- Advertisement -

Dois jogos e duas exibições completamente diferentes no dragão nas duas últimas partidas. Contra o SL Benfica uma exibição fraca, apática, onde o FC Porto pareceu estar sempre “perdido” dentro do terreno sem a sua verdadeira identidade. Passados quatro dias e a equipa parecia outra, com atitude, agressividade, intensidade. O FC Porto, que tem brilhado sobre o comando de Sérgio Conceição, voltou frente aos italianos da AS Roma e fez uma exibição a roçar a perfeição.

Este FC Porto não tem sido tão avassalador no Campeonato em comparação com o que fez na época passada, principalmente, nos jogos contra os melhores adversários da nossa liga. Em oito jogos (no Campeonato) contra SL Benfica, SC Braga, Sporting CP, Moreirense FC e Vitoria SC os azuis e brancos obtiveram apenas duas vitórias, três empates e três derrotas. São números que merecem alguma reflexão.

O FC Porto, na época transata, entrou no Campeonato com as expetativas baixas mas a intensidade, agressividade, as dinâmicas que conseguia impor e a variabilidade tática utilizada foram uma surpresa para os adversários e o FC Porto foi um autêntico “rolo compressor”. Nesta época, os principais adversários já perceberam muitas destas dinâmicas e preparam os jogos contra os azuis e brancos de forma diferente.

O FC Porto continua unido na busca dos seus objetivos
Fonte: FC Porto

Perceberam que tinham de baixar mais os blocos defensivos não permitindo que o FC Porto consiga atacar a profundidade de forma tão eficaz como fez na época passada, perceberam que tinham de baixar e quebrar constantemente os ritmos de jogo porque dificilmente conseguiam no plano físico ganhar vantagem a este FC Porto, perceberam que na primeira fase de construção tinham de criar mais linhas de passe porque a pressão exercida pelo FC Porto era fortíssima e levava ao erro facilmente.

Na minha opinião, foram os adversários que melhoraram e não o FC Porto que perdeu qualidade. Porque se formos analisar a prestação dos azuis e brancos na Liga dos Campeões que, em oito jogos conseguiu seis vitórias e já atingiu os quartos-de-final, percebemos que a qualidade no jogo portista continua intacta.

Penso que, em alguns jogos do Campeonato, como foi o caso do passado sábado frente o SL Benfica, a abordagem não foi a mais correta, o empate não era um mau resultado e o jogo podia ter sido controlado de uma outra forma, com mais posse, controlando melhor os ritmos de jogo sem procurar constantemente a profundidade através de Marega. A inclusão de mais um médio podia ter sido uma boa opção. Mas nada disto põe em causa o magnifico trabalho de Sérgio Conceição que, na minha opinião, é um treinador de top mundial.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves 

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto x Benfica: o Clássico explicado no quadro tático

Análise ao FC Porto x Benfica através do quadro tático, com destaque para as principais dinâmicas implementadas por Francesco Farioli e Marco Silva.

Frederico Varandas e a questão física de Ibrahima Ba: «O jogador teve que se sacrificar»

Frederico Varandas afirmou que o plano passava por Ibrahima Ba estar recuperado no mês de setembro, algo que não ocorreu.

Imprensa espanhola põe o foco em Bernardo Silva: «Os olhares estão cada vez mais voltados para ele»

Bernardo Silva chegou ao Real Madrid no último verão, mas não é um dos destaques dos merengues esta época.

Brasileirão sofre mudança profunda: eis do que se trata e quem votou contra (foi apenas 1 equipa)

O Brasileirão vai reduzir o número de estrangeiros, com cada a equipa a não poder contar com tantos atletas de fora do país.

PUB

Mais Artigos Populares

Um dos jogadores da moda: Mezian Soares foi chamado à seleção de Portugal Sub-21 e agora é pretendido por 5 tubarões europeus

Mezian Soares pode deixar de ser jogador do Lens muito em breve. O português continua a somar interessados nos seus serviços.

Frederico Varandas e a contestação no Sporting: «Quem quer estar aqui sem contestação está no sítio errado»

Frederico Varandas desvalorizou a contestação dos adeptos, garantindo que não vai despedir Rui Borges à sétima jornada da Liga.

Gianluca Prestianni passa a ser agenciado por Jorge Mendes

Gianluca Prestianni passou a ser agenciado pela Gestifute, empresa que pertence a Jorge Mendes, famoso empresário português.