Cantos e chamas em Barcelos | Gil Vicente x FC Porto

Primeira Liga, 2.ª jornada: segunda-feira, 18 de agosto de 2025, 20h15.

A ANTEVISÃO: AZUIS E BRANCOS PROCURAM SEGUNDO TRIUNFO EM TERRENO AZARENTO

O último jogo da jornada é em Barcelos. Costuma dizer-se que “o melhor é para o fim”, sendo algo subjetivo neste caso, um excelente jogo e que gera mais expetativa fica para o fim. Gil Vicente e FC Porto são duas equipas que venceram na ronda inaugural da Liga, procuram agora ambas chegar à segunda vitória consecutiva.

Um duelo entre dois grupos de trabalho muito distintos e que buscam objetivos diferentes. Num embate que se prevê complexo e imprevisível, fica o que ambas os emblemas mostraram na primeira ronda.  

O Gil Vicente joga em 4-2-3-1. Equipa interessante e já com um plano de trabalho em prática. Embora no jogo inaugural do campeonato na Choupana, tenha tido bastante menos posse (60%-40%), menos cantos (14 e seis), menos remates em geral (14-12) e à baliza (três e dois), ou seja, menos iniciativa, a eficácia e o enjeito pertenceram aos gilistas.

A equipa de César Peixoto teve as melhores ocasiões de golo do encontro e podia ter ampliado a vantagem de dois golos. Além de ter sido relativamente organizada no setor defensivo, frente a um Nacional com poucos argumentos para o contrariar. Apesar de ainda não ter defrontado um grande adversário, esta equipa do Gil Vicente tem aspetos e virtudes interessantes para o contrariar num embate que bem pode ser intenso. Joga bem entre linhas, aproveita algumas lacunas na defesa contrária e realiza alguns contra-ataques que são de deixar o adversário apreensivo.

Além da boa exibição e presença do guardião Andrew Ventura, para já são destaque Pablo Felipe (avançado com um posicionamento inteligente), Jonathan Buatu (central a oferecer solidez no setor defensivo) e Martín Fernández (extremo com explosão ofensiva).  

Após a pré-época e primeira jornada da Liga, o FC Porto voltou a ter sobre si os holofotes de quando demonstra ser uma equipa poderosa. Os toques de Francesco Farioli e de novos jogadores já se fazem sentir no coletivo. O jogo de estreia na Liga, em casa, frente ao Vitória Sport Clube, mostrou um misto de um grupo renascido e já carregado de trabalho com vista aos objetivos.

Embora nem sempre tenha tido um domínio de jogo avassalador (50%-50% de posse) e tendo o adversário também tido boas oportunidades (dez remates, dois dos quais à baliza) para contrariar os argumentos apresentados pelos dragões, a equipa de Farioli teve sempre o jogo controlado.

Num 4-3-3 clássico, a equipa tem unidades, talento e estilo capaz tanto de dominar o adversário com bom entendimento entre os jogadores entre linhas, como de o controlar através de contenção e transições. Tal é possível pela qualidade e características dos protagonistas. Além da exibição decisiva de Samu (finalmente a chegar ao estatuto de farol ofensivo desejado), também são destaque até agora Pepê (“reforço” com classe renovada), Jan Bednarek (um líder seguro para a defesa), Alberto Costa (talento lateral promissor), Borja Sainz (desequilíbrio constante) e a dupla centrocampista Victor Froholdt e Gabri Veiga (comando do meio).   

Para já, a equipa da casa procura pontuar contra um grande adversário pela primeira vez esta época, os visitantes procuram trazer os três pontos de um estádio onde o ano passado perderam e numa condição (jogar fora) que lhe custou muitos pontos a época passada. 

10 DADOS RÁPIDOS

1. Será o 28.º encontro entre Gil Vicente e FC Porto em Barcelos e o 24.º a contar para a Liga Portuguesa. 

2. Em Barcelos e para a Liga Portuguesa, a equipa da casa só venceu em seis ocasiões, empataram quatro vezes e foram 14 os triunfos dos dragões. 

3. Nos duelos de ambos para a Liga Portuguesa, as equipas do Gil Vicente marcaram 27 golos e os conjuntos azuis e brancos fizeram 52 tentos.  

4. O FC Porto não venceu em Barcelos nas últimas duas épocas (empate a um golo em 2023/24 e 3-1 para o Gil Vicente em 2024/25).  

5. Por três vezes, o FC Porto marcou cinco golos na casa dos gilistas (2-5 em 2001/02, 3-5 em 2002/03 e 1-5 em 2014/15). 

6. Gonçalo Borges (2024/25) e Evanilson (2023/24) foram os últimos dois jogadores a marcarem em Barcelos pela turma azul e branca.  

7. Neste século, o Gil Vicente conta cinco triunfos ao FC Porto para a Liga Portuguesa em Barcelos (2-1 em 1999/00, 2-0 em 2003/04, 3-1 em 2011/12, 2-1 em 2019/20 e 3-1 em 2024/25). 

8. Domingos Paciência e Costinha são os jogadores que mais marcaram pelo FC Porto em Barcelos, com quatro golos cada.  

9. Gil Vicente e FC Porto venceram na primeira jornada da corrente edição da Primeira Liga. 

10. O árbitro do encontro será Ricardo Baixinho (AF Lisboa). 

JOGADORES A TER EM CONTA

Andrew VenturaUma exibição consistente do guarda-redes gilista poderá ser absolutamente decisiva no desfecho deste encontro. Andrew Ventura já mostrou a sua consistência entre os postes ao serviço do Gil Vicente.  

Tanto é assim, que o seu desempenho na época passada lhe valeu, algumas vezes a distinção da defesa da jornada, como um lugar no onze da jornada. Além de ter estado sete jogos sem sofrer golos em 2024/25, excelentes reflexos e ter um perfil muito fiável para o conjunto de Barcelos. 

O FC Porto querendo ganhar o jogo, terá muitos momentos em que irá arriscar muito ofensivamente, o que obrigará o Gil Vicente a ser mais consistente defensivamente. Em jogos assim, quase tão importante como marcar, será não sofrer.

Victor Frohodt FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Victor Froholdt – Poderá ser o primeiro grande jogo do internacional dinamarquês neste campeonato, pelo seu perfil. Tendo quase marco pelo menos um golo na jornada inaugural e com uma exibição notável (não tanto como contra o Atlético de Madrid) frente ao Vitória, Victor Froholdt terá agora mais uma oportunidade para tal. Sendo este jogo de características diferentes, terá de adotar outra postura para estar à altura do mesmo.  

Jogando em casa, o Gil Vicente poderá arriscar mais ofensivamente, o que obrigará os dragões a mais atenção e capacidade para tornear tal dificuldade. É aqui que entra alguém com as características de Victor Froholdt. Tendo de optar mais pela contenção e transições, o FC Porto necessitará de alguém no meio-campo que seja um “box‑to‑box” completo, que tenha uma visão e técnica completos para buscar as oportunidades e com resiliência para aguentar a pressão do adversário e de a criar quando possível. Tudo o que o jovem dinamarquês tem. Embora muitos outros jogadores do clã azul e branco tenham capacidade de resolver este jogo, pelas suas características, alguém como Victor Froholdt será essencial.  

Numa semana em que foi elogiado por Morten Bisgaard, treinador que orientou o internacional dinamarquês, nas camadas jovens do Copenhaga. “Sabe como um profissional deve viver e levar o futebol, sendo ambicioso, sobretudo, no profissionalismo. O motor vem dessa gasolina de correr como ninguém. Nunca vi nada assim! Por isso, creio que terá o máximo sucesso no FC Porto.  

XI´s PROVÁVEIS

Gil Vicente: Andrew Ventura, Hevertton Santos, Jonathan Buatu, Marvin Elimbi, Ghislain Konan, Facundo Cáseres, Mohamed Bamba, Sergio Bermejo, Luís Esteves, Martín Fernández e Pablo Felipe. 

Treinador: César Peixoto 

«Cada jogo tem a sua história. O FC Porto tem padrões claros, ofensivos e defensivos, mas nós também temos a nossa identidade e não vamos abdicar dela. Adaptamo-nos estrategicamente, sem mudar a ideia de jogo que estamos a construir»

FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Nehuén Pérez, Jan Bednarek, Zaidu, Alan Varela, Gabri Veiga, Victor Froholdt, Pepê, Borja Sainz e Samu.  

Treinador: Francesco Farioli  

«Temos uma grande responsabilidade. No que toca ao adversário propriamente dito: nas últimas duas ocasiões não conseguimos a vitória. Será um desafio perante uma equipa que começa sempre muito bem o campeonato em casa. Analisámos este adversário com muita atenção, vimos muitos encontros. Trata-se de uma equipa que pode adotar vários sistemas no mesmo jogo». 

PREVISÃO DE RESULTADO: Gil Vicente 0-2 FC Porto

Jorge Afonso
Jorge Afonso
O Jorge apaixonou-se pelo futebol num dérbi em Alvalade e nunca mais largou. Licenciado em Comunicação Social e mestre em Ciência Política, vive entre estatísticas, memórias épicas e o encanto de equipas como o Barça de Guardiola ou a França de Zidane.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...