📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

As 5 melhores eliminatórias do FC Porto contra equipas italianas no século XXI

2. Época 2020/2021: Juventus FC (Oitavos-de-final da Liga dos Campeões)

- Advertisement -

Todos se lembrarão da eliminatória histórica, frente à Juventus de Cristiano Ronaldo, na época passada. Uma vez mais, Sérgio Conceição como protagonista.

Após uma meritória campanha na fase de grupos (os portistas acabaram o grupo e 2º lugar, atrás do Manchester City e à frente de Olympiacos e Marselha), a Juventus era o adversário que se seguia. Campeão italiano e carrasco do FC Porto na edição de 2016/2017.

A Juventus entrava na eliminatória a gozar de um estatuto de enorme favoritismo. Ora, esse favoritismo não chegou a entrar no avião que trouxe a formação de Turim à cidade do Porto, tal foi a superioridade dos dragões na primeira mão. Taremi e Marega colocaram a Juventus em apuros e só um golo de Chiesa, perto do fim e contra a corrente do jogo, deu esperança à equipa orientado por Andrea Pirlo.

No Juventus Stadium, a primeira parte manteve a toada do jogo disputado no Estádio do Dragão. O FC Porto, surpreendentemente sereno e autoritário, controlou os primeiros 45 minutos e chegou mesmo ao intervalo em vantagem no marcador. Sérgio Oliveira, de grande penalidade, adiantou os portistas.

A segunda metade foi bem diferente. A Juventus empatou a partida num dos primeiros lances de perigo que criou e, aos 54 minutos, Taremi recebeu ordem de expulsão. Quando Chiesa bisou, à passagem do minuto 65, muito poucos seriam aqueles que acreditavam no que se veio a passar a seguir.

O FC Porto aguentou o ímpeto italiano e levou jogo para prolongamento. Apesar do natural e colossal domínio territorial da Juventus, são o FC Porto e Sérgio Oliveira que voltam a marcar. Livre direto ainda longe da grande área que o internacional português coloca, rasteiro, no fundo da baliza da Juventus e faz explodir o universo azul e branco.

Rabiot, médio francês da Juventus, ainda recolocou a Juventus em vantagem, mas a regra dos golos fora de casa permitiu que o FC Porto seguisse para a fase seguinte depois de mais de uma hora de jogo a jogar com menos um elemento em campo.

Uma noite estoica e heroica que ficará gravada na memória dos portistas por muitos anos.

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Internacional português quer regressar à Premier League e Ruben Amorim está atento

Rúben Neves termina contrato no verão com o Al Hilal e pode sair por cerca de 24 milhões de euros. Ruben Amorim está atento a um possível negócio.

Viktor Gyokeres bate Alexander Isak e é eleito o melhor avançado sueco do ano pela terceira vez consecutiva

Viktor Gyokeres conquistou o galardão de melhor avançado sueco do ano. Avançado trocou o Sporting pelo Arsenal no verão.

Victor Froholdt supera Morten Hjulmand e conquista o prémio de Futebolista Dinamarquês do Ano

Victor Froholdt foi eleito pelos colegas de profissão como o melhor futebolista dinamarquês de 2025. O jogador do FC Porto sucede a Morten Hjulmand e faz história no país natal.

Por um triz | Santa Clara 2-3 Sporting

No Sporting, a principal nota de novidade esteve na disposição ofensiva, com Maxi Araújo a surgir no lado direito do ataque

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Fernandes sublinha lealdade ao Manchester United e garante: «Podia ter saído 2 vezes»

Bruno Fernandes garante que podia ter saído duas vezes do Manchester United. Declarações do internacional português a Rio Ferdinand.

Rui Costa: «Queremos continuar a lutar por todos os troféus em todas as competições. Repito: em todas as competições»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Líder das águias está motivado para 2026.

Rui Costa e a situação financeira: «O Benfica District vai ser estratégico nessa caminhada»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Entre os temas, foi abordado objetivo de chegar aos 500 mil sócios.