Da cadeira de rodas à titularidade, o melhor de Mbemba | FC Porto

- Advertisement -

A história de Mbemba no FC Porto começa de forma atribulada e algo cómica, tendo em conta o momento atual de forma do congolês. Lembremos que chegou à cidade invicta em 2018 proveniente do Newcastle United FC, pela verba de oito milhões de euros. A imagem do jogador no aeroporto Francisco Sá Carneiro, numa cadeira de rodas após sofrer uma contusão com entorse no joelho esquerdo, foi marcante para os adeptos que esperavam vê-lo em ação o quanto antes, devemos recordar que para a posição os dragões apenas contavam com Felipe, o jovem Diogo Leite, Chidozie que nunca foi realmente opção e mais tarde Militão.

Além da lesão, a idade do jogador parece ser uma dúvida, no seu país natal foi registado em 1988, o jogador acredita ter nascido em 1990, no entanto, o Anderlecht afirma que o jogador nasceu em 1994. Independentemente da confusão sobre a idade, o jogador é um defesa de elite em Portugal. É um central muito rápido, agressivo nos duelos e na antecipação, forte fisicamente e com uma grande qualidade no passe para um central, sofre apenas pela altura (1m82) mas a “raça” que impõe nos lances compensa a estatura.

Mbemba é a prova que a paciência é um filtro para a vitórias pessoais e conquistas profissionais, teve de esperar, muito tempo, por uma oportunidade no onze inicial, que só aconteceu quando Marcano sofreu uma rotura dos ligamentos cruzado. Durante esse tempo, em que não tinha muita utilização, recuperou da lesão, cumpriu os treinos, esforçou-se, ganhou a confiança do treinador e a própria autoconfiança, algo que estava em carência no seu jogo devido às temporadas menos boas que teria realizado em Inglaterra.

Quando a oportunidade apareceu, agarrou-a com “unhas e dentes” e nunca mais a deixou fugir. Ao lado do seu mentor, Pepe, formam uma dupla implacavelmente temida pelos adversários. É certo que esta dupla de centrais se completa e são uma das melhores que atuam na Primeira Liga, neste momento as cores do FC Porto estão seguras e muito bem representadas.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Chancel Mbemba que viera para os dragões para ser um jogador quase de rotação, mostrou e continua a mostrar a qualidade que lhe era reconhecida antes de ir para o país da Rainha Isabel, faz parte agora do núcleo duro de jogadores que Sérgio Conceição não arrisca em tirar do onze inicial, o que demonstra, perfeitamente, a importância que representa para o esquema tático. De quarto central a titular indiscutível, temos aqui a prova viva que o trabalho árduo compensa aqueles que o fazem por merecer.

Arrisco-me ainda a dizer que, teremos o central a atuar durante muitos anos com as cores azuis e brancas ao peito.

Ricardo Rafael Silva
Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlo Ancelotti revela decisão de Neymar e aponta à nova geração do Brasil: «Vamos usar os amigáveis para ver os novos talentos em ação»

Carlo Ancelotti confirmou que Neymar não irá voltar à seleção brasileira e revelou que vai preparar a próxima geração da seleção brasileira.

Ricardo Stan é reforço do Sporting

Riccardo Stan, avançado romeno de 14 anos, é o mais recente reforço da formação do Sporting e vai integrar a equipa de sub-15.

Confirmado: Renato Portaluppi é o sucessor de Luís Castro no Grémio

Renato Portaluppi está de regresso ao Grémio. O técnico canarinho é o sucessor de Luís Castro e assinou contrato até ao final da temporada.

Benfica com incerteza para a partida contra o AC Milan

O Benfica ainda não sabe se Alexander Bah vai poder ser utilizado na partida contra o AC Milan, relativa à Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Alarmes ligados no Al Nassr por João Félix: avançado está descontente e já se conhece a razão

João Félix está insatisfeito no Al Nassr. O internacional português esperava já ter uma proposta de renovação de contrato nas mãos.

Gabriel Veron voltou a usar a camisola do FC Porto

Gabriel Veron foi suplente utilizado durante o encontro entre o FC Porto B e o Vizela, partida relativa à Segunda Liga.

Moreirense vence Marítimo e regressa aos triunfos na Primeira Liga

O Moreirense venceu o Marítimo por 3-1 para a sexta jornada da Primeira Liga. Equipa de Moreira de Cónegos somou os três pontos.