Boavista FC 1-4 FC Porto: um Dragão convincente dá xeque-mate em território axadrezado

CRÓNICA: DRAGÕES VENCEM O HISTÓRICO DERBY NORTENHO E PROLONGAM A CRISE NO BESSA

O FC Porto soma três pontos no Estádio Bessa, após vencer o Boavista FC por 1-4. Foi um jogo com muitos golos, em que a equipa portista fez por merecer, impondo um domínio e controlo sobre o adversário, que se refletiu naturalmente no resultado.

Sérgio Conceição não promoveu relativas alterações ao seu onze inicial, para este encontro. Marcano foi novamente aposta no onze de Sérgio Conceição e acabou por valer a aposta, com um golo e uma tarefa defensiva consistente. Pepe por precaução, saiu do banco de suplentes ao minuto 86, de modo a ganhar ímpeto para o Mundial do Qatar, após o fim da lesão que susteve em outubro.

O FC Porto, nos primeiros 45 minutos, foi a equipa notavelmente superior, porque investiu muito mais ofensivamente. Só deu maioritariamente FC Porto no último terço, e geral controlo nas outras ações do campo. As estatísticas comprovaram isso mesmo. Os dragões tiveram mais remates enquadrados na baliza, maior percentagem de posse de bola, e fizeram por merecer a liderança durante os inteiros 90 minutos.

A equipa de Petit focou-se essencialmente em baixar linhas, com a tentativa na intercalação explosiva de investidas ofensivas, ainda que muito poucas para poder surpreender o FC Porto. As únicas verdadeiras oportunidades foram na segunda parte, com um remate ao poste e um golo de livre direto ao minuto 90+1, num autogolo de Diogo Costa.

O 1-4 não é um resultado surpreendente. Com a segunda parte, o desfecho ia adivinhando-se a partir da expulsão de Cannon ao minuto 58. Foi um momento do jogo que sentenciou a equipa do Boavista sob a ação do resultado, e os portistas souberam aproveitar para concretizar mais uns tantos. O resultado é justo. A equipa visitante foi competente, e reduz a diferença pontual ainda que temporariamente para o rival SL Benfica, que entra em campo neste domingo.

A FIGURA

FC Porto
Fonte: Bola na Rede

Ivan MarcanoÉ debatível a escolha “A Figura“ deste encontro. Pela lógica exibicional, Galeno levaria o prémio pelos seus dois golos e capacidade de desequilibrar ofensivamente, numa segunda parte individual magnífica. De certa maneira, Marcano pelo golo quase no fim da primeira parte, e pelo seu comportamento de líder defensivo, acabou por ser incisivo sobre a grande fatia da vitória portista, no Bessa. O jogo mudou totalmente com o seu golo, o que permitiu que o FC Porto fosse para o intervalo com um conforto maior, importante para o atropelo na segunda parte sobre o Boavista. É de salientar que este é o segundo golo inaugural consecutivo de Marcano nos últimos dois encontros.

O FORA DE JOGO

Darwin Reggie Canon Boavista Benfica
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Reggie CannonO defesa destacou-se em campo pela negativa. A sua expulsão comprometeu a equipa do Boavista, no encontro de hoje. O seu duplo amarelo e respetivo cartão vermelho, foi decisivo para a derrota da equipa axadrezada. A equipa não se ajustou taticamente e sofreu perante o FC Porto demolidor, que cresceu ainda mais a partir do minuto 58.

 

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

Sérgio Conceição apresentou um onze a não fugir do seu típico leque-base. Colocou um FC Porto em campo com a tática 4-4-2, com a dupla avançada Taremi – Evanilson em normal destaque. O meio-campo funcionou a todo o vapor, e no terço defensivo sublinha-se o emparelhamento Fábio Cardoso- Iván Marcano, pelo segundo jogo consecutivo.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Diogo Costa (7)

Pepê (7)

I.Marcano (9)

Fábio Cardoso (7)

Wendell (7)

Uribe (7)

Eustáquio (8)

Galeno (9)

Otávio (8)

Taremi (8)

Evanilson (7)

SUBS UTILIZADOS

Pepe (-)

Grujic (-)

T.Martínez(6)

R.Conceição(-)

Bruno Costa (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – BOAVISTA FC

Com a tentativa de um 3-4-3, conter a equipa Portista sobre a sua criação de jogo cimentava-se na ideia de Petit, mas a ideia não teve qualquer impacto sobre os portistas. A equipa axadrezada não criou complicações e desfragmentações no jogo dos dragões, pelo que o resultado acaba por ser mais que justificado.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Bracali (6)

Sasso (6)

Canon (5)

Onyemaechi (5)

Malheiro (6)

Vukotic (6)

Makouta(6)

Mangas (6)

Agra (5)

Njie (6)

Watai (6)

SUBS UTILIZADOS

Gorre (7)

B.Lourenço (-)

Bozenik (-)

Camara (-)

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Boavista FC
BnR: Sexto jogo consecutivo sem conseguir vencer. Não pegando tanto no resultado, esta incapacidade de criar momentos de perigo ofensivo é algo que o preocupa?

Petit: O FC Porto não é uma equipa que concede muitas oportunidades. Hoje não conseguimos explorar aquilo que tínhamos analisado como os espaços que o FC Porto mais concedia. Deveríamos ter saído mais por trás, explorando o espaço nos corredores com o Mangas e o Malheiro. O Porto em 4-4-2 clássico, pressiona muito com os dois avançados e depois o Otávio perto e não exploramos o espaço que nos davam na ala, para depois lançarmos mais o Salvador e o Yusupha a chegar. Decidimos bater muito e não fomos eficazes.

FC Porto

Não foi possível fazer questões.

Rescaldo da autoria de Vítor Vieira e cobertura em direto de Francisco Silva.

Vítor Vieira
Vítor Vieira
O Vítor tem 21 anos e é natural de Santa Maria da Feira. Estuda Comunicação Social em Coimbra. Colabora com o Bola na Rede para partilhar as suas ideias e opiniões, enquanto adquire experiência profissional. Gosta de Ténis, mas o seu desporto de eleição é o futebol. Com o seu FC Porto sempre no seu coração, escreve os artigos sempre com a mesma paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Gouveia vê a sua saída do Benfica adiada por alguns dias

Tiago Gouveia pode estar perto de trocar o Benfica pelo Nice, mas a mudança do jogador apenas se dará depois do playoff da Champions League, no qual as águias enfrentarão o Fenrbahçe.

Colónia regressa à Bundesliga com uma vitória e assistência de ex-Benfica

O Colónia foi ao terreno do Mainz vencer por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Bundesliga.

Como rejeita proposta de 70 milhões de euros do Tottenham por uma das estrelas da equipa

O Como não aceitou uma oferta avaliada em 70 milhões de euros por Nico Paz. O médio argentino está a cumprir a segunda época no clube da Serie A.

AVS SAD surpreende e empata com o Braga para a Primeira Liga

O AVS SAD foi ao Minho empatar com o Braga a duas bolas, num encontro relativo à terceira jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting insiste no empréstimo de Jota Silva: leões querem cedência sem custos

O Sporting continua interessado na contratação de Jota Silva. Os leões querem fechar um empréstimo sem custos, mas o Nottingham Forest pretende garantir uma verba com o avançado português.

Antigo candidato às eleições do Benfica pede a Rui Costa a contratação de Rodrigo Mora: «O que não pode acontecer é deixar escapar»

Bruno Costa Carvalho apelou à contratação de Rodrigo Mora por parte do Benfica. O antigo candidato à presidência dos encarnados pediu a Rui Costa para pagar os 70 milhões de euros da cláusula de rescisão.

Bruno Fernandes lamenta empate do Manchester United com Fulham e explica penálti falhado: «Chutei muito mal a bola»

Bruno Fernandes fez a análise do empate a um golo entre o Manchester United e o Fulham, da segunda jornada da Premier League.