Da cadeira de rodas à titularidade, o melhor de Mbemba | FC Porto

- Advertisement -

A história de Mbemba no FC Porto começa de forma atribulada e algo cómica, tendo em conta o momento atual de forma do congolês. Lembremos que chegou à cidade invicta em 2018 proveniente do Newcastle United FC, pela verba de oito milhões de euros. A imagem do jogador no aeroporto Francisco Sá Carneiro, numa cadeira de rodas após sofrer uma contusão com entorse no joelho esquerdo, foi marcante para os adeptos que esperavam vê-lo em ação o quanto antes, devemos recordar que para a posição os dragões apenas contavam com Felipe, o jovem Diogo Leite, Chidozie que nunca foi realmente opção e mais tarde Militão.

Além da lesão, a idade do jogador parece ser uma dúvida, no seu país natal foi registado em 1988, o jogador acredita ter nascido em 1990, no entanto, o Anderlecht afirma que o jogador nasceu em 1994. Independentemente da confusão sobre a idade, o jogador é um defesa de elite em Portugal. É um central muito rápido, agressivo nos duelos e na antecipação, forte fisicamente e com uma grande qualidade no passe para um central, sofre apenas pela altura (1m82) mas a “raça” que impõe nos lances compensa a estatura.

Mbemba é a prova que a paciência é um filtro para a vitórias pessoais e conquistas profissionais, teve de esperar, muito tempo, por uma oportunidade no onze inicial, que só aconteceu quando Marcano sofreu uma rotura dos ligamentos cruzado. Durante esse tempo, em que não tinha muita utilização, recuperou da lesão, cumpriu os treinos, esforçou-se, ganhou a confiança do treinador e a própria autoconfiança, algo que estava em carência no seu jogo devido às temporadas menos boas que teria realizado em Inglaterra.

Quando a oportunidade apareceu, agarrou-a com “unhas e dentes” e nunca mais a deixou fugir. Ao lado do seu mentor, Pepe, formam uma dupla implacavelmente temida pelos adversários. É certo que esta dupla de centrais se completa e são uma das melhores que atuam na Primeira Liga, neste momento as cores do FC Porto estão seguras e muito bem representadas.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Chancel Mbemba que viera para os dragões para ser um jogador quase de rotação, mostrou e continua a mostrar a qualidade que lhe era reconhecida antes de ir para o país da Rainha Isabel, faz parte agora do núcleo duro de jogadores que Sérgio Conceição não arrisca em tirar do onze inicial, o que demonstra, perfeitamente, a importância que representa para o esquema tático. De quarto central a titular indiscutível, temos aqui a prova viva que o trabalho árduo compensa aqueles que o fazem por merecer.

Arrisco-me ainda a dizer que, teremos o central a atuar durante muitos anos com as cores azuis e brancas ao peito.

Ricardo Rafael Silva
Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Hoffenheim derrotado na casa do Paderborn: eis todos os resultados do dia da Bundesliga

O Hoffenheim perdeu na casa do Paderborn por 3-1 na quarta jornada da Bundesliga. Vê todos os resultados do dia.

Claque pede saída de Rui Borges: «Chegou ao fim a sua história no Sporting»

A Juventude Leonina pediu a saída de Rui Borges após o empate do Sporting frente ao Arouca, mas a direção mantém a confiança no técnico.

Francisco Conceição após fazer golo na vitória da Juventus: «Acho que posso marcar mais golos e dar mais assistências»

Francisco Conceição fez um golo na vitória da Juventus na Serie A. Eis o que disse o internacional português no final do jogo.

Racing Power vence Valadares Gaia e conquista 1.ª vitória na nova temporada na Primeira Liga Feminina

O Racing Power derrotou o Valadares Gaia na segunda jornada da Primeira Liga Feminina. Primeira vitória para o clube esta época.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe goleia por 8-0 e Amedspor é o novo líder após bater o Besiktas: eis os resultados do dia na Liga Turca

O Fenerbahçe venceu o Eyupspor por 8-0. Noutro jogo do dia, o Amedspor venceu o Besiktas e subiu à liderança da Liga Turca.

Casa Pia dá reviravolta e ganha 1.º jogo da Primeira Liga 2026/27

O Casa Pia venceu na casa do Estoril Praia por 2-1 para a sétima jornada da Primeira Liga. Golo decisivo de Benjamin Pauwels.

Primeira Liga: Santa Clara e Braga empatam nos Açores

O Santa Clara e o Braga empataram 0-0 em jogo da sétima jornada da Primeira Liga, disputado este domingo nos Açores.