Publicidade

As surpresas da época do FC Porto

Redação BnR · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

A época foi brilhante e o rendimento de alguns jogadores superou todas as expetativas. No início da temporada, alguns jogadores eram vistos com alguma desconfiança (Marega e Herrera) ou como jogadores que teriam poucos minutos de utilização (Sérgio Oliveira era um dos casos) e que teriam pouca relevância na época portista. Na minha opinião, as grandes surpresas da época foram Ricardo Pereira, Sérgio Oliveira, Herrera e Marega.

Ricardo Pereira – O defesa portista teve uma época absolutamente brilhante, o seu talento já era conhecido e as épocas no Campeonato Francês foram prova disso. Foi um dos indiscutíveis para Sérgio Conceição, sendo utilizado em 43 jogos. A sua polivalência foi uma mais-valia sendo que em diversos jogos foi utilizado numa posição mais adiantada no terreno. As boas exibições levaram a que conste na pré-convocatória do selecionador nacional Fernando Santos.

Sérgio Oliveira – Talvez a maior surpresa da época, um jogador que prometeu muito nos seus anos de formação mas que nunca se tinha conseguido afirmar de forma tão categórica. Começou por ser o jogador dos “jogos grandes” quando o treinador portista queria dar mais consistência ao meio campo azul e branco. Aquando da lesão de Danilo, Sérgio Oliveira assumiu um papel preponderante na equipa e deu uma resposta fantástica nessa fase crucial da época. O médio portista é outro dos pré-convocados de Fernando Santos para o Mundial de Futebol.

Herrera – Sempre foi um “patinho feio” para muitos adeptos portistas, mas a época do capitão do FC Porto fez com que acabasse como o verdadeiro herói. O golo no Estádio da Luz foi a “cereja no topo do bolo”. Rendimento desportivo de alto nível, exemplo de liderança no campo e no balneário e uma grande interação com os adeptos faz de Herrera neste momento uma das grandes figuras do FC Porto. Como dizia esta semana o guarda-redes João Costa, “ninguém é mais portista que Herrera”.

Herrera foi o pulmão da equipa
Fonte: FC Porto

Marega – O internacional maliano tinha tido uma passagem pouco feliz pelo dragão na época 2015/16 e no início da temporada era visto com alguma desconfiança por muitos adeptos. Não começou a época como titular mas a lesão de Soares abriu-lhe as portas da titularidade e o avançado internacional pelo Mali arrancou para uma época absolutamente brilhante, sendo mesmo o melhor marcador da equipa na Primeira Liga. Foi crucial na ideia de jogo de Sérgio Conceição, pela sua explosão, capacidade física e pelas alternâncias táticas que permitia ao treinador portista fazer.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Redação BnR

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.