Diogo Leite | O novo patrão da defesa dos Dragões

- Advertisement -

Há muito que se conhece o valor do jovem central. Faz parte da famosa geração dos “Diogos” (Costa, Dalot, Queirós e Leite) e tantas foram as vezes que o vimos fazer dupla com Diogo Queirós no eixo da defesa nas camadas jovens quer do FC Porto quer da seleção nacional. Foi titular nas conquistas dos Europeus sub-b17 e sub-19, e foi aí que começou a ganhar mais destaque.

Ainda assim, a entrada para a equipa principal do FC Porto não foi fácil. Até começou a época 2018/2019 a titular, com 90 minutos jogados na Supertaça e nos primeiros três jogos da Primeira Liga. Contudo, depois da derrota contra o Vitória SC na terceira jornada, saiu da equipa principal e foi relegado para a equipa B, onde se manteve na maioria da época. Fez apenas mais um jogo na Taça da Liga e outro na Liga dos Campeões.

Com a saída de Militão no final da época, antecipava-se que Diogo Leite pudesse ganhar mais espaço na equipa liderada por Sérgio Conceição, jogando ao lado do experientíssimo Pepe, com quem podia crescer. Esse não foi o caso, muito devido à contratação de Iván Marcano. O espanhol acabou por fazer dupla com Pepe durante grande parte da época 2019/2020, com Diogo Leite atrás ainda de Chancel Mbemba na hierarquia portista.

O espanhol lesionou-se na pausa imposta pela pandemia, abrindo espaço ao jovem português. Foi titular nos dois últimos jogos do campeonato, ainda que nunca tenha convencido completamente Sérgio Conceição. Acabou a época com apenas nove jogos na Primeira Liga, e só quatro como titular.

Começou esta época como suplente mais uma vez, com a dupla Pepe-Mbemba a ser preferida pelo treinador portista. Ainda assim, as lesões que se têm vindo a sentir em ambos titulares obrigaram o técnico a apostar mais no jovem português. O primeiro jogo que fez foi na derrota em FC Paços de Ferreira por 3-2, e voltou a ser relegado para o banco.

Apesar de ter oportunidades na época passada, não foi aposta imediata na presente época
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Como já tinha acontecido em épocas anteriores, Diogo Leite funcionou como uma espécie de bode expiatório dos problemas defensivos coletivos que a equipa estava a sentir. Com isto, não digo que Diogo não tenha cometido alguns erros e que seja o “produto final”. O central tem ainda aspetos a melhorar no seu jogo, disso não há grandes dúvidas. Mas só jogando, fazendo erros e crescendo com eles é que se pode aproximar do seu potencial.

Na minha opinião, o treinador do FC Porto parecia mais exigente com Diogo Leite do que com os outros centrais. Sempre que cometia um erro num dos poucos jogos que fazia, era imediatamente relegado para o banco. Enquanto isso, víamos outros, como Marcano, Mbemba e mesmo Pepe, a fazer também eles erros, o que é normal em centrais, e a manterem os seus lugares na equipa. Mesmo tendo em conta o altíssimo nível que o atual capitão Pepe tem demonstrado, a verdade é que este cometeu vários erros, por exemplo, contra o CS Marítimo que custaram pontos à equipa.

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Botelho da Costa responde ao Bola na Rede: «Nem sempre tivemos os melhores timings, mas a ideia passou por criarmos condições para bater...

Vasco Botelho da Costa fez a análise ao desaire do Moreirense frente ao FC Porto. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Não esperávamos uma abordagem como esta do Moreirense»

Francesco Farioli fez a análise ao triunfo do FC Porto frente ao Moreirense. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Eis a mais recente atualização dos inscritos na Liga Portugal

A Liga Portugal emitiu a mais recente lista de jogadores que foram inscritos nas provas profissionais até às 21 horas.

Cristian Chivu deixa provocação ao AC Milan de Ruben Amorim: «No ano passado, ficaram muito atrás»

Em antevisão ao Inter Milão x Nápoles, Cristian Chivu provocou os rivais AC Milan e Juventus, desvalorizando o «confronto direto».

PUB

Mais Artigos Populares

Lazio muito perto de contratar defesa português

A Lazio deve confirmar nas próximas horas a contratação de Diogo Leite. O defesa português encontra-se livre no mercado.

Dia de renovações no PSG: Luis Enrique, João Neves, Willian Pacho, Lucas Beraldo, Fabián Ruiz e Senny Mayulu

De uma vez só, o PSG anunciou a extensão dos contratos do treinador Luís Enrique, do português João Neves e de 4 outros jogadores.

Francesco Farioli em conferência de imprensa: «Considero que talvez apenas durante 30 segundos não estivemos ao nível necessário»

Francesco Farioli realizou a conferência de imprensa após o triunfo do FC Porto frente ao Moreirense, por 2-1, na 5.ª jornada da Primeira Liga.