Chegou o momento de “Loum” aquecer o Dragão

- Advertisement -

A semana do FC Porto ficou marcada pelo caso de indisciplina, que envolveu alguns dos titulares dos azuis e brancos, em cima do dérbi com o Boavista FC. Este facto, obrigou Sérgio Conceição a proceder a algumas alterações no onze titular dos dragões, nomeadamente com a inclusão de Diogo Costa, na baliza, de Loum, ao lado de Danilo, e de Fábio Silva, na frente de ataque.

A par da titularidade do jovem avançado, a grande novidade para este jogo foi a titularidade do médio internacional senegalês, Loum. O ex SC Braga, até à partida do Bessa, só tinha alinhado uma vez pela equipa principal, ou seja, no desafio contra o SC Coimbrões, a contar para a Taça de Portugal. Além disso, em jogos anteriores parecia haver uma aposta mais efetiva em Bruno Costa e todos os analistas apontavam para a sua integração inicial contra os “axadrezados”. Desta forma, poucos se lembravam do médio e parecia mesmo um “corpo estranho” no plantel do FC Porto, já que a sua utilização tem sido muito residual, desde que celebrou contrato com o clube da Invicta.

Mas a verdade é que Loum foi mesmo a jogo e não desiludiu, tendo realizado uma exibição competente e segura. O jogador atuou ao lado de Danilo, no lugar habitualmente de Uribe, e evidenciou uma grande capacidade de trabalho, mas também uma grande disponibilidade para subir no terreno. Quando toda a gente esperava um atleta com um estilo de jogo parecido ao do capitão do FC Porto, o companheiro de seleção de Sadio Mané conseguiu mostrar uma outra face do seu futebol e caraterizou-se por ser alguém com conforto no momento com e sem bola. Por um lado, Loum manteve a solidez defensiva da equipa e foi importante na manutenção dos vários equilíbrios, que teve de fazer para não descompensar a formação dos azuis e brancos. Por outro lado, também mostrou qualidade e competência na transição ofensiva, conseguindo realizar várias aproximações à área contrária e ser um elo de ligação no momento de criação de jogo. Além disso, também foi uma peça importante nas bolas paradas, tanto a favor como contra a sua equipa.

Loum foi importante na vitória do FC Porto no dérbi da Invicta
Fonte: FC Porto

O veredito no final da partida foi só um e parece ter sido unânime por todos que o atleta em questão passou no exame do Bessa e agora parece ter passado de um perfeito excluído das opções do seu treinador para uma opção válida. É claro que não foi neste desafio que Loum conseguiu garantir a titularidade para os próximos jogos, ainda para mais com Sérgio Conceição, que já revelou que não tem problemas de sentar no banco ou na bancada quem quer seja, independentemente do que ganhou ou do seu estatuto. No entanto, somou alguns pontos junto da nação portista e pode agora exercer um papel mais efetivo de rotação com os habituais titulares e começar a justificar o forte investimento que a direção nortenha fez em si.

Porém, não foi o único facto que foi possível retirar durante os 90 minutos em que alinhou, ou seja, Loum provou que não é apenas uma opção válida para a posição 6, mas também para ocupar outras zonas mais avançadas do terreno, como o papel de 8, dando mais apoio à linha defensiva ou então atuando como box-to-box. Dono de uma respeitável envergadura física, o jogador não se limita a potenciar só a sua capacidade física, já que é dono de uma boa capacidade de passe, progressão com bola e de uma boa meia distancia, que poderá ser útil quando o FC Porto enfrentar formações que alinham com um bloco baixo e sejam competentes a fechar os espaços para a sua baliza.

Assim, a esta situação aplica-se bem o ditado bem conhecido entre todos os leitores, “o azar de uns, é a sorte de outros”. E aqui, Loum não desperdiçou a oportunidade concedida por Sérgio Conceição e mostrou que está comprometido com o espírito da equipa e pronto para ajudá-la em todos os seus objetivos.

Foto de capa: FC Porto

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Diogo Ataíde
Diogo Ataídehttp://www.bolanarede.pt
O Diogo “respira” futebol desde que se conhece, tendo estado sempre ligado a este mundo da bola, onde sofre pelas cores azuis e brancas do FC Porto. Agora, estudante de direito, é através da escrita que encontra o espaço ideal para continuar ligado a este universo sem par.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Granada prepara ataque a dupla do Torrense para a próxima época

O Granada está interessado nas contratações de Musah Drammeh e Javi Vázquez. Esta dupla tem estado em grande evidência ao serviço do Torreense.

Está definido o quadro dos playoffs do Championship

Já são conhecidos os jogos dos playoffs de subida do Championship. Millwall, Hull City, Southampton e Middlesbrough vão lutar pela subida à Premier League.

Decisões no Championship: Ipswich Town sobe à Premier League e Hull City supera Wrexham segue para os playoffs

O Ipswich Town é a segunda equipa a garantir a promoção à Premier League. Já na questão do playoff, o Hull City assegurou o último posto de acesso do Championship.

Sotiris Silaidopoulos assume provável continuidade no comando técnico do Rio Ave: «Provavelmente vou cá ficar, mas isto é futebol e nunca se sabe»

Sotiris Silaidopoulos assumiu a provável continuidade no comando técnico do Rio Ave. O treinador considera a estabilidade do plantel essencial para o projeto.

PUB

Mais Artigos Populares

Torreense faz história e garante lugar na Champions League pela primeira vez: Eis os resultados do dia na Primeira Liga Feminina

O Torreense qualificou-se, pela primeira vez na história do clube, para a Champions League Feminina, após o empate frente ao Vitória SC.

Raphinha pede Neymar no Mundial 2026:«É o cara do hexa»

O extremo Raphinha destacou a importância do Neymar e mostrou confiança na sua convocatória, numa altura que o Mundial 2026 se aproxima.

Aymeric Laporte admite arrependimento pela saída do Manchester City: «Só nos apercebemos quando saímos»

O defesa-central espanhol, Aymeric Laporte, recordou a passagem pela Arábia Saudita e explicou o regresso ao Athletic. O internacional espanhol assumiu que se arrepende da saída do Manchester City.