Belenenses SAD 1-4 FC Porto: Os opostos também se afastam

A CRÓNICA: ADIE-SE O CASAMENTO

Portugal e Nova Zelândia estão a 19 mil quilómetros, um dia e meio de viagem, uma receita de francesinha e outra de pastéis de Belém de distância. Em semelhante oposição, à escala do futebol português, posicionam-se o FC Porto, líder, e o Belenenses SAD, último classificado. A distância entre os antípodas da Primeira Liga media-se em 36 pontos à entrada para o jogo.

Mesmo com noção de que o azul de ambos os conjuntos brilha em tons diferentes do esquema cromático, Franclim Carvalho, treinador dos da casa, tinha já marcado o casamento do Belenenses SAD com a manutenção para maio. As cerimónias referentes às juras matrimoniais exigem adequada preparação. Camará respondeu afirmativamente a um canto cobrado por Calila. Era o primeiro passo para deixar já tratado pelo menos o pedido de noivado.

No entanto, Yaya foi agressivo demais numa relação que nunca se quer violenta. Viu o segundo amarelo e foi expulso. Evanilson resolveu definitivamente as lamechices à bruta. A bola sobrou para o brasileiro que igualou o resultado logo no lance seguinte ao cartão vermelho com o VAR a dar parecer positivo.

Os dragões, com Vítor Bruno a fazer as vezes de Sérgio Conceição no banco, iam chamando a si as atenções. As ocasiões sucediam-se e as redes ainda abanaram por um par de vezes, mas o VAR impediu que o segundo golo portista subisse ao marcador.

A inevitabilidade não se compromete nunca com o hipotético. Na primeira vez que tocou na bola, Francisco Conceição tricotou a malha à defesa e deixou para Evanilson bisar após um belo trabalho de pés em espaço reduzido.

Taremi entrou para fazer dupla com Evanilson na frente e seguiu o exemplo do parceiro, colocando também ele o nome na lista de marcadores. Parte da culpa foi do passe de Fábio Vieira que mais parecia um concentrado de açúcar.

Luis não esteve nos seus Díaz. Apesar de ter conquistado um penálti a Calila, não foi capaz de dar o exemplo aos meninos João Mendes e Gonçalo Borges que já se encontravam na linha de substituição para fazerem a estreia com a camisola portista no campeonato.

Evanilson completou o hat-trick com a cabeça. O serviço de bandeja, desta vez na cobrança de um canto, voltou a ser de Fábio Vieira.

O FC Porto respondeu com este 4-1 à vitória do Sporting CP e mantém-se como líder isolado. O Belenenses SAD é mais último e arrisca-se a ter que adiar o casamento.

A FIGURA

Fábio Vieira – mudou várias vezes de casa de partida, mas a magia foi sempre ter com ele. Três assistências, imaginação sem fim para desequilibrar através do passe e perspicácia no entendimento dos locais onde devia pedir a bola. Fica fácil para os homens da frente marcarem quando há esta qualidade a servi-los.

O FORA DE JOGO

Yaya Sithole não perdeu tempo em levar o primeiro amarelo logo aos quatro minutos. Nem o peso da primeira admoestação o impediu de voar descuidadamente contra Fábio Vieira. Tudo somado, deixou a equipa com dez ainda na primeira parte.

ANÁLISE TÁTICA – BELENENSES SAD

O Belenenses SAD arriscou uma situação de pressão média/alta para condicionar a saída de jogo do FC Porto. Yaya e Cafú foram importantes para trancaram o meio-campo, nomeadamente no que ao condicionamento das ações de Vitinha diz respeito.

Do 4-2-3-1, salientar ainda o papel de Afonso Sousa como terceiro médio mais liberto. Pedro Nuno, só na frente, segurou variadas vezes a bola para tentar que a equipa transitasse ofensivamente.

Curiosamente, do lado esquerdo defensivo do Belenenses SAD, onde o FC Porto se encontrava mais fragilizado pelas ausências, foi onde Franclim Carvalho colocou dois homens de características marcadamente defensivas, Chima e Nilton.

Após o golo marcado, por opção, recuaram o bloco. O recuo hipotecou mais chegadas à frente.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Luiz Felipe (7)

Diogo Calila (4)

Yohan Tavares (5)

Tomás Ribeiro (5)

Chima Akas (5)

Nilton Varela (6)

Yaya Sithole (4)

Cafú Phete (5)

Afonso Sousa (5)

Abel Camará (5)

Pedro Nuno (6)

SUBS UTILIZADOS

Alisson Safira (4)

Danny Henriques (4)

Andrija Lukovic (-)

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

Na ausência de Otávio, Vítor Bruno acabou por dar uma identidade tática diferente do costume à equipa. Fábio Vieira entrou no 4-2-3‑1 do FC Porto para jogar nas costas do ponta de lança Evanilson. Coube ao 50 dos azuis e brancos o papel de criação no último terço sempre metendo olho na oportunidade de fazer o último passe.

Bruno Costa apareceu adaptado a lateral-direito. Em virtude das limitações ofensivas do habitualmente médio, Pepê caiu no flanco direito, jogando mais em largura do que aquilo que Otávio costuma fazer.

No meio-campo, Vitinha assumiu o papel de construtor de jogo, enquanto Uribe organizou as marcações e estabeleceu os momentos de pressão. O colombiano focou também as suas atenções no auxílio ao pouco rotinado Bruno Costa, o que também justifica a sua menor participação no jogo com bola.

Ainda na primeira parte, a saída de Bruno Costa fez Pepê recuar. Fábio Vieira passava a ser, com as peças paradas, extremo direito. Quando o xadrez mexia, passava a coabitar com Vitinha e Uribe no centro.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Diogo Costa (5)

Bruno Costa (4)

Fábio Cardoso (6)

Mbemba (6)

Wendell (5)

Matheus Uribe (5)

Vitinha (5)

Pepê (6)

Luis Díaz (4)

Fábio Vieira (8)

Evanilson (8)

SUBS UTILIZADOS

Mehdi Taremi (6)

Francisco Conceição (7)

Marko Grujic (-)

João Mendes (-)

Gonçalo Borges (-)

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

BELENENSES SAD

Bola na Rede: Colocou o Chima e o Nilton, que são dois jogadores com características mais defensivas, no corredor esquerdo. Por que é que o quis fazer, tendo em conta que o lado direito ofensivo do FC Porto estaria à partida mais fragilizado?

Franclim Carvalho: Vou assumir: pensei que ia jogar o Pepê de início a lateral-direito. O Nilton ia trabalhar algumas vezes numa linha de cinco, com o Chima a fechar. Tanto o Chima como o Nilton têm o conforto de já terem jogado com uma linha de cinco muito tempo. Percebem o momento do jogo, percebem o momento de saltar. Preparámos o jogo assim. Com o Bruno Costa a lateral, nós estávamos avisados de que podia acontecer. Estávamos avisados que o Bruno podia ser uma das minhas alternativas. O comportamento era o mesmo, mas o Bruno ia dar menos saída por fora. Com bola, íamos ter o mesmo comportamento, quer fosse o Bruno, o Pepê ou outro qualquer.

FC PORTO

Vítor Bruno não compareceu à conferência de imprensa.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Arthur Cabral vai mesmo trocar Benfica pelo Botafogo por 15 milhões de euros

O Botafogo fechou a contratação de Arthur Cabral ao Benfica por 15 milhões de euros. Avançado brasileiro de saída da Luz.

Brighton perto de fechar alvo do Benfica por 47 milhões de euros

O Brighton está interessado em contratar Charalampos Kostoulas, jogador que já foi associado ao Benfica e pertence ao Olympiacos.

Presidente do Inter Milão confirma nome do novo treinador: «Tem o perfil certo»

O presidente do Inter Milão confirmou que Cristian Chivu vai ser o novo treinador do conjunto italiano, deixando o Parma.

Benfica goleia Braga e qualifica-se para a final da Primeira Liga de Futsal

O Benfica recebeu e venceu o Braga por seis bolas a uma e garantiu um lugar na final da Primeira Liga de Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Imanol Alguacil com futuro em aberto e há uma equipa interessada

Imanol Alguacil deixou a Real Sociedad no final da última edição da La Liga. O técnico espanhol interessa ao Sevilha, também do campeonato espanhol.

Rafael Leão quer deixar AC Milan e internacional português tem preço definido

Rafael Leão quer abandonar o AC Milan no mercado de transferências de verão. Os italianos querem receber 70 milhões de euros pelo avançado.

Noruega aplica goleada à Itália para a qualificação para o Mundial 2026

A Noruega recebeu e venceu a Itália por três bolas a zero, num encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.