CD Tondela 0-3 FC Porto: Óliver e mais dez!

O dia começou com más notícias para o FC Porto – com a ausência forçada de Militão -, mas a noite dificilmente podia ser melhor, com uma exibição bem conseguida materializada em golos. Numa partida em que o onze apresentado teve alguns condicionamentos, devido às muitas ausências do plantel azul e branco, foi Éder Militão o nome mais falado. Sérgio Conceição, que já mostrou ser um homem de rédea curta, não perdoou o comportamento inapropriado do brasileiro, que decidiu perder-se na noite portuense, e não o convocou para a partida. Para o lugar do habitual titular, reentrou Pepe, e até podemos utilizar o velho cliché: “Há males que vêm por bem”, depois de uma exibição bem conseguida do internacional português que indicou com o pé direito o caminho para a vitória.

Do lado do Tondela, numa fase em que todos os pontos valem ouro, a equipa de Pepa não conseguiu contrariar o favoritismo do campeão nacional…

Com um início de jogo a meio gás, as duas equipas demoraram a criar situações de perigo, mas depois de um breve aquecimento, o FC Porto descobriu o caminho para a baliza, com Pepe a comandar as tropas. Num livre direto batido por Alex Telles, a bola é afastada pela defensiva do Tondela, mas acaba por sobrar para o central português que, no meio da área, remata sem hipóteses para Cláudio Ramos, inaugurando o marcador, aos 11’.

A vencer, a equipa de Sérgio Conceição assumiu as despesas do jogo e continuou a justificar a vantagem com várias situações de perigo. A mais flagrante saiu dos pés de Corona, aos 16’, com o extremo a isolar-se, mas a falhar na cara do guardião do Tondela. Ainda assim o lance acabaria por ser invalidado por fora-de-jogo.

Do lado contrário, a equipa de Pepa não conseguia ter argumentos para contrariar a desvantagem, sem criar qualquer lance de perigo.
Ainda na primeira parte, outra vez Corona e ainda Adrian Lopez, na marcação de um livre, estiveram perto de marcar. Mas Cláudio Ramos conseguiu fechar a baliza.

Alex Telles sofreu um toque e pode agravar a lista de lesionados do FC Porto
Fonte: FC Porto

Se a primeira parte do FC Porto tinha sido bem conseguida, a segunda parte só viria a confirmar o favoritismo inicial do líder do campeonato. Apesar do Tondela ter entrado bem e de ter procurado o golo, foi Óliver a marcar um golaço de levantar o estádio.

Aos 53’, o médio portista, à entrada da grande área, rematou de primeira, com a bola a fazer um arco, sem qualquer hipótese para Cláudio Ramos. Apesar das exibições bem conseguidas até então, o espanhol já não marcava desde março de 2017, mas desta vez fez o gosto ao pé e deliciou os adeptos.

Com dois golos de vantagem, a formação portista controlou o jogo como quis, geriu os jogadores, e ainda conseguiu marcar o terceiro golo, através de Herrera, aos 74’, assistido por Brahimi. O argelino recuperou do problema físico, entrou para o lugar de Fernando Andrade e ainda assistiu o mexicano. Não se pode pedir mais.

Até ao final do jogo, o Tondela continuou desinspirado e o FC Porto até podia ter marcado mais. A equipa de Pepa somou assim a segunda derrota consecutiva, enquanto o FC Porto chega ao clássico em primeiro lugar.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

CD Tondela: Cláudio Ramos, Moufi, Ricardo Costa, Ricardo Alves e Joãozinho, Jaquité (João Pedro, 42’), Bruno Monteiro e Peña, Delgado (Murillo, 68’), Tomané e António Xavier (Pité, 59’)

FC Porto: Casillas, Manafá (Maxi, 69’), Felipe, Pepe, Alex Telles, Herrera (André Pereira, 74’), Otávio, Oliver, Corona, Fernando (Brahimi, 70’) e Adrián Lopez

 

Filipa Mesquita
Filipa Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
A Filipa é uma apaixonada pelo futebol e, através da escrita, encontrou a melhor forma de viver esse amor. As palavras traduzem as emoções que se sente quando o seu clube entra em campo. Apesar do jornalismo estar cada vez mais subjugado a críticas, é esse mesmo jornalismo que a faz sonhar.                                                                                                                                                 A Filipa escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.