Caio Henrique: Um dos possíveis herdeiros de um lugar “pesado”

- Advertisement -

Embora pareça estar muito distante do habitual, o mercado de transferências do verão pode vir a realizar-se, mas esperemos que em moldes diferentes.

Todos sabemos a necessidade que o FC Porto tem de vender jogadores, e isso prende-se por duas razões: os graves problemas financeiros que assolam no clube e a ineficácia nas renovações de jogadores que terminam contrato em breve. Alex Telles está na calha para ser uma das maiores perdas dos portistas que, em condições “normais”, apenas recebem 25 milhões de euros pelo passe do atleta.

Como é mais que evidente que Manafá não assegura a posição de lateral esquerdo ao longo de uma época, a imprensa nacional e internacional começou a avançar nomes como Matheus Reis, Alex Centelles, Marc Cucurella, e… Caio Henrique. Este último tem sido o nome mais falado nos últimos tempos, tendo até já sido alvo de interesse dos portistas noutros tempos.

Formado no Santos FC, este lateral esquerdo brasileiro despertou logo a cobiça do Club Atlético de Madrid, que avançou para a sua contratação. Até hoje, não se conseguiu afirmar pelos colchoneros, tendo somado sucessivos empréstimos para o brasil. Já esteve no Paraná Clube, Fluminense FC e atualmente jogava no Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, até os campeonatos pararem. Apesar de tudo, ainda continua a ser jogador do clube espanhol e o FC Porto terá de negociar diretamente com os dirigentes do Club Atlético de Madrid, contando com uma boa vontade do jogador.

Vamos então traçar algumas características deste jovem jogador brasileiro internacional pelas camadas jovens do Brasil. Pelas informações que consegui obter, trata-se de um jogador polivalente, que tanto ocupa a posição de lateral-esquerdo como até joga no meio-campo, o que pode ser útil para a rotatividade de uma equipa que precisa de alternativas válidas para uma época longa.

É inegável que tem uma boa chegada à área, mostrando a sua capacidade de drible e de um para um, mas, contrariamente a Alex Telles, parece procurar mais espaços interiores, tendo movimentos até de um extremo que se envolve de uma forma diferente na manobra ofensiva da equipa.

Outro fator que distingue Caio Henrique de Alex Telles é o facto de este jogador ainda não ter uma boa capacidade de cruzamento (pelo menos um cruzamento mais tenso na busca de algum jogador forte no jogo aéreo, o que é uma característica do FC Porto) e também de finalização e remate, sendo visível que muitas vezes consegue desenvolver bem uma jogada, mas a decisão final acaba por deixar a desejar. Não é um lateral goleador, mas Alex Telles também não o era até chegar aos dragões.

É preciso ter uma grande cautela com a contratação deste atleta, visto que ainda não se afirmou de todo no mundo de futebol. Nesse aspeto, acabo por me recordar de um jogador que veio rotulado de “uma das maiores promessas do futebol brasileiro”, mas chegou cá e não provou nada: João Pedro. São dois jogadores que até têm algumas características semelhantes.

Sendo ou não um craque, Caio Henrique pode ser um dos possíveis herdeiros de um lugar “pesado”. Este pesado vem no sentido de já ter sido ocupado, nos últimos tempos, por laterais de excelência como Alex Sandro e Alex Telles.

Artigo revisto por Diogo Teixeira

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

RB Leipzig marca perto do final e empata a dois golos frente ao Wolfsburgo: Eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 22.ª jornada da Bundesliga, o RB Leipzig esteve a perder em duas ocasiões mas acabou por empatar por 2-2 na receção ao Wolfsburgo.

Zaidu Sanusi voltou a atuar 90 minutos pelo FC Porto: desde quando é que não acontecia?

Zaidu Sanusi atuou durante todo o encontro entre o FC Porto e o Nacional da Madeira, a contar para a 22.ª jornada da Primeira Liga.

Cláudio Braga ainda marcou mas Hearts foi derrotado pelo Rangers de Youssef Chermiti (que deu espetáculo)

O Rangers recebeu e venceu o Hearts por quatro bolas a duas, num encontro a contar pela 27.ª jornada da Liga Escocesa.

Arsenal garante lugar nos oitavos-de-final da Taça de Inglaterra com goleada na receção ao Wigan

Este sábado, o Arsenal bateu o Wigan por quatro bolas a zero e qualificou-se para os oitavos-de-final da Taça de Inglaterra.

PUB

Mais Artigos Populares

Tiago Margarido orgulhoso pela prestação do CD Nacional: «Procuramos sempre olhar olhos nos olhos com o adversário».

Tiago Margarido refletiu sobre o encontro entre o FC Porto e o CD Nacional, que terminou com uma vitória dos dragões por 1-0.

Jan Bednarek e a vitória do FC Porto: «Este era um dos jogos que tínhamos que ganhar e ir para casa».

Jan Bednarek recebeu o prémio de melhor em campo e analisou o encontro entre o FC Porto e o CD Nacional, que terminou com uma vitória dos dragões.

Igor Liziero reage à derrota do CD Nacional frente ao FC Porto: «Foi tudo definido numa bola parada»

Igor Liziero analisou o encontro entre o FC Porto e o CD Nacional, que terminou com uma vitória dos dragões por 1-0.