Carta Aberta a Sérgio Conceição: Sérgio, perdoa-lhes

    Caro Sérgio, antes de entrar na forma como está a ser preparada a nova época, permite-me que dedique, primeiramente, algumas linhas desta carta aberta, que te dedico, a recuperar e realçar os feitos alcançados na anterior.

    Começo por te congratular. Venceste o campeonato e a taça com percursos praticamente imaculados em ambas as provas e deixaste a concorrência para trás de forma brilhante. Chapeau.

    Fica um amargo de boca pela participação nas provas europeias. Bem sei que o grupo na Liga dos Campeões era temível e que fizeste, provavelmente, o que muitos não teriam ousado. Salvo a debacle da receção ao Liverpool, lutaste de igual para igual com o, à data, campeão espanhol e foste muito superior ao atual campeão italiano.

    Apesar do meritório terceiro lugar, fica a sensação que, com outra frieza, tua e da equipa, poderíamos ter seguido em frente. Na Liga Europa, ainda que continue sem compreender a estratégia para a segunda mão, em Lyon, sou forçado a isentar-te de responsabilidades. Já que estamos em época de santos populares, porque não utilizar ditados para uma analogia. Depois de te retirarem a galinha dos ovos de ouro, preferiste ver voar um pássaro, para garantir que agarravas os outros dois.

    Mas não é só pelos títulos que os portistas te devem agradecer e enaltecer. Pela primeira vez apresentaste um futebol que, para além de consistente e competitivo, foi, verdadeiramente, apelativo e entusiasmante. Bem sei que se justifica pelos jogadores mais perfumados que tinhas, desta feita, à tua disposição, mas (e corrige-me se estiver errado) notei um abandonar daquela teimosia em privilegiar a potência física em vez do recorte técnico. Julgo que encontraste finalmente o teu equilíbrio e que és, agora, melhor treinador.

    FC Porto Olympique Lyonnais
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Esta época de sucesso fecha um ciclo de cinco anos no qual ganhaste muito mais do que perdeste e, em cada uma dessas épocas, como parece que se vai verificar também na próxima, partiste bem atrás da concorrência.

    É verdade. Parece que mais uma vez se estão a preparar para depauperar o plantel que tão eficazmente montaste e geriste. Em Lisboa, os rivais reforçam-se, por cá, já começou a sangria.

    Já te levaram o Fábio por meia dúzia de tostões e parece que o Vitinha também já começou a fazer as malas. Resta perceber se a tal cláusula vai ter ativada ou se nos atiram areia para os olhos com um pagamento em prestações. Em todo o caso, pecaram quando acharam que 40 milhões de euros era um valor adequado para a cláusula de um jogador de tamanho talento e margem de progressão.

    E aparentemente não ficarão por aqui. As vendas já mencionadas servem para mascarar o exercício financeiro que termina no final do mês. Todavia, no dia 1 de Julho começará um novo que poderá exigir novos sacrifícios.

    Sérgio, permite-me mais um desabafo. Deixa-me dizer-te o que penso da badalada história do Evanilson. Diz-se que foram 70 os milhões rejeitados. Pergunto-me quem terá tido a ideia de lançar esta notícia nos jornais. Um erro de palmatória, sabes? É que das duas, uma. Ao tentarem passar uma imagem de força e solidez passaram por incompetentes ou mentirosos. Prefiro acreditar na segunda hipótese. Se rejeitaram mesmo todo aquele dinheiro, são incompetentes. E imagino que concordes comigo. Se podíamos abrir mão do Evanilson para poder ficar com os talentos da casa, porque é que a opção foi outra?

    Enfim. Acredito que estejas frustrado, Sérgio. Ainda assim, peço-te, aguenta! Por favor, aguenta. Por nós, que somos como tu, aguenta. É que sem ti ao leme, o barco afunda. Sei que começam a ser poucas as razões para ficar, mas acredito que, enquanto fores o nosso comandante, estaremos sempre mais próximos de ganhar.

    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    O mercado vai abrir e acredito que tenhas identificado alvos que vais fazer crescer e incorporar no plantel, junto daqueles que por cá ficarem, mantendo a equipa competitiva e vencedora. E já agora, concede-me a ousadia de te pedir, também, que não deixes cair esta ideia de jogo mais exuberante. Sei que te levaram o Fábio e o Vitinha, sei que o Luis Diaz já não é mais do que uma boa memória, mas eu quero acreditar que a época passada foi mais do que um fogacho conjuntural. Quero acreditar que foi uma inovação estrutural.

    E assim é a vida, Sérgio…

    Chegaste em 2017 a um clube falido, ganhaste muito mais do que os outros e, mesmo assim, cinco anos depois, as dificuldades permanecem e teimam em não te permitir ter um ano de continuidade. Lá vais ter que construir tudo de novo.

    Sérgio, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem.

    Nós estamos contigo. Como nós, um de nós.”

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para geral@bolanarede.pt. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Sporting tenta convencer Georgios Vagiannidis: eis os pormenores do contrato

    O Sporting continua interessado em Georgios Vagiannidis. Os leões querem oferecer um contrato de cinco temporadas ao lateral grego.

    Benfica toma decisão em relação ao futuro de Andrea Belotti

    O Benfica já tomou a sua decisão em relação ao futuro de Andrea Belotti. As águias querem a continuidade do experiente avançado italiano.

    FC Porto de olho na contratação de antigo lateral do Vitória SC

    O FC Porto está a ser apontado como o destino de Gideon Mensah. O lateral ganês está ao serviço do Auxerre.

    São Paulo de Cédric Soares vence Náutico na Taça do Brasil

    O São Paulo de Cédric Soares venceu em casa o Náutico, na primeira-mão da terceira ronda da Taça do Brasil. O lateral português foi titular.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    CBF desiste de Carlo Ancelotti e Jorge Jesus é novamente favorito para assumir o Brasil

    Carlo Ancelotti já não vai assumir o cargo de selecionador do Brasil. As negociações caíram por terra e Jorge Jesus surge novamente como principal candidato para o lugar.

    4 equipas ainda sonham com o 5º lugar da Primeira Liga e o acesso à Conference League

    A três jornadas do fim, há ainda quatro equipas que ambicionam chegar ao quinto lugar da Primeira Liga. Esta posição dá acesso à Conference League.

    Eis os árbitros da 32ª e antepenúltima jornada da Primeira Liga

    O Conselho de Disciplina da FPF já divulgou os árbitros e equipas de arbitragem da próxima jornada. 32ª semana de Primeira Liga.

    Estoril Praia perde 2 jogadores para o jogo contra o Benfica na Primeira Liga

    O Estoril Praia ficou sem dois nomes importantes para o duelo diante do Benfica. Jogo da 32ª jornada joga-se no sábado.

    Estoril Praia vence Casa Pia e regressa aos triunfos após 2 derrotas na Primeira Liga

    O Estoril Praia regressou aos caminhos das vitórias após dois desaires consecutivos. Canarinhos vencem Casa Pia na 31ª jornada.

    David Alaba sofre rotura do menisco do joelho e é a 3ª baixa de peso do Real Madrid nesta terça-feira

    David Alaba está de fora até ao final da temporada regular e com o Mundial de Clubes 2025 em risco. Defesa do Real Madrid lesionado.

    Alverca vence Chaves por 2-0 e abre margem de 4 pontos no 3º lugar da Segunda Liga

    O Alverca ganhou uma importante vantagem na corrida pela promoção à Primeira Liga. Triunfo por 2-0 sobre o Chaves.

    FC Porto volta a perder com o Montpellier e está fora da Liga Europeia de Andebol

    O FC Porto foi eliminado da Liga Europeia de Andebol nos quartos de final. Nova derrota com o Montpellier fechou contas.

    PSG muito português vence Arsenal em Londres e está mais perto da final da Champions League

    O PSG venceu o Arsenal na primeira mão das meias finais da Champions League. Franceses com vantagem a defender em Paris.

    Gastão Elias brilha e segue para a segunda ronda do Estoril Open 2025

    Gastão Elias conseguiu apurar-se para a segunda ronda do...