. Óquei de Barcelos bate Benfica nos penáltis.

Al Hilal oficializa Simone Inzaghi que vai ganhar 26 milhões de euros por época

O Al Hilal oficializou esta quarta-feira a contratação de Simone Inzaghi. Técnico italiano assina por duas temporadas.

Cristiano Ronaldo chega aos 937 golos na carreira: Vê quantos pela Seleção

Cristiano Ronaldo marcou esta noite mais um golo para a contagem pessoal. Avançado português vai nos 937 golos.

Portugal vai lutar pela Liga das Nações: Confere todas as informações sobre a final

Portugal venceu esta quarta-feira a Alemanha por 2-1 e avançou para a final da Liga das Nações. Eis todas as informações.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Conceição comenta golo no Alemanha x Portugal: «Foi um momento de inspiração»

Portugal venceu esta quarta-feira a Alemanha por 2-1 e avançou para a final da Liga das Nações. Francisco Conceição já reagiu.

Nuno Mendes olha para possível conquista da Liga das Nações: «É uma final e é para ganhar»

Portugal venceu esta quarta-feira a Alemanha por 2-1 e avançou para a final da Liga das Nações. Nuno Mendes já reagiu.

Bernardo Silva: «Provavelmente o árbitro não sabe as regras do futebol»

Portugal venceu esta quarta-feira a Alemanha por 2-1 e avançou para a final da Liga das Nações. Bernardo Silva já reagiu.