Bayer 04 Leverkusen 0-3 FC Porto: Deja-vu do Dragão. Diogo Costa torna a brilhar em vitória portista em Leverkusen

A CRÓNICA: LEVERKUSEN INCAPAZ DE DERRUBAR MURALHA PORTISTA

Arranque a todo o gás do FC Porto na Alemanha. Já sabendo do nulo em Madrid entre Club Atlético de Madrid e Club Brugge KV, a equipa de Sérgio Conceição estava consciente que uma vitória em Leverkusen seria um passo muito importante na luta pela classificação à próxima fase da Liga dos Campeões.

Logo aos 5 minutos do jogo, Galeno marca o primeiro do jogo. Passe em profundidade de Diogo Costa, numa ação de fazer inveja a muitos médios, Galeno receciona a bola na perfeição, corta para dentro fintando Tah e Koussounou, e remata para o fundo da baliza, num lance a fazer lembrar Luis Diaz.

A partir deste momento o FC Porto adotou uma posição de defesa, numa tentativa de suster a pressão do Bayer Leverkusen, procurando sair em contra-ataque, mas sem grande sucesso. Já o Bayer Leverkusen podia ter empatado o jogo na primeira parte, num lance em que Uribe não se apercebe da antecipação de Bakker, rasteirando o jogador holandês. Penálti para Demirbay, que atira para defesa de Diogo Costa, fazendo lembrar o jogo da semana passada no Dragão.

Ao intervalo, e apesar de estar em vantagem, Sérgio Conceição mexeu na equipa, tirando João Mário e colocando Evanilson, sendo que Pêpê passou para lateral direito. Mais uma vez entrada forte do FC Porto que aos 53 minutos marca o segundo golo, através de uma grande penalidade. Galeno sofre um toque por trás dentro da pequena área, e na marca de penálti Taremi não perdoa, fazendo o primeiro na conta pessoal.

Aos 64 minutos acontece a machadada final nas esperanças do Bayer Leverkusen, e novamente da marca do penálti. Novamente Galeno, que foi uma dor de cabeça para os defesas alemães, que recebe e adianta a bola na frente, só sendo parado na pequena área, empurrado por Kossounou. Taremi avança e marca o seu segundo golo o jogo, terceiro para o FC Porto.

Até ao fim, o Bayer Leverkusen pressionou o FC Porto na tentativa de marcar e relançar o jogo, no entanto, todas essas tentativas esbarraram na muralha defensiva do FC Porto. O Bayer Leverkusen criou mais oportunidades para marcar, porém, o FC Porto conseguiu sair vitorioso, numa vitória muito importante conseguida fora de portas.

 

A FIGURA

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Diogo Costa – É sem dúvida um dos melhores guarda-redes do Mundo. Defendeu novamente um penalti, e fez mais uma série de intervenções que impediram o golo do Bayer Leverkusen. Para além de decisivo atrás, fez uma assistência de excelência para o primeiro golo do FC Porto.

 

O FORA DE JOGO

Odilon Kossounou – Jogou a lateral direito, em substituição do castigado Frimpong, que cumpriu castigo. Para além de limitado ofensivamente, ao contrário do lateral esquerdo Bakker que jogou como ala, defensivamente fez uma exibição muito fraca, sendo ultrapassado facilmente por Galeno o primeiro golo, e cometendo penálti no lance que deu o terceiro golo portista.

ANÁLISE TÁTICA – BAYER 04 LEVERKUSEN

O Bayer Leverkusen também jogou em 4x4x2, onde Kossounou jogou a lateral esquerdo o lugar do castigado Frimpong. Bakker na lateral esquerda jogou praticamente como ala, sendo muito importante nas ações ofensivas do Bayer Leverkusen. Os dois avançados foram Schick e Diaby. No final do encontro, e já em desespero, Xabi Alonso colocou a equipa a jogar de forma ofensiva, com 4 jogadores de ataque, com Schick, Diaby centralizados, Hlozek pela direita e Paulinho pela esquerda, Bakker a fazer de ala atacante, e o meio campo entregue a Demirbay e Aranguiz, sendo o trio de centrais composto por Tapsoba, Tah e Hincapié.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Hradecky (5)

Kossounou (3)

Tah (5)

Hincapie (5)

Bakker (6)

Aranguiz (5)

Demirbay (5)

Adli (5)

Hudson-Odoi (5)

Diaby (6)

Schick (5)

SUBS UTILIZADOS

Paulinho (6)

Hlozek (5)

Tapsoba (5)

Fosu-Mensah (-)

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

O FC Porto jogou no seu tradicional 4x4x2. Fábio Cardoso jogou ao lado de David Carmo, substituindo o lesionado Pepe, e a frente de ataque ficou entregue a Taremi e Pêpê, sendo que Pêpê jogou na posição onde habitualmente joga Evanilson, que desta vez ficou no banco. Ao intervalo, Pêpê passou para lateral direito, e Evanilson entrou para fazer a frente de ataque com Taremi, substituindo João Mário.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Diogo Costa (9)

João Mário (5)

Fábio Cardoso (6)

David Carmo (6)

Zaidu (6)

Uribe (6)

Eustáquio (6)

Otávio (6)

Galeno (8)

Taremi (6)

Pêpê (6)

SUBS UTILIZADOS

Evanilson (5)

Gonçalo Borges (-)

Bernardo Folha (-)

Danny Loader (-)

Toni Martinez (-)

 

 

Francisco Aidos
Francisco Aidoshttp://www.bolanarede.pt
O Francisco é natural de Viseu. É licenciado em Geografia pela Universidade do Porto e a frequentar atualmente o mestrado em ensino de Geografia na Universidade do Porto. Gosta de ver NBA, e em especial os Dallas Mavericks, mas o seu desporto de eleição é o futebol, e o FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Enzo Barrenechea apontado ao Benfica: eis a comparação com Florentino Luís e Fredrik Aursnes

Enzo Barrenechea é um dos jogadores que está a ser associado ao meio campo do Benfica. O argentino atua pelo Aston Villa.

João Noronha Lopes sem dúvidas: «A arbitragem em Portugal precisa de uma reflexão profunda»

João Noronha Lopes já reagiu ao acórdão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Viktor Gyokeres vai ser alvo de um processo disciplinar por parte do Sporting

Viktor Gyokeres não se apresentou este sábado na Academia Cristiano Ronaldo e será alvo de um processo disciplinar por parte dos leões.

Orkun Kokçu despede-se da Luz: os números do médio pelo Benfica

Orkun Kokçu trocou o Benfica pelo Besiktas e o conjunto da Luz já confirmou a transferência do médio para Istambul.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica emite comunicado a explicar negócio com Orkun Kokçu

O Benfica emitiu um comunicado a explicar a saída de Orkun Kokçu para o Besiktas. O médio já se encontra em Istambul.

Málaga recusa ser uma das sedes do Mundial 2030

Málaga não vai ser uma das sedes do Mundial 2030, competição que será organizada por Portugal, Espanha e Marrocos.

Hansi Flick impede saída de jogador do Barcelona

Hansi Flick não quer perder Fermín López no mercado de transferências de verão, considerando o jogador como fundamental.