📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Controlo emocional, meus senhores!

- Advertisement -

opinioesnaomarcamgolos

Finalmente vi um jogo do Porto onde o futebol foi praticado com entusiasmo e vontade, dando origem a um bom espectáculo! O único problema é que durou apenas 45 minutos.

O Frankfurt entrou a pressionar, sem medo e com um óptimo sentido de direcção: a baliza de Helton. Não inventou, não tentou jogar mais do que aquilo que pode ou consegue e, sobretudo, não se achou superior. O equilíbrio/controlo emocional em campo foi exemplar! São estas atitudes que definem equipas de ligas superiores… ou equipas que chegam longe na Europa. O Porto foi superior ao Frankfurt em futebol jogado, mas o controlo emocional influencia muito o resultado. Se não ajudou a ganhar, ajudou com certeza a empatar. E isso viu-se até nas declarações de Jackson Martinez, no final do jogo: “(…)o primeiro golo derrubou-nos um pouco e deu confiança ao adversário para chegar ao empate”.

A jogar em casa, e depois de uma primeira parte de grande nível por parte dos azuis e brancos, a confiança tinha de ser exponencialmente maior do nosso lado. Nem o primeiro golo sofrido nos podia abalar. A força, altura e resistência estavam do lado dos alemães, mas a qualidade de passe, o improviso e a presença de Jackson estavam do nosso. E, como já ando a dizer há algum tempo, com Jackson plantado na grande área e com Herrera solto a combinar com outro jogador ofensivo, o jogo é outro. O mexicano mostrou uma rapidez de decisão na primeira parte que raramente se vê, e a sua leitura de jogo esteve perto do perfeito.

Herrera fez mais um grande jogo Fonte: Zerozero.pt
Herrera fez mais um grande jogo
Fonte: Zerozero.pt

Os problemas apareceram na segunda parte. O Porto acalmou, muito devido à intensidade com que jogou na primeira metade da partida, e os alemães apostaram mais no contra-ataque e nas bolas aéreas. Sobre o primeiro golo, nada a acrescentar. Um remate forte e bem direccionado leva sempre cheiro de golo. O segundo foi mais um golpe de sorte acrescido de algum descontrolo da defesa portista. Mas é importante recordar que o Porto não foi o mesmo depois do 2-1, exactamente por causa desse controlo emocional. O Porto não o teve, e o Frankfurt não só manteve o seu como ainda aproveitou muito bem a falha do adversário.

E os jogadores fazem a diferença até nas declarações. Quaresma e Fernando não parecem ter dúvidas sobre aquilo que querem fazer na Alemanha: ganhar. Essa convicção não marca golos, mas ajuda a manter o equilíbrio da equipa. E os dragões, no meio de tantos problemas que têm revelado ao longo da época, precisam de um equilíbrio que pode ditar a diferença entre uma vitória e um empate.

João Pedro Monteiro
João Pedro Monteirohttp://www.bolanarede.pt
Para o João, discutir futebol é uma piada. É como estar à mesa de uma família benfiquista. Como diz o ditado, “numa casa com mau pão todos discutem e o Porto é campeão!”. Discute-se os árbitros e os treinadores, mas ninguém se lembra de discutir o padeiro. E ele adora piadas…                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho responde ao Bola na Rede após o Benfica x Nápoles e deixa elogios: «Tu percebes da coisa»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Nápoles. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Sporting quer renovar com Rui Borges: eis os detalhes

O Sporting está muito interessado em renovar o contrato de Rui Borges. O atual vínculo do técnico é válido até 2027.

Eis os 5 destaques da vitória do Sporting frente ao FC Porto na Liga de Andebol

O Sporting derrotou o FC Porto na 15ª jornada da Liga de Andebol. Eis os destaques da vitória dos leões no Dragão Arena.

Sporting derrota o FC Porto na 15ª jornada da Liga de Andebol

O Sporting derrotou o FC Porto por 36-32 na 15ª jornada da Liga de Andebol. Encontro disputado no Dragão Arena.

PUB

Mais Artigos Populares

David Neres: «Sabíamos da força do Benfica aqui no Estádio da Luz, especialmente eu»

David Neres analisou o desfecho da sexta jornada da Champions League. O Benfica recebeu o Nápoles no Estádio da Luz.

Richard Ríos: «A equipa entrou com uma mentalidade em que sabia que precisava dos três pontos»

Richard Ríos analisou o desfecho da sexta jornada da Champions League. O Benfica recebeu o Nápoles no Estádio da Luz.

Eis o Ranking UEFA depois da vitória do Benfica sobre o Nápoles na Champions League

O Benfica recebeu e venceu o Nápoles no Estádio da Luz. Vitória encarnada dá boas notícias ao Ranking UEFA de Portugal.