Danilo Pereira vs. Rúben Neves: Foco nos Duelos Individuais ou na Construção?

    Por outro lado, Rúben Neves é quase a antítese de Danilo Pereira. O jovem futebolista formado no FC Porto tem défices ao nível do posicionamento defensivo que limitam o seu desempenho na posição de trinco. Porém, é alguém que decide quase sempre bem (pese embora o facto de cometer ainda alguns erros, que são compreensíveis tendo em conta a sua juventude) e que executa ainda melhor.

    Com Rúben Neves em campo o FC Porto tem duas garantias: 1) haverá qualidade na ligação entre a construção e a criação; 2) Óliver Torres não terá de pegar na bola junto dos centrais para iniciar a construção, ficando liberto para aparecer mais adiantado no terreno, entre linhas, onde pode ser mais decisivo na manobra ofensiva da equipa. Também é certo que a equipa perderá qualidade na reação à perda da bola, podendo tal traduzir-se numa redução da percentagem média de posse de bola (ainda que, provavelmente, se venha a verificar uma melhoria na qualidade dessa mesma posse).

    Fonte: Facebook Oficial de Rúben Neves
    Fonte: Facebook Oficial de Rúben Neves

    A decisão caberá sempre ao treinador, e a ideia de Nuno Espírito Santo tem sido bastante clara: numa equipa tendencialmente tão balanceada para o ataque como é o FC Porto, a opção tem sido a de alinhar um futebolista que se desposicione menos e que garanta uma maior segurança ao setor defensivo. Porém, é também evidente que as dificuldades atuais do FC Porto se prendem mais com os golos que a equipa não marca do que com os golos que esta não sofre.

    Desde há alguns anos a esta parte que os melhores trincos do futebol mundial (como Andrea Pirlo, Xabi Alonso, Sergio Busquets ou Julian Weigl) não são futebolistas que se destacam pela sua capacidade física e de ganhar duelos individuais. É assumido que uma equipa de dimensão europeia passa grande parte dos encontros a jogar o momento ofensivo dos mesmos e, como tal, mais importante do que as preocupações defensivas é a qualidade do processo ofensivo, qualidade essa que deve estar presente desde a primeira fase de construção.

    Perante esta evidência, e perante a evidência (constatada por Julen Lopetegui) de que o rendimento de Rúben Neves é significativamente inferior quando este ocupa a posição “8”, cabe a Nuno Espírito Santo decidir em prol daquela que é a sua ideia de jogo: Danilo Pereira ou Rúben Neves?

    Foto de Capa: Facebook Oficial de Rúben Neves

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Francisco Sampaio
    Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
    Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.