Conseguirá o Dragão fazer “xeque-mate” em casa axadrezada?

- Advertisement -

Semana de deslocação ao Bessa para o FC Porto. Tradicionalmente denominado de “dérbi da invicta”, um jogo entre Boavista e FC Porto, apesar de não ocorrer no período áureo dos axadrezados, continua a ser um jogo que tem aquele “gostinho” a mais, aquele “gostinho” que todo o bom adepto gosta. Conseguirá o Boavista equiparar-se ao vizinho do lado ou, simplesmente, a lei do mais forte prevalecerá no final dos 90 minutos?

Estatísticas não vencem jogos, é um facto; se estivermos a falar de dérbis, estatísticas perdem o seu valor de forma mais significativa ainda. Contudo, o “bichinho dos números” não permite que eu termine este artigo sem referir a tal estatística: desde o regresso do Boavista ao escalão máximo do futebol português, em 2014/15, o FC Porto visitou o Estádio do Bessa em cinco ocasiões: todas elas resultaram em vitórias dos azuis e brancos; apesar de ser um dado por si só extremamente positivo, há que acrescentar que os dragões não sofreram golos em nenhum desses encontros.

Na época passada, o FC Porto venceu o Boavista no Bessa por 0-3
Fonte: FC Porto

Voltemos ao presente: as duas equipas encontram-se polarizadas na tabela classificativa: o FC Porto lidera a Liga NOS com 24 pontos, enquanto que o Boavista “agonia” abaixo da linha de água, com apenas nove pontos. Em jogos a contar para o campeonato, o FC Porto vem de três vitórias consecutivas (contudo, se juntarmos as restantes competições, o número de vitórias consecutivas sobe para nove); por outro lado, a equipa de Jorge Simão vem de uma sequência de três jogos sem vencer, no que diz respeito à liga.

Individualidades que mereçam destaque? Menciono Yacine Brahimi, necessariamente. O argelino marcou em três das últimas cinco deslocações ao Bessa, mostrando ser particularmente letal frente ao rival da invicta.

Apesar de tudo o que foi referido anteriormente, como forma de encerramento, resumo a minha antevisão com as seguintes palavras: “dérbi é dérbi e vice-versa”.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica perde com o RASTA Vechta por 98-88 e falha acesso à Champions League de Basquetebol

O Benfica perdeu com o RASTA Vechta por 98-88 e viu o sonho da Champions League de Basquetebol fugir. Aventura continua na Fiba Europe Cup.

Torreense a faturar: eis o dinheiro recebido pela vitória contra o Lillestrom

O Torreense foi à Noruega vencer o Lillestrom por duas bolas a uma, num encontro da primeira jornada da Europa League.

Alejandro Alfaro foi herói do Torreense na Noruega: «Um orgulho entrar na história do clube»

Alejandro Alfaro analisou um jogo histórico para Torres Vedras. O Torreense estrou-se na Europa League com a visita ao Lillestrom da Noruega.

Para fazer história? Portugal lidera corrida pelo lugar extra na Champions League

Portugal está na liderança pela corrida por um lugar extra na próxima edição da Champions League. Inglaterra ocupa o segundo posto.

PUB

Mais Artigos Populares

Villarreal derrota Málaga e soma a primeira vitória para a La Liga

O Villarreal foi ao La Rosaleda vencer o Málaga por três bolas a uma, num encontro da sexta jornada da La Liga.

Javi Vázquez exalta feito do Torreense e destaca: «Em Portugal há um nível de futebol muito alto»

Javi Vázquez analisou um jogo histórico para Torres Vedras. O Torreense estrou-se na Europa League com a visita ao Lillestrom da Noruega.

FC Porto vence Partizan e estreia-se a vencer na Champions League de Andebol

O FC Porto derrotou o Partizan na Champions League de Andebol. Primeira vitória dos dragões nesta edição da prova.