Carta aberta a Pinto da Costa

- Advertisement -

Presidente,

Orgulho-me de olhar para o FC Porto e ver um clube vencedor. Um clube com história, com um símbolo que todos os atletas levam ao peito com respeito e que qualquer um é capaz de reconhecer. Em qualquer parte! E isso, em grande parte o devemos a si.

A verdade é que não me imagino, e como eu talvez muitos outros, a chamar presidente a outra pessoa que não a si. Jorge Nuno Pinto da Costa. Há 36 anos que o vemos ocupar um lugar que sempre dignificou, um lugar de onde batalhou para levar o FC Porto aos grandes palcos. Precisamente dez anos antes de eu nascer, no dia 17 de Abril de 1982, foi pela primeira vez eleito para a presidência.

Os percursos de cada um de nós não são fáceis. Todos os dias, em todos os trabalhos, há dificuldades que precisamos de ultrapassar, barreiras que queremos quebrar, degraus que queremos subir. A diferença, está muitas vezes na visibilidade do que fazemos. Nessas alturas, o bom sobressai e todos aplaudem. Mas quando o menos bom acontece, é muito mais fácil para quem está exposto ser alvo de críticas, até de ameaças. O seu percurso foi marcado por tudo isso, mas são sobretudo as conquistas que todos os adeptos portistas lhe vão sempre associar. Crescemos a nível interno, chegamos ao topo da europa, fomos campeões do mundo! Títulos e mais títulos que preenchem uma carreira feita de dedicação.

A si também associo algumas das maiores gargalhadas que dei por causa do futebol. Se lhe vamos sempre associar títulos, também lhe vamos sempre associar as palavras ditas nas horas certas, sem medos do politicamente incorrecto. Somos Porto e tivemos desde sempre que seguir “contra tudo e contra todos”. E para avançarmos, foi e continua a ser imprescindível ter alguém na retaguarda capaz de dar um passo à frente e dar um murro na mesa. Alguém capaz de dar um passo à frente e defender os seus jogadores, o seu treinador, as suas claques, os seus adeptos.

Pinto da Costa apostou na renovação com Sérgio Conceição para manter o Porto no caminho dos títulos
Fonte: FC Porto

Muito se tem falado sobre a sua saúde, o avançar da sua idade, sobre a capacidade para continuar a liderar o FC Porto. Como disse em cima, não imagino outro presidente para o meu Porto neste momento. Sei que será uma realidade algum dia, mas honestamente não quero pensar quando chegará esse dia, nem nos nomes que se poderão apresentar, nem nas consequências que a mudança trará. Esse dia vai chegar, mas para já temos a certeza que pretende liderar este clube e esta gente enquanto sentir que tem capacidade para o fazer. E isso chega!

Precisamos de manter uma equipa unida, focada nos objectivos e, sobretudo, capaz de lutar por eles. Ninguém pode ganhar sempre e nós sabemos disso. Passamos quatro anos sem qualquer título mas continuamos juntos, fortalecemos o nosso “mar azul”, estamos cá para apoiar. Por muito que certas decisões não nos pareçam certas, tentamos confiar que quem está aí, ao seu lado na liderança, está também a trabalhar pelo superior interesse de um dragão que vai continuar com uma chama intensa.

A si, apenas peço que mantenha o empenho nesta família que ajudou a construir e que, enquanto sentir que o pode fazer, continue por aí para nos ajudar.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fim de linha em Roterdão: Francisco Cabral cai nos quartos de final de pares

A dupla Francisco Cabral e Lucas Miedler perdem frente aos germânicos Jakob Schnaitter e Mark Wallner em dois sets e encerra, a participação no ATP 500 neerlandês.

Al Ittihad de Sergio Conceição identifica sucessor de N’Golo Kanté no plantel do Real Madrid

Sérgio Conceição identifica em Eduardo Eduardo Camavinga é alvo prioritário do Al Ittihad no próximo mercado. O médio do Real Madrid tem o perfil ideal para ocupar a vaga deixada por Kanté.

Liverpool prepara 80 milhões por defesa da La Liga

Segundo a imprensa espanhola, Jules Koundé é alvo prioritário do Liverpool para a próxima época. Os Reds têm 80 milhões em cima da mesa para investir no defesa do Barcelona.

Manchester United não facilita e ganha vantagem sobre o Atlético Madrid na Champions Feminina

O Manchester United foi a Espanha vencer o Atlético Madrid por 3-0, num encontro a contar para a primeira-mão dos oitavos de final da Champions Feminina.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal tropeça frente ao Brentford e luta pela Premier League está reaberta

O Arsenal foi ao terreno do Brentford empatar a uma bola, num encontro a contar para a 26.ª jornada da Premier League.

Luis Enrique sobre Nuno Mendes: «Não existem jogadores perfeitos, mas…»

Luis Enrique deixou grandes elogios em relação ao Nuno Mendes, mas assumiu que não existem jogadores perfeitos.

Samu Aghehowa pondera sobre operação à rotura do ligamento cruzado anterior

Samu Aghehowa lesionou-se gravemente durante a partida entre o FC Porto e o Sporting. O espanhol ainda não decidiu onde será operado.