CF ‘Os Belenenses’ 0-0 FC Porto: Quando se perde o meio-campo, perdem-se pontos!

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

O FCP veio a Belém pressionado para vencer, para quebrar a onda de empates e dar um pontapé na crise. O Belenenses empurrou todo o favoritismo e pressão para os dragões nas palavras do seu treinador, Quim Machado, que é como quem diz vamos sobretudo defender e contar com a irreverência e velocidade de Gerso e Sturgeon. Nuno está decidido em cimentar processos e repete o onze de Copenhaga, apesar da fraca prestação de Diogo Jota no último jogo. Mas, nem tudo é mau, Herrera ficou de fora do onze e Óliver Torres está em crescendo. Destaque ainda para a presença da jovem promessa lusa Joel Pereira, emprestado pelo Manchester United de Mourinho ao Belenenses e para Rosell, espanhol cedido pelo SCP.

Contrariamente ao que esperava os homens de Quim Machado apresentaram-se bastante subidos em campo e foram mesmo a primeira equipa a criar perigo por volta dos 4 minutos por Gerso. Grande inspiração e confiança de Florent nos minutos iniciais de jogo. Por volta dos 9 minutos, grande momento ofensivo dos homens do FCP e não fosse a finalização desacertada de André Silva teríamos um grande golo em Belém. Jogo partido nos primeiros 15 minutos e muito rápido. Aos 12 minutos, André Sousa disferiu um pontapé portentoso e a bola só parou no poste de Casillas. A sorte sorriu a NES e deixou Sousa a pensar que golaço teria sido. Destaque ainda para a qualidade de passe de Rosell, que qual “armador” ia instigando a velocidade do tridente ofensivo do Belenenses. Aos 21 minutos, grande passe de Corona para Óliver que recebeu a bola em excelente posição de finalização, mas o ADN de “construtor de jogo” falou mais alto, tentou o passe e com isso perdeu um golo o FCP. Aos 31 minutos, uma perdida colossal de Sturgeon, que remata por cima e não consegue aproveitar a falha e desposicionamento de Casillas. O internacional espanhol, experiente, não se rendeu ao erro e em vez de recuar, avançou sobre Sturgeon condicionando-o no remate. Aos 40 minutos houve espaço para novela brasileira e troca de arrufos entre Felipe e Camará, amarelo para os dois. Felipe mereceu-o pela fita e Camará pelo arrufo. O jogo após isso e até ao intervalo foi essencialmente fitas, dramas e palhaçada combinados com precipitação do árbitro ao nível dos amarelos. Deixem-se disso!

No fim dos primeiros 45 minutos uma coisa estava muito clara, a superioridade do Belenenses estava a condicionar seriamente o FCP, que se via, na esmagadora maioria das vezes, impedido de construir o circular jogo nos primeiros 10 metros do seu meio-campo ofensivo. Quim Machado ganhava na batalha tática a NES, que viu 45 minutos em que a sua equipa usava e abusava do passe longo e esbarrava no bloco baixo do Belenenses.

No inicio da segunda parte alteração tática no FCP que se passou a apresentar em 4-3-3, além disso aqueciam Neves e André André. NES percebeu e o FCP melhorou, passando a controlar o jogo. Aos 54 minutos, Florent salvou o Belenenses e impediu que o cabeceamento de Marcano desse golo. Aos 60 minutos mexeu NES, Depoitre entrou para o lugar de Jota. Aos 67 nova mexida com a entrada de André André para o lugar de um Óliver Torres muito abaixo do usual. Aos 68 minutos Depoitre desmarcou-se bem, mas finalizou com assustadora aselhice.  Passavam 15 minutos do intervalo e apesar de o FCP ter melhorado continuava longe de causar perigo necessário para justificar um golo. Faltavam 17 minutos para os 90 e NES já tinha esgotado as substituições. Quem te viu, quem te vê… Aos 76 minutos reage Quim Machado e coloca Yebda no lugar de Sturgeon. A intenção era dar frescura e músculo a um meio-campo que lhe estava a dar 1 ponto.  Aos 84, já com Mica Pinto em campo e com Miguel Rosa prestes a entrar, arrancada de Gerso, toque para Camará e um remate potente para defesa de Casillas. As grandes oportunidades de golo da partida até agora foram do Belenenses. Aos 88 minutos o FCP perdeu um golo cantado, a pressão de ser o matador começa a fazer mossa em André Silva. O FCP estava tão desinspirado que até Danilo cometia erros.

O FCP teve 95 minutos para marcar um golo e não conseguiu. NES não cumpre a promessa e perde claramente o duelo tático com Quim Machado. O controlo do meio-campo por parte do Belenenses fez com que o FCP estivesse longe do seu melhor. Machado provou que se trava os grandes no meio-campo e não nos últimos 25 metros. Não tivesse o treinador da equipa de Belém chegado a tal posto por meio de um ato de deslealdade e falta de respeito pelo Santa Clara e eu até lhe concedia mais elogios. Muitos dirão que Camará devia ter sido expulso e que o árbitro isso ou aquilo mas a verdade é uma: o Belenenses controlou o FCP e teve as melhores oportunidades de golo.

Foto de capa: CF Belenenses

João Ferreira
João Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João é do FC Porto desde que sabe o que é futebol; por fora de terras lusitanas é um ferrenho adepto da Juventus e também um admirador incondicional do 3-5-2 e do 3-4-3. Tem o sonho de ser treinador do FC Porto e, enquanto não o realiza, alimenta a sua paixão pelo futebol através da escrita e de incontáveis horas de Football Manager.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.