Cláudio Ramos: de esquecido a figura da baliza portista 

Apesar do fraco desempenho do FC Porto no Mundial de clubes, Cláudio Ramos juntamente com Rodrigo Mora foi uma das poucas figuras de destaque dos portistas na competição. 

Cláudio Ramos começou a sua carreira nas camadas jovens do Paivense do distrito de Viseu, teve ainda passagens pelo Académico de Viseu e Repesenses até se fixar nos juvenis do Vitória S.C. Continuou a sua caminhada no clube minhoto até aos seniores em 2009/10 onde não faz qualquer encontro oficial. 

Como quase todos os jovens o Vitoria SC reconhecia-lhe potencialidades e por isso emprestou-o durante duas épocas ao Amarante e ao Tondela onde agradou aos responsáveis tondelenses e acabou por assinar contrato e desligar-se definitivamente dos vitorianos. 

Depois de três épocas a excelente nível na Beira Alta, dá-se um dos pontos altos da história do Tondela com a subida, com larga contribuição do guarda-redes, à Primeira Liga do futebol português. 

Nessa altura, chegou-se a falar do interesse de clubes grandes como Sporting e o FC Porto, rumores esses que nunca chegaram a concretizar-se e Claúdio Ramos seguiu para a divisão principal onde permaneceu durante mais cinco épocas sendo sempre um dos mais utilizados do campeonato e reconhecido como um elemento fiável e seguro da equipa. 

Até que na época 2020/21 concretiza-se um dos objetivos do guardião que é a chegada a um clube grande, neste caso o FC Porto treinado por Sérgio Conceição que o foi buscar para ser a alternativa a Agustín Marchesín que tinha assumido a baliza portista após a saída de Iker Casillas embora nessa época tenha tido apenas quatro aparições na equipa B. 

Apesar de nunca ter conseguido assumir a titularidade nos dragões nas cinco épocas,  (vai para a sexta), Sérgio Conceição, Vítor Bruno e mais recentemente Martín Anselmi viram sempre nele um exemplo de fiabilidade e de trabalho dando-lhe a titularidade nomeadamente nos jogos das Taças onde sempre cumpriu com brilhantismo a sua tarefa sendo várias vezes elogiado pelos seus treinadores. 

Com a chegada ao plantel principal de Diogo Costa o melhor guarda-redes português da atualidade, Cláudio Ramos ficou com ainda menos espaço no plantel portista, no entanto, decidiu manter-se no clube confiante que a sua hora haveria de chegar, enquanto convivia com um extraordinário guardião que é Diogo Costa. 

Entretanto, apesar da condição de suplente no clube, o então selecionador Fernando deu-lhe a hipótese de se estrear na Seleção A com a sua única internacionalização até ao momento. 

Até que há poucos dias, chega a sua grande oportunidade brilhar num palco maior, o Mundial de Clubes que se iria realizar no final da época no Estados Unidos. 

Diogo Costa motivado pela vitória pela seleção na Liga das Nações onde teve papel decisivo seria o natural titular mas uma inesperada lesão entrega de bandeja a poucos dias do início da competição, a titularidade ao guarda-redes viseense. 

Cláudio Ramos
Fonte: Rui Pereira / Bola na Rede

Com um primeiro jogo difícil contra o Palmeiras uma das mais fortes equipas da América do Sul, Cláudio Ramos exibe-se a grande nível durante todo o jogo e evita a derrota dos dragões no encontro. 

Como a lesão de Diogo Costa acabou por ser impeditiva para os dois jogos restantes da primeira fase contra o Inter de Miami e o Al Ahly, acabou por fazer todo o Mundial a titular mas apesar do fracasso que foram os dois jogos seguintes não foi por ele que a equipa se afundou tendo-se cotado como um dos elementos mais em destaque nos azuis e brancos no Mundial de Clubes, uma montra apetecível para os jogadores mostrarem o seu valor. 

E com Diogo Costa sempre no radar dos grandes clubes europeus, Cláudio Ramos espera finalmente uma oportunidade para ser titular do FC Porto passando de eterna reserva para as luzes da ribalta. Pelo menos marcou pontos nesta competição. Têm a palavra os responsáveis dos dragões. 

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges questionado sobre a situação de Jeremiah St. Juste: «Era algo que tínhamos identificado desde cedo»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a quebra do negócio por Jota Silva: «Tentámos tudo dentro do que tínhamos perspetivado desde o final da última época»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli antevê FC Porto x Nacional: «O que fizemos até então é passado, estamos focados agora em seguir em frente»

Francesco Farioli realizou durante esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o FC Porto e o Nacional da Madeira, para a Primeira Liga.

Rui Borges: «Queremos dar uma boa resposta ao resultado menos positivo na última jornada»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes volta a falar de Bernardo Silva: «É um de nós»

João Noronha Lopes garantiu que se for eleito como presidente do Benfica vai trazer Bernardo Silva de volta ao emblema da Luz.

Luis Díaz esteve perto de assinar pelo Manchester City e transferência foi cancelada devido a jogador que foi vendido por 75 milhões de euros

Luis Díaz esteve perto de ser reforço do Manchester City, mas Julián Álvarez não aceitou assinar pelo Liverpool, rumando ao Atlético Madrid.

Francesco Farioli explica diferença entre o FC Porto e o Ajax: «É quase uma religião»

Francesco Farioli foi o treinador do Ajax na última temporada e rumou ao FC Porto no verão. O técnico explicou a diferença da cultura das duas equipas.