Da cadeira de rodas à titularidade, o melhor de Mbemba | FC Porto

- Advertisement -

A história de Mbemba no FC Porto começa de forma atribulada e algo cómica, tendo em conta o momento atual de forma do congolês. Lembremos que chegou à cidade invicta em 2018 proveniente do Newcastle United FC, pela verba de oito milhões de euros. A imagem do jogador no aeroporto Francisco Sá Carneiro, numa cadeira de rodas após sofrer uma contusão com entorse no joelho esquerdo, foi marcante para os adeptos que esperavam vê-lo em ação o quanto antes, devemos recordar que para a posição os dragões apenas contavam com Felipe, o jovem Diogo Leite, Chidozie que nunca foi realmente opção e mais tarde Militão.

Além da lesão, a idade do jogador parece ser uma dúvida, no seu país natal foi registado em 1988, o jogador acredita ter nascido em 1990, no entanto, o Anderlecht afirma que o jogador nasceu em 1994. Independentemente da confusão sobre a idade, o jogador é um defesa de elite em Portugal. É um central muito rápido, agressivo nos duelos e na antecipação, forte fisicamente e com uma grande qualidade no passe para um central, sofre apenas pela altura (1m82) mas a “raça” que impõe nos lances compensa a estatura.

Mbemba é a prova que a paciência é um filtro para a vitórias pessoais e conquistas profissionais, teve de esperar, muito tempo, por uma oportunidade no onze inicial, que só aconteceu quando Marcano sofreu uma rotura dos ligamentos cruzado. Durante esse tempo, em que não tinha muita utilização, recuperou da lesão, cumpriu os treinos, esforçou-se, ganhou a confiança do treinador e a própria autoconfiança, algo que estava em carência no seu jogo devido às temporadas menos boas que teria realizado em Inglaterra.

Quando a oportunidade apareceu, agarrou-a com “unhas e dentes” e nunca mais a deixou fugir. Ao lado do seu mentor, Pepe, formam uma dupla implacavelmente temida pelos adversários. É certo que esta dupla de centrais se completa e são uma das melhores que atuam na Primeira Liga, neste momento as cores do FC Porto estão seguras e muito bem representadas.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Chancel Mbemba que viera para os dragões para ser um jogador quase de rotação, mostrou e continua a mostrar a qualidade que lhe era reconhecida antes de ir para o país da Rainha Isabel, faz parte agora do núcleo duro de jogadores que Sérgio Conceição não arrisca em tirar do onze inicial, o que demonstra, perfeitamente, a importância que representa para o esquema tático. De quarto central a titular indiscutível, temos aqui a prova viva que o trabalho árduo compensa aqueles que o fazem por merecer.

Arrisco-me ainda a dizer que, teremos o central a atuar durante muitos anos com as cores azuis e brancas ao peito.

Ricardo Rafael Silva
Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Kylian Mbappé faz publicação e adeptos do Real Madrid consideram como provocação

Kylian Mbappé realizou uma publicação durante o encontro entre o Real Madrid e o Barcelona. Os adeptos não gostaram do que viram.

Real Bétis: português vai voltar ao emblema da La Liga

Guilherme Fernandes vai regressar ao Real Bétis, já que o Real Valladolid não vai apresentar uma oferta pelo português.

Kevin Price Boateng admite inveja do irmão Jerôme e atira: «Nunca tivemos boa relação»

O antigo jogador do Barcelona Kevin Price revelou que nunca teve uma boa relação com Jerôme Boateng e admitiu sentir inveja do sucesso do irmão.

Rita Fontemanha despede-se do futebol: «Saio uma pessoa feliz»

Rita Fontemanha encerrou carreira, após o empate do Sporting frente ao Racing Power. A internacional portuguesa deixou uma mensagem de gratidão ao clube e aos adeptos.

PUB

Mais Artigos Populares

Paulo Freitas destaca a importância da Champions League para o FC Porto: «Ganhar finais é maravilhoso»

O treinador do FC Porto Paulo Freitas assumiu o orgulho pela conquista europeia e destacou o percurso da equipa ao longo da temporada.

Sporting: o ponto de situação por Sergi Altimira

Sergi Altimira já foi associado ao Sporting, mas está mais longe de juntar-se ao emblema orientado por Rui Borges.

Pizzi anuncia a sua retirada: «O meu último jogo será contra o Benfica e conto com o vosso apoio uma última vez»

Pizzi confirmou esta segunda-feira que se vai retirar do futebol no final da presente temporada. O jogador representa o Estoril Praia.