📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Bolas paradas: a chave para o (provável) título

- Advertisement -

Quando falamos da eficiência do FC Porto nas bolas paradas, também não nos podemos esquecer de quem bate as bolas paradas. E neste momento do jogo há um nome que claramente se destaca dos demais: Alex Telles. O lateral-esquerdo tem sido, a par de Marega, o jogador mais importante do reinado de Conceição, e muita dessa importância passa pela sua fantástica capacidade de bater bolas paradas, sejam elas cantos, livres ou, mais recentemente, penáltis.

Alex Telles tem sido um dos protagonistas em golos de bolas paradas nos Dragões, especialmente através da marca dos onze metros.
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

E, claro, também não podemos ignorar a competência que a equipa apresenta a defender estas mesmas situações. Nas três épocas de Sérgio Conceição ao leme, só não foi a que menos golos sofreu de bola parada na primeira. Nessa até tinha ficado atrás do SC Braga (três sofridos) e Sporting CP (seis sofridos) com sete golos contra. Mas houve uma clara melhoria nas duas época seguintes, pois sofreu menos nestas duas juntas do que na primeira, com dois golos sofridos em 2018/2019, e três para já nesta presente época.

O FC Porto é certamente uma das melhores equipas da Europa nas bolas paradas, disso não há grandes dúvidas. A quantidade de golos que marca e que evita é crucial para o recente sucesso da equipa. Ainda assim, olho também com alguma preocupação para a dependência nestes lances. É obviamente importante ser forte nas bolas paradas, especialmente para equipas que lutam por campeonatos, mas isso não pode ser em detrimento de outras fases do jogo.

Sinto que por vezes o FC Porto aposta em demasia em jogadores fortes nestes lances, mas que têm muitas falhas noutros. É preciso que exista um equilíbrio, e não me parece que os Dragões o tenham alcançado, por muito fortes que sejam no jogo aéreo. Mas é esta a filosofia de jogo de Sérgio Conceição, e, independentemente de alguma falta de qualidade dos rivais, a verdade é que este está prestes a conquistar o seu segundo título em três épocas.

Foto de Capa: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Artigo revisto por Joana Mendes

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

Gianluca Prestianni decisivo para a vitória do Benfica: «Permite ter mais confiança para o dérbi»

Gianluca Prestianni analisou o desfecho do CD Nacional x Benfica. Encontro da 12.ª jornada da Primeira Liga jogou-se na Choupana.

Zé Vítor lamenta derrota do CD Nacional e elogia Benfica: «Do outro lado estava uma grande equipa, muito qualificada»

Zé Vítor analisou o desfecho do CD Nacional x Benfica. Encontro da 12.ª jornada da Primeira Liga jogou-se na Choupana.

Eis o golo de Vangelis Pavlidis que deu a volta ao marcador e guiou Benfica à vitória na Madeira

Nos descontos, Vangelis Pavlidis apareceu para carimbar a reviravolta. O Benfica defronta o CD Nacional na Choupana.

FC Porto elimina a Académica com reviravolta na Taça de Portugal

O FC Porto conquistou, este sábado, o seu lugar na próxima fase da Taça de Portugal com uma vitória por 6-4 frente à Académica.

PUB

Mais Artigos Populares

Tango argentino iniciou epopeia grega e terminou em Bailinho da Madeira: Benfica garante reviravolta e vence CD Nacional

O CD Nacional colocou o Benfica em dificuldades na 12.ª jornada da Primeira Liga. Vitória do Benfica só surgiu nos descontos.

Gianluca Prestianni marca golaço e empata o CD Nacional x Benfica

Gianluca Prestianni saltou do banco para dar alento aos encarnados. O Benfica defronta o CD Nacional na Choupana.

Eis os onzes oficiais da final da Taça Libertadores entre o Palmeiras de Abel Ferreira e o Flamengo

A final da Taça Libertadores está lançada e joga-se em Lima. Frente a frente estão o Palmeiras de Abel Ferreira e o Flamengo.