As 5 melhores eliminatórias do FC Porto contra equipas italianas no século XXI

2. Época 2020/2021: Juventus FC (Oitavos-de-final da Liga dos Campeões)

- Advertisement -

Todos se lembrarão da eliminatória histórica, frente à Juventus de Cristiano Ronaldo, na época passada. Uma vez mais, Sérgio Conceição como protagonista.

Após uma meritória campanha na fase de grupos (os portistas acabaram o grupo e 2º lugar, atrás do Manchester City e à frente de Olympiacos e Marselha), a Juventus era o adversário que se seguia. Campeão italiano e carrasco do FC Porto na edição de 2016/2017.

A Juventus entrava na eliminatória a gozar de um estatuto de enorme favoritismo. Ora, esse favoritismo não chegou a entrar no avião que trouxe a formação de Turim à cidade do Porto, tal foi a superioridade dos dragões na primeira mão. Taremi e Marega colocaram a Juventus em apuros e só um golo de Chiesa, perto do fim e contra a corrente do jogo, deu esperança à equipa orientado por Andrea Pirlo.

No Juventus Stadium, a primeira parte manteve a toada do jogo disputado no Estádio do Dragão. O FC Porto, surpreendentemente sereno e autoritário, controlou os primeiros 45 minutos e chegou mesmo ao intervalo em vantagem no marcador. Sérgio Oliveira, de grande penalidade, adiantou os portistas.

A segunda metade foi bem diferente. A Juventus empatou a partida num dos primeiros lances de perigo que criou e, aos 54 minutos, Taremi recebeu ordem de expulsão. Quando Chiesa bisou, à passagem do minuto 65, muito poucos seriam aqueles que acreditavam no que se veio a passar a seguir.

O FC Porto aguentou o ímpeto italiano e levou jogo para prolongamento. Apesar do natural e colossal domínio territorial da Juventus, são o FC Porto e Sérgio Oliveira que voltam a marcar. Livre direto ainda longe da grande área que o internacional português coloca, rasteiro, no fundo da baliza da Juventus e faz explodir o universo azul e branco.

Rabiot, médio francês da Juventus, ainda recolocou a Juventus em vantagem, mas a regra dos golos fora de casa permitiu que o FC Porto seguisse para a fase seguinte depois de mais de uma hora de jogo a jogar com menos um elemento em campo.

Uma noite estoica e heroica que ficará gravada na memória dos portistas por muitos anos.

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Olympiacos rejeitou proposta da Premier League de 40 milhões de euros por médio de 18 anos

Segundo o próprio diretor desportivo, o Olympiakos rejeitou uma proposta de 40 milhões do Brighton pelo jovem médio este verão.

Van der Vaart critica Portugal e deixa ataque a Cristiano Ronaldo: «Não têm muito sentido de humor»

O antigo internacional neerlandês, Rafael van der Vaart, voltou a responder a Cristiano Ronaldo, numa disputa que já leva um ano.

Rui Costa reage ao mapeamento da FPF revelado por Frederico Varandas: «O presidente do Sporting teve acesso a um número que mais ninguém teve»

Rui Costa respondeu às declarações proferidas por Frederico Varandas sobre o mapeamento dos órgãos sociais da FPF.

Luis Carrión regressa ao Real Oviedo e assume a equipa da La Liga

Luis Carrión é o novo treinador do Real Oviedo. O técnico espanhol de 46 anos foi o escolhido para assumir a equipa da La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim quer renovar com Harry Maguire

O Manchester United já iniciou conversações com Harry Maguire para a renovação do contrato do internacional inglês.

Jordan Henderson e a chamada à Seleção Inglesa: «Perguntem à equipa técnica e jogadores se sou uma ‘cheerleader’»

Jordan Henderson respondeu à contestação suscitada pelo facto de ter sido chamado à seleção de Inglaterra por Tomas Tuchel.

Rio Ferdinand faz confissão sobre trabalho de Ruben Amorim no Manchester United

Rio Ferdinand admitiu que Ruben Amorim poderia ter sido despedido caso não tivesse vencido o Sunderland na 7.ª jornada da Premier League.