Com Brahimi na CAN, que Opções para Nuno Espírito Santo?

    O mercado de inverno trouxe de regresso a Portugal, e ao FC Porto, Kelvin: o futebolista que, pela sua técnica de drible, mais se aproxima, no plantel atual, das caraterísticas de Brahimi. Para além de boas memória do passado para os adeptos azuis e brancos, Kelvin também traz consigo a magia do futebol de rua. Por outro lado, o brasileiro é a imagem da anarquia tática, do individualismo, dos défices ao nível da tomada de decisão e do timing de passe. Partilha algumas dessas caraterísticas com Brahimi mas com uma clara exacerbação de todas elas acabando por, muitas vezes, não dar sequência, com qualidade, a jogadas que poderiam resultar na criação de oportunidades de golo para o FC Porto.

    A última opção disponível parece ser, igualmente, a melhor, de entre aquelas que Nuno Espírito Santo tem ao seu dispor: João Carlos Teixeira. Excelente a posicionar-se entre linhas para receber a bola; qualidade técnica; capacidade de leitura de jogo acima da média; criatividade com a bola; capacidade para encontrar soluções em espaços reduzidos. A cada toque que dá na bola, fica a ideia que João Carlos Teixeira aproxima a equipa do sucesso, colocando-a numa situação de jogo mais favorável do que aquela em que esta se encontrava antes de a bola chegar aos seus pés.

    Fonte: Página do Facebook de João Vilaça Teixeira
    Fonte:  Facebook Oficial de João Vilaça Teixeira

    Certo é que o FC Porto não tem no seu plantel outro jogador que seja capaz de causar tantos desequilíbrios quanto Brahimi. Contudo, fica a ideia de existir muita qualidade em João Carlos Teixeira e, acima de tudo, muito mais potencial de crescimento do que o apresentado por Héctor Herrera. Será que a opção, tendencialmente tomada por Nuno Espírito Santo, de colocar o mexicano a ocupar o lugar deixado (temporariamente) vago por Brahimi é, efetivamente, aquela que mais beneficia a dinâmica coletiva do FC Porto?

    Foto de Capa: Facebook Oficial de Yacine Brahimi

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Francisco Sampaio
    Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
    Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.