Conseguirá o Dragão fazer “xeque-mate” em casa axadrezada?

- Advertisement -

Semana de deslocação ao Bessa para o FC Porto. Tradicionalmente denominado de “dérbi da invicta”, um jogo entre Boavista e FC Porto, apesar de não ocorrer no período áureo dos axadrezados, continua a ser um jogo que tem aquele “gostinho” a mais, aquele “gostinho” que todo o bom adepto gosta. Conseguirá o Boavista equiparar-se ao vizinho do lado ou, simplesmente, a lei do mais forte prevalecerá no final dos 90 minutos?

Estatísticas não vencem jogos, é um facto; se estivermos a falar de dérbis, estatísticas perdem o seu valor de forma mais significativa ainda. Contudo, o “bichinho dos números” não permite que eu termine este artigo sem referir a tal estatística: desde o regresso do Boavista ao escalão máximo do futebol português, em 2014/15, o FC Porto visitou o Estádio do Bessa em cinco ocasiões: todas elas resultaram em vitórias dos azuis e brancos; apesar de ser um dado por si só extremamente positivo, há que acrescentar que os dragões não sofreram golos em nenhum desses encontros.

Na época passada, o FC Porto venceu o Boavista no Bessa por 0-3
Fonte: FC Porto

Voltemos ao presente: as duas equipas encontram-se polarizadas na tabela classificativa: o FC Porto lidera a Liga NOS com 24 pontos, enquanto que o Boavista “agonia” abaixo da linha de água, com apenas nove pontos. Em jogos a contar para o campeonato, o FC Porto vem de três vitórias consecutivas (contudo, se juntarmos as restantes competições, o número de vitórias consecutivas sobe para nove); por outro lado, a equipa de Jorge Simão vem de uma sequência de três jogos sem vencer, no que diz respeito à liga.

Individualidades que mereçam destaque? Menciono Yacine Brahimi, necessariamente. O argelino marcou em três das últimas cinco deslocações ao Bessa, mostrando ser particularmente letal frente ao rival da invicta.

Apesar de tudo o que foi referido anteriormente, como forma de encerramento, resumo a minha antevisão com as seguintes palavras: “dérbi é dérbi e vice-versa”.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Wasl de Rui Vitória vence Dibba Al Fujairah por 4-2

O Al Wasl, orientado por Rui Vitória, venceu o Dibba Al Fujairah por 4-2, no jogo da 23ª jornada da Liga dos Emirados Árabes Unidos.

Carlos Queiroz apresentado como selecionador do Gana: «Esta alma é grande»

Carlos Queiroz foi oficialmente apresentado como novo selecionador do Gana, assumindo a nona seleção nacional da sua carreira.

Carlos Alcaraz falha o Roland Garros devido a lesão

Carlos Alcaraz, de 22 anos, vai falhar o Roland Garros e o Masters 1000 de Roma devido a lesão, comprometendo a defesa do título em Paris.

As primeiras palavras de José Neto depois da renovação pelo Benfica: «Tenho muito a agradecer a José Mourinho pelo que tem feito por mim»

José Neto renovou contrato com o Benfica até 2031. O lateral esquerdo deu uma primeira entrevista depois da oficialização.

PUB

Mais Artigos Populares

Lens garante empate épico depois de estar a perder por 3-0 contra o Brest… mas abre caminho ao PSG na luta pelo título da...

O Lens esteve a perder por 3-0, mas resgatou um empate por 3-3 na visita ao terreno do Brest. Ainda assim, clube está mais longe do sonho do título.

Alverca vence Arouca e garante matematicamente a manutenção na Primeira Liga

O Alverca vai continuar na Primeira Liga. Emblema do Ribatejo confirma continuidade na prova com vitória sobre o Arouca.

Héctor Bellerín marca nos descontos e Real Bétis trava Real Madrid que pode ir a Camp Nou perder o título da La Liga

O Real Bétis conseguiu resgatar um empate contra o Real Madrid. Golo de Héctor Bellerín nos descontos deu pontos ao conjunto da casa.