- Advertisement -

Dois jogos e duas exibições completamente diferentes no dragão nas duas últimas partidas. Contra o SL Benfica uma exibição fraca, apática, onde o FC Porto pareceu estar sempre “perdido” dentro do terreno sem a sua verdadeira identidade. Passados quatro dias e a equipa parecia outra, com atitude, agressividade, intensidade. O FC Porto, que tem brilhado sobre o comando de Sérgio Conceição, voltou frente aos italianos da AS Roma e fez uma exibição a roçar a perfeição.

Este FC Porto não tem sido tão avassalador no Campeonato em comparação com o que fez na época passada, principalmente, nos jogos contra os melhores adversários da nossa liga. Em oito jogos (no Campeonato) contra SL Benfica, SC Braga, Sporting CP, Moreirense FC e Vitoria SC os azuis e brancos obtiveram apenas duas vitórias, três empates e três derrotas. São números que merecem alguma reflexão.

O FC Porto, na época transata, entrou no Campeonato com as expetativas baixas mas a intensidade, agressividade, as dinâmicas que conseguia impor e a variabilidade tática utilizada foram uma surpresa para os adversários e o FC Porto foi um autêntico “rolo compressor”. Nesta época, os principais adversários já perceberam muitas destas dinâmicas e preparam os jogos contra os azuis e brancos de forma diferente.

O FC Porto continua unido na busca dos seus objetivos
Fonte: FC Porto

Perceberam que tinham de baixar mais os blocos defensivos não permitindo que o FC Porto consiga atacar a profundidade de forma tão eficaz como fez na época passada, perceberam que tinham de baixar e quebrar constantemente os ritmos de jogo porque dificilmente conseguiam no plano físico ganhar vantagem a este FC Porto, perceberam que na primeira fase de construção tinham de criar mais linhas de passe porque a pressão exercida pelo FC Porto era fortíssima e levava ao erro facilmente.

Na minha opinião, foram os adversários que melhoraram e não o FC Porto que perdeu qualidade. Porque se formos analisar a prestação dos azuis e brancos na Liga dos Campeões que, em oito jogos conseguiu seis vitórias e já atingiu os quartos-de-final, percebemos que a qualidade no jogo portista continua intacta.

Penso que, em alguns jogos do Campeonato, como foi o caso do passado sábado frente o SL Benfica, a abordagem não foi a mais correta, o empate não era um mau resultado e o jogo podia ter sido controlado de uma outra forma, com mais posse, controlando melhor os ritmos de jogo sem procurar constantemente a profundidade através de Marega. A inclusão de mais um médio podia ter sido uma boa opção. Mas nada disto põe em causa o magnifico trabalho de Sérgio Conceição que, na minha opinião, é um treinador de top mundial.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves 

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «O Benfica sobrecarregou muito o lado esquerdo»

Francesco Farioli analisou o desfecho do FC Porto x Benfica em conferência de imprensa. Técnico dos dragões respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Marco Silva responde ao Bola na Rede: «Em alguns momentos, seguimos demasiado o Froholdt e era importante a nossa linha de quatro rodar rapidamente»

Marco Silva fez a análise ao desaire do Benfica frente ao FC Porto. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Marco Silva após a derrota no Dragão: «Aqui consegue-se condicionar árbitros antes, durante e depois dos jogos»

Marco Silva refletiu em conferência de imprensa sobre a derrota do Benfica no terreno do FC Porto 7.ª jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli em conferência de imprensa após FC Porto x Benfica: «Após o cartão vermelho, tivemos um momento em perdemos um pouco as referências»

Francesco Farioli analisou o triunfo do FC Porto frente ao Benfica por 3-1. Lê as principais declarações do técnico em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto lança ‘bicada’ ao Benfica nas redes sociais após vitória no Clássico: «Coisas normais»

O FC Porto provocou o Benfica nas redes sociais após o clássico, ironizando com a frase «coisas normais» após o triunfo no Dragão.

EM DIRETO: Francesco Farioli analisa o desfecho do FC Porto x Benfica

Francesco Farioli marcou presença na conferência de imprensa após...

Marco Silva comenta FC Porto x Benfica e ironiza: «Se o mister Farioli disse que não há coisas estranhas, então há que acreditar nele»

Marco Silva analisou o resultado do Clássico da sétima jornada da Primeira Liga, entre FC Porto e Benfica. Águias perderam por 3-1.