Carimbar os oitavos é o objetivo | FC Porto X FK Shakhtar Donetsk

Fase de grupos da Liga dos Campeões, 6ª jornada: quarta-feira, 20h00, 13 de dezembro de 2023

A ANTEVISÃO: PORTISTAS QUEREM GARANTIR 9,5 MILHÕES DE EUROS

Não se jogam apenas três pontos para o FC Porto. Esta quarta-feira, no Estádio do Dragão, há em disputa uma qualificação e muitos milhões com possibilidade de entrar na conta bancária dos azuis e brancos.

Os milhões são ponto importante no que concerne ao duelo frente ao Shakhtar, mas Sérgio Conceição foi perentório, em antevisão. «Não sou gestor financeiro, estou aqui para ganhar títulos. Para os portugueses é fundamental chegar longe na prova, dar o máximo para haver retorno financeiro e vitórias.»

No que concerne ao retorno desportivo, há duas grandes dúvidas para as escolhas do técnico para o duelo frente aos ucranianos. Afinal, «João Mário e Wendell vão ser até à última», Fábio Cardoso pode não ser titular devido a um quase iminente castigo, caso seja admoestado, e ainda as adaptações nas laterais – caso Jorge Sánchez e Zaidu Sanusi não sejam titulares. Conceição não levantou o véu. Ainda assim, o mexicano e o nigeriano devem mesmo ser titulares.

O FC Porto é pródigo em ligar o chip de Liga dos Campeões. O chamado mindset. E, pela frente, há um Shakhtar Donetsk que tem exatamente as mesmas ambições que os dragões.

São nove os pontos que ambas as formações amealharam até esta última e o segundo lugar será decidido, literalmente, no último minuto jogado no Dragão. Sem grandes mudanças à vista no onze inicial ucraniano, joga-se a ambição, a qualificação e os milhões da Liga dos Campeões.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O FC Porto vem de uma vitória frente ao Casa Pia AC, por 3-1, para o campeonato.
  2. O FC Porto marcou 38 golos esta época e sofreu 19.
  3. Os dragões apenas empataram um dos últimos 22 jogos.
  4. Os portistas perderam cinco dos últimos 21 jogos.
  5. O FC Porto perdeu dois dos três últimos jogos.
  6. O Shakhtar Donetsk vem de três vitórias consecutivas.
  7. O Shakhtar apenas empatou uma das últimas 13 partidas.
  8. A equipa de Donetsk apenas perdeu um dos últimos oito encontros.
  9. O histórico do confronto mostra que a equipa do FC Porto e a equipa de Marino Pusić encontraram-se sete vezes, com os dragões em vantagem: 4 vitórias, contra nenhuma vitória do Shakhtar Donetsk, e três empates.
  10. No Estádio do Dragão, os azuis e brancos têm a vantagem nos duelos contra a equipa de Donetsk: dois triunfos em três partidas, com um empate pelo meio.

JOGADORES A TER EM CONTA

Evanilson – Lesões à parte, Evanilson é o melhor ponta de lança do Porto e vem de alguns jogos concretizadores, pelo que será, muito provavelmente, a maior ameaça à baliza da formação ucraniana. Nesta edição da Champions, já leva quatro golos, sendo que, no total da temporada, já leva 11, ultrapassando o registo da época passada (marcou dez) em muitos menos jogos (41 vs. 15).

Oleksandr Zubkov – O extremo ucraniano chegou à melhor forma em boa hora, contribuindo diretamente para um golo em três jogos consecutivos, com dois golos e uma assistência. Dará, com certeza, muitas dores de cabeça a Zaidu, que terá de ter cuidado com as suas arrancadas.

XI´s PROVÁVEIS

FC Porto: Diogo Costa; Jorge Sánchez; Pepe; Fábio Cardoso; Zaidu Sanusi; Alan Varela; Stephen Eustáquio; Pepê; Wenderson Galeno; Mehdi Taremi; Evanilson

Treinador: Sérgio Conceição

«É uma final. Na segunda-feira teremos outra final para o campeonato (frente ao Sporting CP), porque neste clube vivemos sempre para as finais. Estamos habituados a este tipo de pressão, acho que é uma boa pressão. Sabemos da importância do jogo, mas o mais importante é sempre o trabalho diário e é daí que vem a nossa motivação. Trabalhamos com ambição, o ano passado estávamos numa situação favorável, contra o Atlético de Madrid, e a poucos minutos do fim acabámos por perder. Não podemos adivinhar o que o adversário faz. O Shakhtar é diferente das equipas que defrontamos nas competições nacionais. Se formos competentes, tenho convicção de que as coisas vão correr bem.».

Shakhtar Donetsk: Dmytro Riznyk; Giorgi Gocholeishvili; Valeriy Bondar; Mykola Matvienko; Irakli Azarovi; Taras Stepanenko; Georgiy Sudakov; Artem Bondarenko; Oleksandr Zubkov; Newerton; Danylo Sikan

Treinador: Marino Pusić

«Já alcançámos o objetivo principal. Permanecer nas competições europeias é fantástico, mas, ao mesmo tempo, somos ambiciosos e queremos mais. O FC Porto é uma equipa muito boa, está há vários anos a este nível e é estável, difícil de bater e bem organizada. Será um jogo difícil para cada equipa, mas viemos cá para competir e não nos interessa onde e contra quem vamos jogar.».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 2-0 Shakhtar Donetsk

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

João Nuno Fonseca oficializado como novo treinador do Leixões depois da experiência no Mundial de Clubes 2025

João Nuno Fonseca foi apresentado como novo treinador do Leixões. Treinador inicia carreira como técnico principal na Segunda Liga.

Casa Pia segura médio Renato Nhaga até 2028

O Casa Pia anunciou esta quarta-feira a renovação de contrato de Renato Nhaga. Médio de 18 anos prolonga vínculo até 2028.

Joaquim Milheiro é o novo diretor técnico da formação do Benfica

Joaquim Milheiro está de regresso a Portugal para o Benfica. Treinador assume cargo de diretor técnico da formação encarnada.

Atanas Chernev é reforço do Estrela da Amadora a custo zero

O Estrela da Amadora oficializou mais um reforço para a próxima época. Atanas Chernev chega a Portugal a custo zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Alverca oficializa 2 reforços para atacar época na Primeira Liga

O Alverca oficializou uma dupla contratação nesta quarta-feira. Tiago Leite e Gian Franco Cabezas reforçam o clube da Primeira Liga.

Santa Clara recebe boas notícias: Estádio de São Miguel aprovado pela UEFA

O Santa Clara poderá receber o NK Varazdin na 2.ª eliminatória da Conference League em casa. Estádio de São Miguel aprovado.

Frederico Varandas condenado a pagar 12,500 euros por chamar «bandido» a Pinto Costa

Frederico Varandas foi condenado por crime de difamação após ter chamado "bandido" a Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto.