Comprar: Necessidade ou Oportunidade?

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Chegamos ao fim de um ano que antecede um outro que esperamos seja de alegria para todos nós, portistas. O FC Porto respira saúde, renova expetativas a cada jogo disputado e permanece com as aspirações intactas em todas as provas que disputa. Importa não esquecer de juntar a tudo isto o facto de já ter alcançado o primeiro dos objetivos previamente definidos para esta época: a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões, que, consequentemente, ajudou a reequilibrar as finanças do clube. Com o término da primeira metade da temporada, eis que é também tempo de reabertura do mercado de transferências. Por isso, sem alarmismos, impõe-se uma pequena análise ao que se tem e ao que se poderá ter e, no meio deste equilíbrio, perceber quais as possibilidades ao nível das saídas.

Numa ligeira comparação com a época passada importa reconhecer que o FC Porto chegava ao Natal com grandes preocupações ao nível do setor atacante. A equipa produzia muito mas não sabia traduzir isso em (muitos) golos, pelo menos na medida do exigível e do suficiente. André Silva parecia ser uma solução curta e Depoitre um autêntico desastre, pelo que o novo ano trouxe ao Dragão Tiquinho Soares que, rapidamente, se revelou uma mais-valia. Tudo isto para nos levar ao ponto essencial: o FC Porto de janeiro de 2017 revelava um tremendo handicap num dos setores da equipa (o ataque) que, não raras vezes, lhe custou pontos importantes na classificação final.

Ora, o FC Porto de janeiro de 2018 não se debate com esse problema, mas sim com a possibilidade de acrescentar poder de fogo a um conjunto que, por si só, já vai dizimando. O “plantel é curto, mas elástico” como alguém tão sabiamente ousou caraterizá-lo e, nesse sentido, impera a necessidade de não ficar refém da elasticidade de um plantel que, se apresenta estes resultados com as limitações quantitativas que tem, imaginemos se acabar por ser dotado de mais uma ou duas verdadeiras e determinantes opções.

Wendel seria uma boa opção para o estilo de jogo do FC Porto Fonte: Domínio de Bola
Wendel seria uma boa opção para o estilo de jogo do FC Porto
Fonte: Domínio de Bola

Olhando ao lote dos 24 jogadores efetivos com quem Sérgio Conceição trabalha diariamente sou da opinião de que, não descortinando uma evidente deficiência em qualquer das posições, existem dois casos que nada perderiam se vissem as opções para os mesmos aumentarem: meio campo (transportador de jogo) e ataque (extremo). A ideia de jogo de Sérgio Conceição assenta claramente na recuperação da bola em zonas altas do terreno e ataque rápido em direção à baliza contrária. Nesse sentido, a componente física assume preponderância em detrimento da técnica. Assim se explica, em parte, o eclipse de Óliver e a passagem de Herrera de besta a bestial.

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Armando Evangelista descontente no Damac: eis o que o Bola na Rede sabe

Armando Evangelista está insatisfeito devido ao facto de o Damac ter contratado vários jogadores sem o seu conhecimento e consentimento.

FC Porto x Sporting: E se Trincão jogasse mais tempo ao centro-direita do ataque, o que traria ao jogo? Estratégia vs identidade?

O Sporting apresentou-se a travar o jogo interior do FC Porto como normalmente todas as equipas nos últimos jogos o têm feito que é a vigilância apertada sobre os dois interiores.

Lenda da Premier League reacende debate: «Não sei se Mainoo não devia processar Ruben Amorim»

Gary Lineker criticou a forma como Ruben Amorim afastou Kobbie Mainoo do onze titular. O médio inglês tem sido destaque sob o comando de Michael Carrick.

Franjo Ivanovic ainda não jogou pelo Benfica na segunda volta da Primeira Liga

Franjo Ivanovic não foi utilizado ainda por José Mourinho na segunda volta da Primeira Liga. É atualmente a terceira opção para o posto de ponta de lança no Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting já não tinha uma grande penalidade a favor em casa do FC Porto desde janeiro de 2002

O Sporting empatou frente ao FC Porto devido a uma recarga de uma grande penalidade. Os leões já não beneficiavam de um penálti em casa dos dragões desde 2022.

Deixou o AVS SAD em janeiro (sem golos) e já se estreou a marcar pelo seu novo desafio

Jordi Escobar deixou o AVS SAD no mercado de inverno. O ponta de lança assinou com o Huesca, conjunto da La Liga 2.

Michael Carrick antevê embate com o West Ham: «Temos de aproveitar a emoção que as vitórias trazem»

Michael Carrick realizou a antevisão ao embate da 26.ª jornada da Premier League, entre o Manchester United e o West Ham de Nuno Espírito Santo.